log in
antesqueeuva728X90 fecd7

Crítica do filme A Autópsia

Às vezes, o sujeito tá louco no medo

Fábio Jordão

por
Fábio Jordão

Segunda, 08 Maio 2017
Fonte da imagem: Divulgação/Diamond Films
mulher maravilha 728x90 DATA 6b1dd

ATENÇÃO!

Contém imagens ou texto impróprio para menores de 18 anos

VEJA A FICHA COMPLETA

Uma desconhecida com segredos sombrios

Diretor: André Øvredal

Duração: 86 min

Estreia: 4 / Mai / 2017

A morte é uma coisa que mexe com o imaginário das pessoas. O misto de dúvida, mistério, medo e receio é algo que faz o tópico ser um tanto sinistro para muita gente.

Com desdobramentos que podem render inúmeros roteiros, que vão desde as possíveis causas, com abordagens mais técnicas e palpáveis, até o pós-morte, onde entram os filmes de fantasmas, o tema é recorrente e muito válido para levar novas teorias e sensações ao público.

Uma das mais recentes obras que se aproveita desta pauta é “A Autópsia”, do diretor André Øvredal (“Trollhunters”). Na trama deste filme de terror, temos um caso de uma mulher que foi encontrada enterrada no porão de uma casa, local onde os moradores foram assassinados com brutalidade. O cadáver em meio à lama não pôde ser identificado e não há vestígios sobre a causa da morte.

Assim, o xerife Burke (Michael McElhatton) leva o corpo ao necrotério da família Tilden. Ali, Tommy (Brian Cox) e Austin (Emile Hirsch), pai e filho respectivamente, trabalham como legistas para solucionar os mistérios dos finados. Esta poderia ser mais um dia normal, com muitas vísceras e conclusões óbvias, mas esta desconhecida pode abrigar segredos sombrios.

Pensando na morte da bezerra

Não tem terror pior do que uma sessão enrolada com uma história previsível e pouco interessante. Este tipo de erro é comum em títulos do gênero, mas “A Autópsia” acerta em cheio ao ir direto ao ponto. Com menos uma hora e meia de duração, o roteiro não se preocupa com argumentos pífios, tampouco fica de enrolação na introdução.

Tão logo a desconhecida é trazida à luz da trama, os legistas já começam a dissecação. Apesar da pressa no exame, o roteiro dá pausas  para a explicação e detalhamento de cada etapa do processo. As cenas são chocantes e verossímeis, num nível que deixam os mais sensíveis assustados com os closes em meio às entranhas. O medo é lugar comum e sangue nunca é demais.

aautopsia1 e941d

Os procedimentos são bem explicados e devidamente aguçados pelas ótimas interpretações de Brian Cox e Emile Hirsch. Eles formam uma dupla muito convincente, profissionais ao extremo e pouco suscetíveis ao medo. Todavia, um caso tão expressivo requer atenção dobrada e pode deixar até o mais corajoso com os dois pés atrás.

Inebriado em mistério, o roteiro de “A Autópsia” conduz os protagonistas num caminho sem volta. Intrigados pelos inúmeros vestígios da dissecação, os dois tentam compreender o incompreensível. É tudo tão improvável, que o público pode se questionar quanto à viabilidade de um fim coerente, mas, fique tranquilo, ou melhor, fique bastante apavorado, pois o desfecho pode ser bem assustador.

Dissecação macabra do começo ao fim

A cada corte do bisturi, o público é levado para mais perto do cadáver, que tem sua história revelada aos poucos com base nas susposições dos protagonistas. As dúvidas começam a permear em meio às sequências de investigação, que são arrastadas – num tom que soma à construção dos enigmas – até o final, numa trama bem amarrada e pautada na tensão.

Parte dos acertos no tom de terror se dão aos cenários claustrofóbicos. A produção de “A Autópsia”, aliás, é bastante simples, sendo que o desenvolvimento se dá em dois ou três ambientes distintos. Essa objetividade no desenvolvimento é funcional, já que há elementos propícios para as cenas de tensão nos arredores do necrotério.

A produção se apoia em efeitos práticos, então não há muita necessidade de computação gráfica. A maquiagem contribui muito nesse sentido, ainda mais com as cenas constantes do processo de investigação. A desconhecida é interpretada por Olwen Catherine Kelly, que faz um incrível trabalho ao se manter inerte em longas sequênciasv (sério, vocês já pensaram como é difícil interpretar um morto?).

aautopsia2 274bd

Para ampliar a sensação de pavor, o filme aproveita as trilhas misteriosas da dupla Danny Bensi e Saunder Jurriaans, que a gente já apladiu pelos ótimos trabalhos em “O Presente” e “O Homem Duplicado”. O silêncio é intercalado com o uso adequado da sonoplastia, que se faz propícia para alguns sustos pontuais e outros que são desenvolvidos com simples elementos durante a trama.

No fim, o conjunto da obra é que ganha o espectador. “A Autópsia” é um terror que te arrasta para a mesa do necrotério e, sem precisar de cenas de flashback ou do uso recorrente de “jump scare”, te prende numa trama intrigante. Ótima pedida para quem é fã do gênero, mas vale o alerta: mesmo se você for corajoso, é bom ter cuidado, pois a curiosidade matou o gato!

Boa sorte e bons sonhos!

Fonte das imagens: Divulgação/Diamond Films

Comentários

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.

Trailers Recentes

Super | Trailer oficial e sinopse

Super

Estreia 10 / Set / 2010

Chocante | Trailer oficial e sinopse

Chocante

Estreia 5 / Out / 2017

Meninas Malvadas | Trailer oficial e sinopse

Meninas Malvadas

Estreia 9 / Jul / 2004

O Pianista | Trailer legendado e sinopse

O Pianista

Estreia 7 / Mar / 2003

Quem Não Corre, Voa | Trailer legendado e sinopse

Quem Não Corre, Voa

Estreia 11 / Set / 1981

Laranja Mecânica | Trailer oficial e sinopse

Laranja Mecânica

Estreia 4 / Set / 1978

Muito Romântico | Trailer legendado e sinopse

Muito Romântico

Estreia 25 / Mai / 2017

Star Trek | Trailer oficial e sinopse

Star Trek

Estreia 8 / Mai / 2009

Argo | Trailer legendado e sinopse

Argo

Estreia 9 / Nov / 2012

Sabotagem (2014) | Trailer legendado e sinopse

Sabotagem (2014)

Estreia 27 / Mar / 2014

Amnésia (2000) | Trailer legendado e sinopse

Amnésia (2000)

Estreia 31 / Ago / 2001

Apostando Tudo | Trailer legendado e sinopse

Apostando Tudo

Estreia 7 / Abr / 2017

O Apostador | Trailer legendado e sinopse

O Apostador

Estreia 26 / Mai / 2015

Mulher do Pai | Trailer oficial e sinopse

Mulher do Pai

Estreia 22 / Jun / 2017

Robôs | Trailer oficial e sinopse

Robôs

Estreia 18 / Mar / 2005