Crítica Sete Homens e Um Destino | Sai o épico, entra a representatividade

“Eu procuro justiça, mas aceito vingança”

O Sete Homens e Um Destino original, de 1960, é provavelmente um dos maiores nomes do gênero western produzidos até hoje. Seu enredo foi baseado no clássico japonês Os Sete Samurais, do lendário diretor Akira Kurosawa, que por sua vez, também bebia na fonte dos filmes de faroeste ocidentais, mais precisamente dos longas de John Ford.

Nesse emaranhado criativo ganhamos ao longo dos anos algumas refilmagens, continuações e releituras da obra original, tendo como destaque, por exemplo, a animação Vida de Insetos, da Pixar (isso mesmo, você não leu errado).

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De volta ao velho oeste

Sete Homens e Um Destino (The Magnificent Seven) de 2016 utiliza sem pudor a premissa básica da história e assume o caráter de um remake completo. Um vilarejo no velho oeste americano sofre nas mãos de um magnata do ouro, o qual usa toda a violência de seus capangas (e até mesmo de homens da lei) para controlar as minas de ouro da região, deixando a desolada cidadela a mercê de suas vontades. Para confrontar a situação, os habitantes locais, que não possuem aptidão nenhuma para lutar, decidem contratar alguns forasteiros para os protegerem.

É nessa hora que entram os heróis em cena. Os sete escolhidos formam um grupo de homens habilidosos – e atores de renome – para combater os vilões, cada um com uma característica diferente. O filme reúne o brilhantismo do oscarizado Denzel Washington, o senhor das estrelas Chris Pratt, o cult Ethan Hawke, e o atual rei do crime da série do Demolidor, Vincent D'Onofrio. Completam o time os atores Byung-hun Lee (sul-coreano), Manuel Garcia-Rulfo (mexicano) e Martin Sensmeier (nativo norte-americano).

A união de astros de etnias diferentes é um êxito da refilmagem. Um negro assume a liderança de um grupo composto por diferentes rostos, entre eles um oriental e um índio. A escolha pela diversificação racial passa muito além de uma opção comercial ou marqueteira. A pluralidade aqui está diretamente atrelada à qualidade do filme, sendo o que ele oferece de melhor.

O diretor Antoine Fuqua dá um tiro certeiro no comando de seus atores. Outros acertos do diretor são: fotografia digna de um western, com planos abertos e que sabem utilizar a luz natural, mesmo que sejam inflamadas por lentes de correção pós-produção; o encaixe da trilha sonora típica, empolgando nas cenas de ação ou criando suspense quando necessária; um storytelling honesto que não tem acanho ou vergonha de seguir os mesmos passos de seu antecessor, mas que procura saídas mais objetivas para adequar o produto em seu tempo.

Muito tiro, pouca ousadia

Em questões técnicas, mesmo contando com a ótima fotografia de Mauro Fiore ou com a trilha sonora precisa de James Horner e Simon Franglen, ele não possui nenhuma passagem marcante ou de impacto que ficará gravado por anos em sua memória. Um contraste direto é com a própria múscia. Impossível não lembrar do tema do original de 60 e seu instrumental exorbitante. (pan pan pan pan, pan pan pan pan pan ♫)

A versão moderna deixa o épico de lado e vai atrás do cinema politicamente correto, mesmo com o alívio cômico de alguns do bando de protagonistas. Saem os bandidos mexicanos do passado e entra o americano imperialista, que explora seu próprio povo. Não obstante, a criação de elementos genéricos, os quais se tornaram vícios de blockbusters atuais, se tornam presentes.

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O nêmesis escolhido é um retrato claro. O bandido feito por Peter Sarsgaard chega a ser tão dispensável quanto os chistes de sua personagem. Já os “mocinhos”, que são a maioria foras-da-lei em busca de redenção ou um punhado de dólares, até apresentam uma certa profundidade, como o atirador que tem medo de atirar “Goodnight Robicheaux”, papel de Ethan Hawk, ou o cavaleiro solitário com cicatrizes do passado em busca de justiça, Sam Chisolm, interpretado por Denzel Washington – papéis os quais ficam aquém da caricatura de Charles Bronson, por exemplo, pistoleiro da versão clássica.

Saudosismo à parte, se por um lado o novo Sete Homens e Um Destino não é um filme de impacto que será lembrado daqui 50 anos, ele é um remake que merece atenção por representar sua geração, na qual um branco pode ser antagonista e um negro pode ser herói.  

“Eu sei o que vocês fizeram no verão passado” também ganha remake

Se você tinha idade para se lembrar das coisas na segunda metade da década de 1990, é praticamente certo que se recorde do filme “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. A história mostra um grupo de adolescentes (incluindo as bonitas das Jennifer Love Hewitt e Sarah Michelle Gellar) que atropelaram um homem maneta e o deixaram para morrer, sendo atormentados por isso.

Acontece que essa produção vai ganhar um remake, com estreia prevista para algum momento de 2016, seguindo os moldes de filmes de baixo orçamento que geram milhões em lucros. O título vai contar com Mike Flanagan (“O Espelho”) como roteirista, com chances de que ele venha a dirigir as filmagens. Além disso, não se sabe muito mais sobre os novos planos para “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”.

O curioso é que esse filme já era considerado uma produção de qualidade B nos anos 90. Agora, com a declaração expressa de que ele tem orçamento baixo, pode ser que o nível da produção caia ainda mais.

Remake de “Eu Vi o Diabo” já tem roteiristas

A Coréia do Sul tem um currículo bacana com boas histórias, indo dos quadrinhos aos filmes. Em 2010, o país recebeu o lançamento de um filme cabreiro chamado “I Saw The Devil”, que em português é chamado literalmente de “Eu Vi o Diabo”. A produção se destacou pela crítica positiva em todo o mundo, assim como pela torrente de emoções apresentada na história.

O enredo conta a história de uma jovem sul-coreana que acaba parada no meio da estrada, por conta de um pneu furado. Ao esperar por ajuda, aparece o motorista de uma van escolar bandidão, que a sequestra, mata e esquarteja. Acontece que uma criança acaba achando a orelha da mulher e uma investigação enorme começa, já que o pai da vítima é um policial gabaritado e o noivo é um agente das forças especiais do país.

A novidade sobre tudo isso? O remake de “Eu Vi o Diabo” já está bem encaminhado, com diretos e roteirista. A dupla responsável pelo texto consiste em Simon Barret e Adam Wingard, caras com experiência em tramas de suspense e terror. Já um dos atores principais (ele vai interpretar o noivo da garota assassinada) é Lee Byung-hun, ator que participou de RED 2 e G.I. Joe.

O problema sobre tudo isso é saber se esse remake vai ser tão bom quanto o filme original, algo que não aconteceu com “Oldboy”, por exemplo. Mas quem sabe, não é?