log in
antesqueeuva728X90 fecd7
Crítica do filme Vida | Não estamos sós e isso é terrível
Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures
A+ A A-
mulher maravilha 728x90 DATA 6b1dd

VEJA A FICHA COMPLETA

Há outras formas de vida além da humana?

Diretor: Daniel Espinosa

Duração: 104 min

Estreia: 20 / Abr / 2017

Dirigido por Daniel Espinosa, “Vida” conta a história de um grupo de astronautas na International Space Station (ISS), encarregados de analisar uma amostra de terra recuperada de Marte e procurar sinais de vida ou vegetação. Eles descobrem um único organismo celular diferente de tudo que foi encontrado anteriormente, que após ser alimentado com a quantia certa de oxigênio e glicose, começa a se desenvolver incrivelmente rápido com o passar dos dias.

Após uma votação na Terra, esse organismo é batizado de “Calvin”. A estrutura inteira da criatura tem a função dos músculos, olhos e cérebro, e após uma eventual hostilidade acidental, passa a agir agressivamente contra os habitantes da Estação Espacial, perseguindo e matando cada membro em um espetáculo sangrento, com o simples propósito de sobreviver.

Assim como o Xenomorfo de “Alien, o Oitavo Passageiro” ver a criatura evoluindo é um dos principais prazeres em acompanhar a trama. Ainda que busque ser um terror espacial, “Vida” acaba ficando mais para um suspense, deixando pouquíssimo espaço para a imaginação e apostando muito na obviedade e realismo. Daniel Espinosa tenta reproduzir um Estação Espacial bem convincente, contando com consultores de diversas áreas para garantir isso. Ao mesmo tempo que isso traz a dose de realidade para tornar a história crível, acaba limitando o filme esteticamente.

l3 1 3eb21

E sim, é inevitável a comparação com “Alien” de Ridley Scott, marco na ficção científica de 1979, mas ainda que a inspiração seja gritante, “Vida” utiliza a mesma estrutura de “Alien”, mas sem revisitar cenas ou tentando reinventar o estilo. Porém, ao contrário de “Alien”, possui um elenco variado e alguns grandes nomes, mas não necessariamente foca em um protagonista. Todos os personagens possuem uma função distinta na estação, assim como personalidades e históricos que tem o propósito de cativar e convencer o espectador de que são pessoas reais ali.

Entretanto, isso tudo só se mantêm até a metade do filme, onde as sucessivas mortes vão delineando os prováveis sobreviventes, que insistem em explicar seus planos e em seguida executar o passo-a-passo, para garantir que ninguém se perca por mais óbvio que aquilo possa parecer. De qualquer forma, os roteiristas Rhett Reese e Paul Wernick (que trabalharam anteriormente em “Deadpool”) fizeram um bom trabalho em costurar a história de forma convincente, sobretudo com a escolha do elenco e o desenvolvimento dos personagens.

Ao contrário de “Gravidade”, onde a imensidão do espaço e as consequências de alguém vagando por aí é quase um personagem a parte, em “Vida”, quase todas as cenas são claustrofóbicas e opressivas. seja por conta dos apertados corredores da Estação, dos trajes espaciais ou de um alienígena grudado na sua perna. Por todas as limitações, são as atuações que fazem tudo ficar interessante.

image2 e7f31

Jake Gyllenhaal, Ryan Reynolds e Rebecca Ferguson fazem seus trabalhos sem ofuscar um ao outro, e as estrelas internacionais Hiroyuki Sanada, Olga Dihovichnaya, e Ariyon Bakare não ficam para trás, com destaque para Bakare, que interpreta um cientista que não possui o movimento das pernas, mas isso não é uma limitação no espaço, demonstrando todo seu intelecto tanto racional como emocional, contribuindo com as maiores reflexões e análises dentro do filme.

O principal boato relacionado a esse filme é que Calvin, o marciano, seria futuramente o simbionte Venom, spinoff de Homem-Aranha confirmado pela Sony para 2018. Não existe nada que confirme essa teoria, além de uma cena que acabou sendo usada nos trailers de “Vida”, que supostamente foi retirada de “Homem-Aranha 3”, e as características de Calvin serem bem semelhantes às do simbionte. Ainda que seja um chute bem longo, pessoalmente eu gostaria muito que isso fosse verdade, pois uma origem embasada em um filme de ficção científica daria um background rico para um personagem vindo das histórias em quadrinho.

“Vida” aposta na trilha agoniante, no sangue jorrando e nos ataques surpresas da criatura marciana. Porém, não há nenhuma variação nessa dinâmica, nada provocante de verdade. A tensão é dissolvida rapidamente, os sustos não são tão impactantes e a curiosidade para saber até onde aquilo vai chegar é o que mantém o espectador assistindo. E vale a pena, pois a sequência final é sem sombra de dúvidas a melhor parte do filme. Ainda que previsível, deixa aquela sensação de “e agora, quais são as consequências disso?”.

Fonte das imagens: Divulgação/Sony Pictures
Thiago Moura

Curto as parada massa.

Comentários

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.

Trailers Recentes

Os Perdedores | Trailer legendado e sinopse

Os Perdedores

Estreia 12 / Jun / 2010

Amorteamo | Trailer oficial e sinopse

Amorteamo

Estreia 8 / Mai / 2015

O Homem de Aço | Trailer legendado e sinopse

O Homem de Aço

Estreia 12 / Jul / 2013

O Artista | Trailer legendado e sinopse

O Artista

Estreia 10 / Fev / 2012

Pastoral Americana | Trailer legendado e sinopse

Pastoral Americana

Estreia 15 / Dez / 2016

50% | Trailer legendado e sinopse

50%

Estreia 2 / Jun / 2012

Winter, O Golfinho 2 | Novo trailer dublado e sinopse

Winter, O Golfinho 2

Estreia 25 / Set / 2014

Winter, O Golfinho | Trailer especial legendado e sinopse

Winter, O Golfinho

Estreia 14 / Out / 2011

Pequenos Espiões 4 | Trailer oficial e sinopse

Pequenos Espiões 4

Estreia 16 / Mar / 2012

Apenas Uma Vez | Trailer legendado e sinopse

Apenas Uma Vez

Estreia 18 / Abr / 2008

Cartas da Guerra | Trailer legendado e sinopse

Cartas da Guerra

Estreia 13 / Jul / 2017

Ao Cair Da Noite | Trailer legendado e sinopse

Ao Cair Da Noite

Estreia 22 / Jun / 2017

Premonição 5 | Trailer legendado e sinopse

Premonição 5

Estreia 23 / Set / 2011

A Múmia (2017) | Novo trailer legendado e sinopse

A Múmia (2017)

Estreia 8 / Jun / 2017