Congresso Internacional de Cinema fala sobre a fotografia nos filmes

por
Lu Belin

29 de Novembro de 2016
Fonte da imagem: Cinemasters
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 3 min

Você vai concordar com a gente que a fotografia de um filme faz toda a diferença para a qualidade do mesmo. A gente pode nem perceber, mas películas mais bonitas costumam mesmo fazer muito sucesso. Saber explorar os recursos de cada ambiente, a paleta de cores e os elementos presentes nos espaços de filmagem é a especialidade dos nove nomes convidados pela galera do Congresso Internacional de Cinema Cinemasters. 

Trata-se de um evento online de cinematografia que chama os caras que manjam de fotografia cinematográfica para compartilhar suas habilidades de filmagem com esse foco. Em sua segunda edição, o curso online de cinema será realizado nos dias 08 e 09 de dezembro, com inscrições gratuitas e horários agendados – e mais, com palestras legendadas em português.

Palestrantes 

São nove os convidados a falar para o Cinemasters. O primeiro dele é Shane Hurlbut, que assina a fotografia de Need For Speed, Exterminador do Futuro, entre outros grandes filmes. Já Matt Workman trabalha para clientes como Kodak, Blackberry e Ludacris. Abordando a pré-visualização 3D de cenas, ele fala um pouco mais sobre como o movimento afeta diretamente o resultado e ele passa pelo movimento de câmera utilizando desde tripés a gruas profissionais.

Caleb Pike, do site “dslrvideoshooter”, ensina segredos sobre lentes e como elas afetam um filme. Lentes 101 é um guia essencial para iniciantes ou veteranos querendo revisar seus conhecimentos sobre elas. 

cinemasters1 40d9a

David Vollrath, por sua vez, já fez trabalhos para Intel, Nickelodeon e BMW e conta o que aprendeu ao longo dos anos para deixar um pouco o excesso de técnica de lado e começar a iluminar cenas e espaços de maneira orgânica e natural.

Outro palestrante, Stefan Borbely, é e foi diretor de fotografia para marcas como Porsche, Ferrari e BMW e vai ensinar os segredos de comerciais com veículos e como se preparar para eles. Já Mathew Santo possui em seu portfólio clientes como Nike, Reebok, Nascar e fala sobre fotografia para publicidade, com foco nas diferenças entre comerciais de beleza e ação. Uma conversa imperdível com quem produz para as maiores marcas do segmento, contando segredos sobre como chegar a este nível de produção.

Rasmus Heise, outro convidado, foi o responsável pela fotografia de “Helium”, ganhador do Oscar de melhor curta-metragem em 2013. Ele também vai falar sobre o processo criativo para o clipe da música “In Your Arms” de Nico & Vin, trabalho de altíssimo nível sem um orçamento mirabolante.

Além deles, também participam Kevin Shahinian – o nome por trás da Pacific Pictures, uma empresa que traz a linguagem cinematográfica para o mundo dos casamento – e Frankie DeMarco, que assina a direção de fotografia de filmes como “Até o Fim” e “Margin Call”, além de episódios da primeira temporada de “Mad Men”. Ele dará mais detalhes sobre como é a atuação do diretor de fotografia junto à equipe e como obter o máximo dela.

Acesse o site do evento para se cadastrar como ouvinte gratuitamente e conhecer a programação completa das falas dos convidados. 

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.