Dia do Café

5 filmes com cenas que envolvem essa bebida maravilhosa!

por
André Luiz Cavanha

14 de Abril de 2015
Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures
Fonte A+ A A-
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

O que une todas as pessoas que colaboram escrevendo textos aqui para o Café com Filme é algo que foi pensado desde o início do projeto: fazer e falar sobre aquilo que gostamos. Por isso é que o idealizador batizou o site com duas das coisas que ele mais aprecia e nós não poderíamos deixar que justamente o Dia do Café passasse em branco.

É fácil se sentir estimulado a falar dessa bebida saborosa e que frequentemente é estudada por cientistas que apontam aspectos positivos e negativos sobre seu consumo. Amargo ou adoçado, o cafezinho possui vitamina B, antioxidantes naturais e minerais, além da cafeína, que atua no sistema nervoso central agindo como um tipo de calmante. Basta que, como tudo na vida, ele não seja consumido em excesso!

No cinema, a bebida aparece nos mais variados momentos e listamos cinco filmes em que ela ela aparece como um elemento de destaque na trama. 

Sobre Café e Cigarros (2003)

Uma comédia com onze curtas-metragens compostos por diálogos envolventes intercalados com muito café e tabaco. Os assuntos são variados: desde o modo como deve ser preparado um chá inglês até o uso da nicotina como insecticida para as pragas.

café cigarros 94b1d

Destaque para o elenco que conta com Roberto Benigni, vencedor do Óscar de melhor ator com o filme A Vida É Bela. A participação do cantor Iggy Pop também é destaque num dos diálogos mais engraçados do filme. Clique aqui para conferir esse trecho no YouTube.

Não Por Acaso (2007)

Sabe aqueles filmes que parecem uma colcha de retalhos, com histórias distantes que acabam se encontrando num único acontecimento? Com enredo semelhante à lógica dos consagrados Magnolia (1999) e Crash – No Limite (2005), o brasileiro Não Por Acaso reúne personagens com vidas muito diferentes.

Rodrigo Santoro faz o papel de Pedro, um jogador e dono de uma marcenaria especializada na construção de mesas de sinuca. Em certo ponto da trama ele acaba se encontrando com Lúcia (Letícia Sabatella), uma barista de grande sucesso.

nao por acaso 2b1f0

É interessante perceber que, segundo conta a própria atriz, Lúcia é uma personagem com ritmo bem acelerado, talvez por influência do cafezinho.

Impacto Fulminante (1983)

Sugestão do Fábio Jordão, esse filme é uma verdadeira relíquia dos filmes policiais da década de 80. Sem falar na admirável atuação do ator Clint Eastwood mantendo um típico perfil durão que caracteriza os principais heróis do gênero.

A cena mais divertida do filme é um tiroteio que acontece logo após o policial experimentar um café mais doce que rapadura. Embora seja meio brochante assistir à outra representação do herói branco e de olhos azuis que coloca ordem no gueto.

Café com Amor (2011)

No oeste da Filadélfia existe um café chamado Philly Grounds, onde a garçonete chamada Claire (Jennifer Love Hewitt) dá conselhos de amor, vida e assuntos variados para clientes do lugar. Com o tempo ela se apaixona pelo seu colega de trabalho Todd (Daniel Eric Gold) e ao mesmo tempo, novos problemas exigem sua atenção.

Trata-se de um drama que envolve uma paixão bem adolescente, mas contém uma história que se desenvolve com algumas surpresas.

café com amor 6ae74

Um Parto de Viagem (2010)

Do mesmo diretor de Se Beber, Não Case, o filme mostra a aventura de Peter Highman (Robert Downey, Jr.) para chegar a tempo de acompanhar o nascimento de seu filho. Uma das cenas mais engraçadas do filme é quando ele e Ethan Tremblay (Zach Galifianakis) experimentam um café horrível!

E você, conhece mais filmes em que o cafezinho aparece com destaque? Mande sua sugestão nos comentários ;)

 

Fonte das imagens: Divulgação/Sony Pictures
André Luiz Cavanha

Todo coração é uma célula revolucionária.