log in
oc3728x90px 4c016
kong 728x90 data 7e00c

No comando | Diretoras de cinema que você respeita

Patty Jenkins, Laís Bodansky, Jane Campion, Andrea Arnold, Anna Muylaert, Catherine Hardwicke, Kimberly Peirce… Você provavelmente nunca ouviu falar dessas mulheres, e, ainda assim, é bem provável que já tenha visto alguma coisa escrita ou dirigida por elas. Esses são apenas alguns dos nomes de cineastas mulheres que conseguiram abrir seu caminho deste universo tão majoritariamente masculino que é a cadeira de diretor cinematográfico. E, ainda assim, seus nomes continuam tão frequentemente ocultos na história da cultura internacional. Que tal conhecer algumas das mulheres que, ao longo da história do cinema, conseguiram comandar filmes de grande alcance e se tornar as primeiras a obter reconhecimento por seus feitos? Contaremos a seguir algumas histórias! Alice Guy-Blache Por João Gabriel Com centenas de filmes dirigidos, Alice Guy-Blche detém o título de primeira cineasta da história e uma das pioneiras do cinema francês. Nascida em 1° de Julho de 1873, na França, ela iniciou a sua participação na indústria cinematográfica com 21 anos, trabalhando como secretária do fotógrafo Léon Gaumont. Há indícios de que sua paixão pelo cinema se iniciou em uma participação de Alice numa apresentação feita pelos Irmãos Lumière a respeito de uma câmera 60mm. Ao que conta a história, a diretora…

Empoderadas | Conheça filmes com protagonistas mulheres cheias de conteúdo

Todos os anos, quando chega o Dia da Mulher, é aquele festival de indicações de clássicos da sessão da tarde com infinitos filmes água com açúcar, romancinhos e longas com protagonistas pouco consistentes ou que têm toda a sua história girando em torno de um grande amor. Não tem nada errado com histórias de amor - muito pelo contrário, a gente também gosta muito. Mas, por quê estamos tão habituados a assistir apenas filmes sobre isso quando a protagonista é mulher? Por isso, nesse ano o Café com Filme decidiu comemorar o 08 de Março trazendo algumas dicas de filmes com pratagonistas femininas cujas histórias desviam um pouco do caminho mais comum. Aqui vão ser desde relatos da vida real até ficções e desenhos animados - filmes que mostram que é possível criar uma trama interessante, inteligente e empoderada tendo mulheres no comando. O próprio Oscar desse ano provou isso, com indicação a longas como "Estrelas Além do Tempo" em diversas categorias, além das animações "Zootopia", que levou a estatueta, e "Moana - Um Mar de Aventuras", e dos filmes "20th Century Women", "A Chegada", "Elle", "Jackie", "Florence - Quem é Essa Mulher", entre outros. Demais, né? Embarque nessa onda…

Além do Hype nas Telonas | Era uma vez um trailer que contou todo o filme

Hype: campanha publicitária que diz ao público de forma superlativa o quanto um filme é excelente em suas qualidades ou importante enquanto produto de cultura; Com o boom da internet e as novas opções para campanhas de marketing, muitas produtoras se aproveitaram da inocência do público para criar enormes “hypes” sobre vários filmes. Essa mudança na divulgação dos filmes foi positiva do ponto de vista de bilheteria (principal objetivo para as produtoras e os respectivos profissionais que desenvolveram tais táticas). Contudo, isso mudou um bocado o rumo das produções nos últimos anos. É difícil definir o quanto isso foi positivo ou negativo para o público, mas é fato que muitas produtoras mudaram suas estratégias para focar em receitas mais marqueteiras, mas não necessariamente mais evoluídas do ponto de vista cinematográfico. Por outro lado, o exagero nas peças publicitárias levou muita gente a cair em armadilhas, uma vez que nem sempre o resultado corresponde ao conteúdo apresentado nos trailers. Como eu disse, resta aqui uma parcela de inocência do espectador que acredita naquilo que vê. E quando eu digo inocência, não quero que você leve para o lado pessoal. A gente não percebe esse tipo de ação dos profissionais do ramo…

