log in
antesqueeuva728X90 fecd7
Crítica do filme Moana | O oceano está te chamando pra ver essa belezinha
Fonte da imagem: Divulgação/Walt Disney Pictures
A+ A A-
mulher maravilha 728x90 DATA 6b1dd

VEJA A FICHA COMPLETA

Embarque com ela rumo às mais agitadas águas

Diretor: Ron Clements, John Musker

Duração: 107 min

Estreia: 5 / Jan / 2017

Moana é uma adolescente polinésia de 16 anos que recebe literalmente um chamado da natureza, daqueles que não dá pra ignorar. Ela vive com os pais e uma tribo animadinha em uma ilha isolada do mundo por um conjunto de recifes - dos quais ninguém deve passar.

Quando sua cidade começa a sofrer com a falta de peixes e outros alimentos, ela percebe que precisa quebrar essa regra e enfrentar os mistérios do além-recifes para resolver o problema da comida. Mas não é só isso.

Desde pequena, Moana ouve a história do dia em que o semideus Maui roubou o coração de Nefiti, a criadora da vida. Pois bem, a princesa precisa ir em busca de Maui pois apenas ele é capaz de devolver a peça ao lugar, para que a ordem natural das coisas seja restaurada.

moana5 509cf

E é assim que ela se aventura pelo Oceano Pacífico em uma corajosa e duvidosa empreitada, acompanhada apenas pelo desastradíssimo galinho HeiHei, o pior companheiro de aventuras que alguém poderia escolher - mas o melhor personagem que poderíamos desejar.

Obrigada, de nada

HeiHei é de fato o grande responsável pelas risadas que você vai dar durante a sessão de "Moana: um mar de aventuras". O galinho sustenta sozinho alguns dos melhores momentos da animação, assim como o porquinho Hue e personagens fora da linha central do roteiro, como a avó da protagonista.

moana6 aa7bd

Os personagens criados pelo roteirista Jared Bush (sim, o mesmo de "Zootopia") são todos muito divertidos e animados, e perfomam bem as cenas de diálogos e também os musicais, que dão o tom da animação e proporcionam momentos ainda mais engraçados e especialmente atrativos para o público infantil, que se mantem vidrado na telona.

A trilha sonora é realmente um grande ponto positivo desse longa dirigido pelos mesmos caras de "Aladdin", "A Princesa e o Sapo", "A Pequena Sereia", entre outros: Ron Clements, John Musker, Don Hall e Chris Williams.

Veja, por exemplo, essa bela música-tema criada para "Moana: um mar de aventuras". Dá o play aí enquanto lê o resto do texto pra ver se você não vai ficar animadinho: 

E a sonoridade forma uma bela composição com a paleta de cores cheia de vida dos ambientes nos quais as aventuras de Moana e Maui se passam. Muita luz, movimento, azul do mar e verde das matas, com toda a malemolência do povo latino, das ondas e das árvores se mexendo por conta do vento.

Tudo isso compõe o cenário perfeito para uma aventura que tem muito a nos ensinar.

A filha do chefe

Que protagonista, senhoras e senhores. Moana é a princesa Disney que a gente queria, a princesa Disney que a gente merece. Mas, esse é o ponto: ela não é uma princesa, ela é a filha do chefe. E ela sabe que, embora privilegiada, deve ganhar seu lugar na ilha e ajudar seu povo a se manter seguro e firme frente à escuridão que se aproxima.

moana4 09222

Mas sua história e sua composição são muito mais do que isso. "Moana: um mar de aventuras" é a animação que devemos mostrar para nossos filhos e filhas como um exemplo de história com lições muito mais complexas e construtivas do que a maioria gritante de produções que vemos por aí todos os anos. A animação é uma lição de gênero de forma sutil e discreta.

Trata-se de uma verdadeira antiprincesa, uma jovem latinoamericana de cabelos morenos e cacheados, tão rebeldes quanto os da Merida, cuja saga, pasmem, não gira em torno de encontrar seu príncipe encantado com quem irá se casar ou que irá salvar o dia em algum momento.

Moana1 6ebd0

A mais belíssima lição de Moana para nossos meninos e meninas é que garotas podem ser o que quiserem e que sim, elas conseguem sozinhas se estiverem  motivadas.

E, se tudo isso não for suficiente para convencer você a correr para o cinema garantir seu ingresso pra esse mais novo sucesso da Disney, então que tal conferir pela diversão? Embarque nessa canoa rumo a muitas risadas e bom filme!

Fonte das imagens: Divulgação/Walt Disney Pictures
Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.

Comentários

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.

Trailers Recentes

Os Perdedores | Trailer legendado e sinopse

Os Perdedores

Estreia 12 / Jun / 2010

Amorteamo | Trailer oficial e sinopse

Amorteamo

Estreia 8 / Mai / 2015

O Homem de Aço | Trailer legendado e sinopse

O Homem de Aço

Estreia 12 / Jul / 2013

O Artista | Trailer legendado e sinopse

O Artista

Estreia 10 / Fev / 2012

Pastoral Americana | Trailer legendado e sinopse

Pastoral Americana

Estreia 15 / Dez / 2016

50% | Trailer legendado e sinopse

50%

Estreia 2 / Jun / 2012

Winter, O Golfinho 2 | Novo trailer dublado e sinopse

Winter, O Golfinho 2

Estreia 25 / Set / 2014

Winter, O Golfinho | Trailer especial legendado e sinopse

Winter, O Golfinho

Estreia 14 / Out / 2011

Pequenos Espiões 4 | Trailer oficial e sinopse

Pequenos Espiões 4

Estreia 16 / Mar / 2012

Apenas Uma Vez | Trailer legendado e sinopse

Apenas Uma Vez

Estreia 18 / Abr / 2008

Cartas da Guerra | Trailer legendado e sinopse

Cartas da Guerra

Estreia 13 / Jul / 2017

Ao Cair Da Noite | Trailer legendado e sinopse

Ao Cair Da Noite

Estreia 22 / Jun / 2017

Premonição 5 | Trailer legendado e sinopse

Premonição 5

Estreia 23 / Set / 2011

A Múmia (2017) | Novo trailer legendado e sinopse

A Múmia (2017)

Estreia 8 / Jun / 2017