log in
 

Crítica do filme Operação Red Sparrow

Sofrimento, mistério e sedução

Lu Belin

por
Lu Belin

Quinta, 01 Março 2018
Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox
sds 728x90 data 5d112
Mudar tema Padrão Noturno
Barra lateral X Desativar
Mudar fonte A+ A A-

O ar de mistério e sensualidade é parte essencial da personalidade de um agente secreto, seja ele homem ou mulher. Mas a capacidade de seduzir e manipular é um requisito de muito mais peso para um Sparrow.

No mais novo filme protagonizado por Jennifer Lawrence, "Operação Red Sparrow", essa divisão comandada pelo alto escalão do governo russo forma agentes capazes de extrair qualquer informação que quiserem dos inimigos, utilizando técnicas de controle psicológico.

Uma das espiãs formadas por esse esquadrão é Dominika Egorova (Lawrence), uma jovem bailarina do Ballet Bolshoi que passar por um episódio traumático e acaba sem rumo.

operacaoredsparrowcritica1 ec786

No desespero de não saber o que fazer e precisando cuidar da mãe, ela é recrutada pelo tio Vanya (Matthias Schoenaerts), um oficial do alto escalão do governo russo, para entrar para o grupo dos Sparrows.

Drama travestido de ação

Embora se venda como um filme de ação que, pelo trailer, dá a entender que vai se aproximar muito da pegada do recente longa-metragem "Atômica", com Charlize Theron, ele acaba sendo bem diferente - o que é legal, pois são duas produções bacanas com mulheres no protagonismo e bastante variadas entre si.

Em "Operação Red Sparrow", o componente dramático é bem mais presente e você tem o enfoque da trama muito mais na trajetória do que no caso e na missão.

operacaoredsparrowcritica2 dc90a

Claro, parte da alma do filme é também o espírito nacionalista dos Estados Unidos, que não se cansam de fazer referência ao período da Guerra Fria.

Depois de ver vários filmes de espião e/ou que se passam nessa mesma época, começa a ficar meio sacal esse bairrismo, não é mesmo? Essa é a parte menos divertida do filme, mas o restante compensa!

Efeito Tarantino

Muito, muito sangue e cenas de fazer os mais sensíveis fecharem os olhos. Tortura, acidentes, ferimentos escancarados, então se você tem o estômago fraco, vá preparado, porque "Operação Red Sparrow" realmente não economiza na violência.

Não apenas não economiza, como escancara e mostra detalhes de diversos tipos de violência - inclusive a psicológica.
Os corpos dos participantes também não são escondidos. Jennifer Lawrence aparece nua em diversas vezes em cenas bastante impactantes - que ela disse inclusive em uma entrevista recente à Variety que foram as mais difíceis de fazer, além das de balé, para as quais teve que ficar algum tempo sem comer para perder peso.

operacaoredsparrowcritica3 522f2

Por falar em Lawrence, a atriz faz um excelente trabalho em dar vida a Dominika, consegue perder em parte o ar de heroína tristonha de Jogos Vorazes que aparece em quase todos os seus filmes, fazendo talvez um de seus melhores papéis até agora.

Contracenando com a protagonista, a película também traz Joel Edgerton como Nate Nash, um agente secreto da CIA que é o único contato de um informante russo. Charlotte Rampling, Bill Camp, Jeremy Irons e Mary-Louise Parker também integram o elenco.

operacaoredsparrowcritica5 78f28

O roteiro é de Justin Haythe e Jason Matthews e o filme é dirigido por Francis Lawrence, que já trabalhou com a atriz e outros membros do elencona franquia Jogos Vorazes.

Com um bom elenco, uma história interessante e ambientação histórica bem feita, "Operação Red Sparrow" é uma ótima pedida para quem é fã dos suspenses de espionagem engaja o público na tensão dos personagens.

Leve em consideração também a fotografia muito bonita e a trilha sonora instigante e corra para o cinema garantir seu ingresso.

Fonte das imagens: Divulgação/20th Century Fox

Operação Red Sparrow

Sensuelen pronta para a ação!

Diretor: Francis Lawrence

Duração: 139 min

Estreia: 1 / Mar / 2018

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.

Comentários

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.