Melhores do ano | Os filmes tops de 2016 que você precisa ver — ou rever

Que ano, hein?! Você talvez não tenha reparado, mas 2016 foi repleto de boas novidades nas salas de cinema do Brasil. Tivemos muitos blockbusters e filmes alternativos que nos fizeram dar ainda mais valor para estilos diferentes de arte. O ano começou com sucessos como “Spotlight – Segredos Revelados”, “Os Oito Odiados”, “O Bom Dinossauro”, “Steve Jobs”, “Creed: Nascido para Lutar”, “Carol”, “Peanuts, O Filme”, “O Regresso”, “A Grande Aposta”, “O Filho de Saul”, “A Garota Dinamarquesa”, “Brooklyn”, “O Quarto de Jack” e “Trumbo: Lista Negra”. Achou muita coisa? Não conseguiu ver nem metade desses? Então, saiba que todos esses filmes chegaram aqui nos primeiros dois meses, sendo que muitos até apareceram no Oscar e alguns até levaram estatuetas para casa! Só que não para por aí... No decorrer do ano, tivemos dezenas de outros filmes excelentes. Bom, para você que perdeu os filmes mais legais, nossa equipe separou dicas com alguns títulos empolgantes (alguns blockbusters), emocionantes (para reflexões profundas) e diferentes (incluindo obras do cinema europeu e pouco comuns). É claro que não dá para citar todos os filmes do ano, então contamos com sua ajuda para dar sugestões nos comentários. A Conexão Francesa por Fábio Jordão Nossa lista…

Especial de Natal | Bons Filmes pra curtir nesta data festiva

E a data mais alegre do ano finalmente chegou. Ao longo do último mês, você provavelmente focou nos preparativos, planejou uma bela decoração, saiu comprar presentes, buscou receitas de pratos especiais para a ceia de Natal e, claro, separou um tempo para pensar nos convidados que vão deixar sua casa mais alegre. Tudo isso é muito legal e faz parte do ritual, mas agora é hora de reunir a família, de aproveitar cada minuto desta dia especial para aguardar a chegada do bom velhinho. E nada melhor do que bons filmes para curtir na véspera e também na grande data. Existem muitos filmes que usam o Natal como tema central. Alguns focam mais na parte religiosa, outros partem para a fantasia do Papai Noel e das desventuras desta data comemorativa. Para deixar seu Natal mais alegre, nós separamos uma lista de longa-metragens para você entrar no clima e curtir com a família, com seu amor ou com os amigos. Os filmes que separamos fogem um pouco do óbvio, mas sempre trazem alguma coisinha mágica relacionada a esta data. Agora, chega de papo, coloque sua touquinha e venha se divertir com nossas sugestões! As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira…

Assinar este feed RSS

Trailer Recentes

Por Trás do Céu | Trailer oficial e sinopse

Por Trás do Céu

Estreia 6 / Abr / 2017

O Sonho de Greta | Trailer legendado e sinopse

O Sonho de Greta

Estreia 6 / Abr / 2017

Eu Te Levo | Trailer oficial e sinopse

Eu Te Levo

Estreia 30 / Mar / 2017

Norman: Confie em Mim | Trailer legendado e sinopse

Norman: Confie em Mim

Estreia 27 / Abr / 2017

Death Note (2017) | Teaser legendado e sinopse

Death Note (2017)

Estreia 25 / Ago / 2017

Sete Vidas | Trailer legendado e sinopse

Sete Vidas

Estreia 25 / Dez / 2008

Água Negra (2002) | Trailer oficial e sinopse

Água Negra (2002)

Estreia 19 / Jan / 2002

Água Negra (2005) | Trailer oficial e sinopse

Água Negra (2005)

Estreia 12 / Ago / 2005

Krull | Trailer legendado e sinopse

Krull

Estreia 29 / Jul / 1983

Magnólia | Trailer oficial e sinopse

Magnólia

Estreia 20 / Abr / 2000

Fantasia (1940) | Trailer oficial e sinopse

Fantasia (1940)

Estreia 25 / Dez / 1940

Um Tira da Pesada | Trailer oficial e sinopse

Um Tira da Pesada

Estreia 8 / Mar / 1985