log in
 

Crítica do filme 3 Idiotas

A verdade sobre a universidade

Nicole Lopes

por
Nicole Lopes

Domingo, 05 Agosto 2018
Fonte da imagem: Divulgação/Vidhu Vinod Chopra
op2 728x90 data 52d78
Mudar tema Padrão Noturno
Barra lateral X Desativar
Mudar fonte A+ A A-

O gênero de comédia é um tanto duvidoso na indústria cinematográfica, pois boa parte dos filmes se baseia no humor ofensivo para fazer graça, que infelizmente não tem graça nenhuma. No entanto, grandes diretores, como Rajkumar Hirani, consegue usar o humor ao seu favor e criticar o sistema educacional de uma forma engraçada e ácida. 

Sabe a famosa frase “não julgue um livro pela capa”? Pois bem, a primeira lição que “3 Idiotas” me ensinou é não julgar o filme pelo nome, rs. O longa indiano de Hirani é baseado no romance Five Point Someone de Chetan Bhagat que conta a história de três jovens indianos que entraram na faculdade de engenharia na Índia.  

Apesar de ser intitulado um filme de comédia, 3 Idiotas permeia entre os gêneros de drama e musical.O longa tem cerca de 170 minutos, isto é, quase três horas de filme - mais um ponto que o diferencia das demais comédias que estamos acostumados a assistir- e você nem percebe que passou tanto tempo sentado em frente a televisão. O roteiro do filme é dinâmico e cheio de reviravoltas que fazem o telespectador rir, se revoltar, chorar, cantar e rir de novo.

As circunstâncias expostas é uma crítica a educação rígida e da Índia, que pela baixa renda de muitas famílias e a pressão de educadores resultam no alto índice de suicídio de alunos na região

Do início ao fim acompanhamos cinco anos que Rancho (Aamir Khan), o aluno mais inteligente da faculdade,  Farhan Quresh (Madhavan) que não gosta de engenharia, e Raju Rastogi (Sharman Joshi), o aluno que vem de família pobre, vivenciaram na universidade. Neste tempo Rancho, que não tem medo de questionar o sistema de ensino, expõe situações corriqueiras do meio acadêmico, como a influência da família na escolha profissional, a forma de ensino e resistência a mudanças, o estímulo à competição entre os alunos, a concorrência e a pressão do mercado de trabalho.

As circunstâncias expostas é uma crítica a educação rígida e da Índia, que pela baixa renda de muitas famílias e a pressão de educadores resultam no alto índice de suicídio de alunos na região. Sem hesitar de mostrar a causa do suicídio, o diretor Rajkumar traz para o filme um tabu presente nas universidade e no cinema.

3idiotas4 79ed1

Rancho é a voz principal do longa, que representa todos os alunos e todas os telespectadores que ingressaram em escolas e ensino superior. O seu carisma é devido, principalmente por ele representar a voz que já surgiu em cada um de nós durante os anos acadêmicos.  

Contudo, como qualquer comédia, o diretor se baseia em estereótipos de professores, diretores e alunos para criar a sua versão de Five Point Someone animada, irônica e questionadora. Além do roteiro afiado e cheio de ironias, o longa impressiona na direção de arte na criação de cenários e enquadramento diferenciados na parte musical e, claro, na filmagem de cenas belíssimas da Índia. 

3 Idiotas é um filme que representa tanto o continente asiático quanto o resto do planeta Terra, uma arte que não vê fronteiras entre gêneros, e sim, o sentido de informar e expor situações que não são debatidas com frequência.

Fonte das imagens: Divulgação/Vidhu Vinod Chopra

Lion - Uma Jornada Para Casa

Uma busca intensa pelo passado em que as únicas ferramentas são as memórias

Diretor: Garth Davis

Duração: 129 min

Estreia: 16 / Fev / 2017

Quem Quer Ser um Milionário?

O que é preciso para encontrar um amor perdido?

Diretor: Danny Boyle, Loveleen Tandan

Duração: 120 min

Estreia: 6 / Nov / 2009

Intocáveis

A amizade pode estar onde menos esperamos

Diretor: Olivier Nakache, Eric Toledano

Duração: 112 min

Estreia: 31 / Ago / 2012

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

Nicole Lopes

À procura do mundo invertido 

Comentários

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.