Black Angel, o curta perdido que passou antes de O Império Contra Ataca

por
Thiago Moura

12 de Maio de 2015
Fonte da imagem:
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 2 min

Black Angel, o curta que passou antes de “Guerra nas Estrelas Episódio V: O Império Contra-Ataca”, foi liberado gratuitamente no Youtube, e conta ainda com uma introdução do diretor Roger Christian. Parte crucial do legado de Star Wars, Black Angel foi licenciado por George Lucas, que escolheu o curta para acompanhar O Império pela Europa e Australia. O filme de 25 minutos foi produzido com um orçamento de £25,000 (uns R$ 84.00 na atual cotação), entregues a Christian através do fundo Eady Scheme do governo do Reino Unido.

Uma épica aventura fantástica, a história segue um cavaleiro (Tony Vogel) que retorna das Crusadas, apenas para ser transportado para um mundo fantástico para salvar uma princesa das garras de uma figura sombria e misteriosa. Filmado nas Scottish Highlands (Terras Altas Escocesas), o filme ressalta a beleza e majestade desse lugar. Fãs e críticos da indústria cinematográfica de todo o mundo amaram, e Steven Spielberg descreveu como “um dos mais enigmáticos filmes que eu já assisti”.

Depois do lançamento, todas as cópias do filme se perderam por mais de 30 anos. Isso até Decembro de 2011, quando o arquivista da Universal Studios encontrou o negativo. As impressões acabaram indo parar nos Estados Unidos após o colapso do estúdio britânico Rank, que havia armazenado as impressões junto com outros negativos de filmes em bunkers da Segunda Guerra Mundial. O filme foi restaurado quadro a quadro por uma empresa de efeitos especiais, antes de ter uma “re-estréia” em Outubro de 2013 como filme de encerramento do Mill Valley Fall Arts Festival. Também foi transmitido no Glasgow Film Festival na Escócia e liberado no iTunes no início de 2014, onde alcançou facilmente o primeiro lugar como curta.

Christian venceu o Academy Award for Art Direction (Oscar de Direção de Arte) por seu trabalho no Guerra das Estrelas original. Ele foi indicado ainda para a mesma categoria com o seu trabalho em Alien. A obra de Christian é amplamente reconhecida pela “Família Star Wars”, escritores, diretores, diretores de fotografia e equipe que esteve envolvida na franquia bilionária desde o primeiro dia. Black Angel foi sua estreia como diretor, então confere essa obra lendária entre os fãs não só de Star Wars, mas de fantasia medieval também.

Thiago Moura

Curto as parada massa.