Programa de formação de roteiristas Usina do Drama abre inscrições neste sábado

por
Lu Belin

10 de Fevereiro de 2017
Fonte da imagem: Estação do Drama
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

Neste sábado, 11 de fevereiro de 2017, têm início as inscrições de projetos para o programa Usina do Drama, que visa a formação de roteiristas para desenvolver séries televisivas ficcionais, factuais e de animação.

Promovido pelo Estação do Drama, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, o o evento de lançamento do edital de seleção acontece às 9h na sala 11 da Faculdade de Comunicação da UFBA (Ondina).

Na ocasião, os interessados em ingressar no programa terão acesso a uma apresentação do edital e poderão tirar dúvidas sobre os processos e critérios de seleção. A equipe de professores e tutores responsáveis pela condução dos cursos também estará presente. As inscrições poderão ser feitas apenas através do site: https://usina.estacaododrama.com.br/

A programação do evento de lançamento conta com a apresentação do Usina do Drama por Maria Carmem Jacob, coordenadora geral, e esclarecimentos sobre o edital e processo de seleção pelos roteiristas tutores: Amanda Aouad, Gildon Oliveira, Gustavo Erick, Vinnicius Araújo, Marcelo Lima e Iara Sydenstricker. Ao final, três produtoras baianas apresentarão promos de séries produzidas por elas, em um mesa sobre o ofício do roteirista de séries. As convidadas são: Vania Lima (TemDendê), Candida Liberato (Liberato Produções) e Sofia Federico (Benditas).

usinadodrama1 3fc68

Voltado para a formação de roteiristas, o Usina do Drama não exige experiência prévia dos candidatos na área, apenas que haja interesse pelo ofício de roteirista, um projeto de série para televisão que venha a ser trabalhado nos ciclos propostos pelo programa, e compromisso de cumprir todas as etapas. O Usina é um desdobramento de três anos de trabalho do Estação do Drama (www.estacaododrama.com.br), desenvolvido pelo grupo de pesquisa ATevê (Pós-Com UFBA), que já ofereceu mais de 10 cursos (entre práticos e teóricos) e certificou cerca de 80 alunos.

O Usina do Drama tem apoio financeiro do Governo do Estado, através da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. É uma realização do Estação do Drama, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA.

Sobre o curso

A proposta pedagógica da Usina do Drama estrutura-se em três ciclos de workshops e tutorias que visam formar roteiristas e os seus projetos de séries para TV.

Até 50 candidatos com projetos de conteúdo de um de nossos três núcleos (Animação, Ficção em Imagem Real ou Factual) serão selecionados para participar das atividades do Primeiro Ciclo, formado por workshops de criação de personagens, roteiros e sinopses, e de aprimoramento em temas como Transmídia, Construção de Mundos, Serialidade e Plano de Negócios.

O ingresso no Primeiro Ciclo é regulado por Edital público, que pode ser consultado na aba O Edital, e as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março de 2017 na aba Inscreva-se. Sua proposta será devidamente avaliada por roteiristas e profissionais do audiovisual.

A partir dos trabalhos desenvolvidos nesse primeiro ciclo, nova seleção deverá indicar 15 autores/projetos para o Segundo Ciclo. Esta será uma etapa de tutoria coletiva que visa ao aprofundamento da dramaturgia de cada autor e de sua série proposta.

Os projetos desenvolvidos nessa segunda etapa serão novamente avaliados por profissionais do mercado que elencarão cinco deles para o Terceiro Ciclo.

Finalmente, nesse último Ciclo esses projetos são preparados para um Pitching com banca formada por profissionais do audiovisual baiano. Os participantes da Usina do Drama terão formação plena como roteiristas em todos os ciclos, fato que será comprovado com a entrega de certificado em cada um deles.

Serviço

Lançamento do edital de seleção Usina do Drama – formação de roteiristas para séries televisivas
Dia 11 de fevereiro de 2017 (sábado)
Das 9h às 12h
Na Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus Ondina), sala 11
Entrada livre
Mais informações no site do evento

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.