Netflix premia produções brasileiras com voto popular

por
Cristielle Barbosa

22 de Setembro de 2016
Fonte da imagem: Netflix
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 8 min

Parece que a Netflix quer mesmo conquistar o coração dos brasileiros. A gigante do streaming divulgou recentemente o mote do Prêmio Netflix 2016: Histórias para o mundo ver, uma iniciativa que visa eleger dois entre dez filmes brasileiros a partir da opinião dos próprios brasileiros.

O intuito é promover e prestigiar filmes nacionais que são do cenário independente. Serão escolhidas duas produções, um pelo público e outro pelo júri do Prêmio, que é composto por nomes do cinema e entretenimento nacional: Alice Braga, Fernando Andrade, César Charlone, Adriana Dutra, Hugo Gloss, Lully de Verdade e Fabrício Boliveira.

A Netflix Brasil fez até um vídeo para promover a ação, confira:

Os filmes vencedores serão incluídos no catálogo global da Netflix, que atinge ao todo espectadores de 190 países. A votação ocorre até o dia 03 de outubro e pode ser realizada pelo Facebook ou Twitter, através do site do Prêmio Netflix

Ainda não conseguiu decidir em quem votar? Veja quem são os concorrentes:

A História da Eternidade 

Diretor: Camilo Cavalcante

Noticia premio Netflix a historia de eternidade f8575

Um falso plano sequência que pretende conduzir o espectador a uma viagem dentro dos instintos humanos, através de uma linguagem poética e metafórica. Acontecimentos que representam um amplo panorama da civilização ocidental e tudo que o ser humano é capaz, desde trucidar seu semelhante brutalmente até inventar a arte para libertar os sonhos estão presentes neste exercício visceral que expõe, sem concessões, a eterna tragédia humana.

À Queima Roupa

Diretora: Theresa Jessouroun 

Noticia premio Netflix à queima roupa 3773d

Um documentário investigativo de 90' que mostra a violência e a corrupção da polícia do Rio de Janeiro nos últimos 20 anos. O documentário apresenta os fatos mais emblemáticos deste período do ponto de vista dos familiares, testemunhas, sobreviventes e demais envolvidos diretamente nos casos, como advogados, promotores e juízes.

O filme parte da Chacina de Vigário Geral de 1993, culminando com execuções cometidas em nome da lei, em 2012 e 2013.

Califórnia 

Diretora: Marina Person 

Noticia premio Netflix california e0dce

O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará, definitivamente, sua forma de ver o mundo.

Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois

Diretor: Petrus Cariry

Noticia premio Netflix clarisse e9752

A árida pedreira e a floresta que ainda pulsa.Um pai muito doente revê a filha. Ressentimentos são postos à mesa. A memória dos mortos, despertada por sangue, objetos, sombras e sonhos, afetaClarisse nesse cenário de beleza e agonia. Seu marido e os negócios aesperam na cidade, para um desfecho cartático.

Levante!

Diretores: Susanna Lira e Barney Lankester-Owen

Noticia premio Netflix Levante1 c3e43

O filme mostra como a tecnologia se traduz em uma poderosa ferramenta de inovação da comunicação através de pessoas que se “levantaram” contra injustiças sociais em diversas partes do mundo.

My Name Is Now, Elza Soares

Diretora: Elizabete Martins Campos

Noticia premio Netflix my name is now 8e562

Um filme musical com a cantora Elza Soares, ícone da cultura brasileira, numa saga que ultrapassa o tempo, espaço, perdas e sucessos. Elza e seu espelho, cara a cara, nua e crua, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, uma fênix, que com a força da natureza transcende e canta gloriosamente.

O Último Cine Drive-in 

Diretor: Iberê Carvalho

Noticia premio Netflix O ultimo cine c0799

O jovem Marlombrando (Breno Nina) se vê obrigado a voltar à Brasília, sua cidade de natal, devido à doença de sua mãe, Fátima (Rita Assemany). Lá, ele vai reencontrar seu pai, Almeida (Othon Bastos), dono do Cine Drive-in, há 37 anos. Ele insiste em manter vivo o cinema, mesmo não atraindo mais espectadores como na década de 70. 

Para isso, conta com a ajuda de apenas dois funcionários: Paula (Fernanda Rocha), que cuida da projeção e da lanchonete, e José (Chico Sant'anna), um velho amigo de Almeida, que ajuda a vender ingressos no caixa e da limpeza do local. Com a ameaça de demolição do Cine Drive-in e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho vão ter que se unir e tentar reviver o passado.

Obra

Diretor: Gregório Graziosi

Noticia premio Netflix obra 8561b

Irandhir Santos interpreta um arquiteto envolvido na construção de seu primeiro grande projeto. Lá testemunha a descoberta de um cemitério clandestino no terreno que pertence a seus ancestrais. Questionando seu passado e origens, ele entra em conflito com sua consciência, herança familiar e com a memória da cidade que retorna à superfície.

Porque Temos Esperança 

Diretor: Susanna Lira

Noticia premio Netflix porque temos esperança f5df4

Porque Temos Esperança mostra a jornada de uma mulher pernambucana e a sua rejeição para tudo aquilo que parece não ter jeito. Vivendo profundos dilemas na vida pessoal e na tentativa de reconstruir outras vidas, ela inicia uma trajetória pelos presídios de Recife, na intenção que pais reconheçam seus filhos. Experimentando na própria pele a solidão, Marli nos mostra que o afeto pode ser redentor e que a falta de esperança é o mal mais intolerável para o ser humano.

Ventos de Agosto

Diretor: Gabriel Mascaro

Noticia premio Netflix Ventos de agosto1 1de74

Shirley deixou a cidade grande para viver em uma pequena e pacata vila litorânea cuidando de sua avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator e, mesmo isolada, cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela está de caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda de cocos e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo.

Durante o mês de Agosto, com a chegada das tempestades e da maré alta, um estranho pesquisador chega na Vila para registrar o som dos ventos alísios que emanam da Zona de Convergência Intertropical. Os ventos crescentes marcarão os próximos dias da pequena vila colocando Shirley e Jeison numa jornada sobre perda e memória, a vida e a morte, o vento e o mar.