Black Mirror: uma série ou vários filmes?

por
Lu Belin

19 de Setembro de 2016
Fonte da imagem: Netflix
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 5 min

Falta um pouco mais de um mês para a estreia da nova temporada da série britânica “Black Mirror”, a primeira season que vai ser assinada pela Netflix. Considerando tanto a qualidade das produções originais Netflix, quando a belezura que são as primeiras temporadas da série, quase nem estamos ansiosos, né (por favor, por favorzinho, não nos decepcionem).

Você deve estar se perguntando por que estamos falando de série por aqui, já que não é bem o objetivo do site. Mas é que “Black Mirror” não é beeeem uma série normal. Até agora, cada episódio tem cerca de uma hora e meia, ou seja, o tempo médio dos filmes mais razoáveis. E eles não têm relação direta entre si. Os personagens são diferentes, o tema central de cada episódio é diferente, nem nos mesmos universos a série se passa.

O que há de comum entre eles, então? A única conexão é uma pegada sombria e reflexiva sobre temas sociais e futurísticos, que nos fazem questionar alguns hábitos e certezas da forma como a sociedade se organiza hoje em torno da tecnologia e da hipocrisia.

Diferente das primeiras duas temporadas, que tiveram apenas três episódios cada uma, essa terceira terá 12 capítulos adicionais – já que o "White Christmas" inaugurou a nova season, lançado como um especial de Natal em dezembro de 2014.

Os novos episódios estarão disponíveis a partir do dia 21 de outubro. Até lá, sugiro conferir os sete primeiros! Quer um gostinho? Veja do que se trata cada um deles.

S01E01 – Hino Nacional

The National Anthem | Digirdo por Otto Bathurst, escrito por Charlie Brooker

Black Mirror 0101 105c0

A princesa Susannah, uma descendente da família real amada pelo povo, é sequestrada por um grupo que quer muito mais do que dinheiro como resgate. 

Para libertar a princesa, a única exigência é que o primeiro-ministro da Inglaterra, Michael Callow, realize um ato humilhante e degradante ao vivo em rede nacional.

S01E02 – Quinze milhões de méritos

Fifteen Million Merits | Dirigido por Euros Lyn, escrito por Charlie Brooker e Konnie Huq

Black Mirror 0102 400aaAs pessoas vivem em uma espécie de reality show em que são obrigadas a trabalhar em troca de "méritos", uma pontuação que só pode ser gasta para comprar itens específicos. E mais, você é obrigado a estar constantemente assistindo a alguma coisa nas telas de TV gigantescas que ocupam toda e qualquer superfície plana. Uma mulher consegue escapar dessa situação por meio de seu talento e com a ajuda de um amigo, mas acaba tendo que enfrentar um outro dilema.

S01E03 – Toda a sua história

The Entire History of You | Dirigido por Brian Welsh, escrito por Jesse Armstrong

Black Mirror 0103 b7b86

Num futuro altamente tecnológico, a memória humana foi ampliada por um dispositivo que pode ser implantado no cérebro. Graças a ele, é possível rebobinar suas memórias e rever de novo tudo o que você viveu, nos mínimos detalhes. Tudo o que os seres humanos fazem, veem e ouvem fica registrado até o fim da vida. O problema é que nada mais fica no espectro da dúvida e tantas certezas acabam prejudicando as relações humanas.

S02E01 – Volto já 

Be Right Back | Dirigido por Owen Harris, escrito por Charlie Brooker 

Black Mirror 0201 90ba1

Em um dia que devia ter sido normal, o marido de Martha sai para resolver tarefas na rua e nunca mais volta. Quando descobre que ele está morto, ela precisa lidar com a perda e com tudo o que ficou quando o amado se foi. Uma nova tecnologia permite a ela que se sinta mais perto de quem se foi, mas será que isso é saudável?

S02E02 – Urso Branco

White Bears | Dirigido por Carl Tibbetts, escrito por Charlie Brooker 

Black Mirror 0202 0a55b

Victória acorda e não se lembra de nada sobre sua vida. Aos poucos, ela vai unindo fragmentos que são deixados no quarto onde ela se encontra e fica tentando reconstruir sua história, ao mesmo tempo em que percebe que está sendo caçada por pessoas estranhas. Ela vai descobrindo um lado cruel e desumano da humanidade.

S02E03 – Momento Waldo 

The Waldo Moment | Dirigido por Bryn Higgins, escrito por Charlie Brooker, Christopher Morris 

Black Mirror 0203 1c3ea

Um comediante fracassado dubla um urso animado por pura tentativa de sair do lado escuro do anonimato. Quando o personagem fica mais famoso que seu criador, a produção decide que ele pode e deve se candidatar a um cargo público.

S03E00 – White Christmas 

White Christmas | Dirigido por Carl Tibbetts, escrito por Charlie Brooker, Christopher Morris 

Black Mirror 0300 69da0

E se fosse possível trazer para a vida real o conceito de bloquear pessoas, assim como já se faz nas redes sociais? Quando dois homens se descobrem presos em um ambiente distante e gelado, eles começam a discutir como chegaram até ali.

Todos os episódios de Black Mirror já estão disponíveis na Netflix.

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.