Um dia de Cão

Cobertura completa do Festival de Cannes 2014

por
Gustavo Loeff Zardo

26 de Maio de 2014
Fonte da imagem:
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 5 min

A equipe do Café com Filme esteve pegando umas ondas no litoral francês nas duas útimas semanas, e já que tava de bobeira aproveitou para trazer para você, estimado leitor, a cobertura completa do 67º Festival de Cannes!

É sabido entre os manjadores, que o prêmio de cinema de maior prestígio no mundo é o Oscar. Porém, quem manja sabe que quando o assunto é arte, prestígio quase nunca vem em primeiro lugar. Exemplo disso é os pica-grossa que morreram sem nenhum reconhecimento e só mais tarde é que suas obras ganharam o devido valor, cito Van Gogh.

cannes

O festival de Cannes é um exemplo perfeito desse paradoxal universo artístico. Cannes está bem atrás do Oscar em termos de rentabilidade e atração de olhares, porém é, sem dúvida nenhuma, o festival de grande porte que apresenta a melhor qualidade artística dentre os filmes concorrentes.

Após onze dias de filmes rolando sem parar, o último sábado (24) fechou o Festival de Cannes com uma linda cerimônia de encerramento. Para se ter uma ideia da importância desse prêmio, basta ver quem é o júri. Os nomes de maior destaque são Sofia Coppola, Willem Dafoe, Gael Garcia Bernal e Nicolas Winding Refn.

Melhor Filme

Em comemoração dos 20 anos de Pulp Fiction, o diretor Quentin Tarantino e a sua musa Uma Thurmam (Minha amiga no face!), anunciaram e entregaram o prêmio mais cobiçado. A Palma de Ouro de melhor filme ficou com o turco Winter Sleep, dirigido por Nuri Bielge Ceylan (Três Macacos).

O filme conta a história de Aydin, um ator frustrado, sua esposa Nihal, com a qual vive um relacionamento conturbado, e sua irmã Necla, que acabou de se separar. Os três vão a um hotel em Anatolia, na Ásia menor, e uma tempestade de neve bloqueia as saídas e torna obrigatória a convivência deles alimentando cada vez mais suas inimizades.

MV5BMTcyOTg5NDMwMl5BMl5BanBnXkFtZTgwMjg2ODY4MTE. V1  SX1217 SY633

Ceylan, que é extremamente politizado e engajado em causas políticas, dedicou seu prêmio a todas os jovens que perderam a vida durante as manifestações na Turquia, e agradeceu ao festival por apoiar um filme tão grande. (O filme era o mais longo entre os concorrentes, com 3 horas e 16 minutos).

Grande Prêmio

O Grande Prêmio (Segundo mais importante) ficou com As Maravilhas (Les Marveilles), que conta a história de três irmãs que se transformam de meninas em mulheres depois de passar um verão no norte da Itália, dirigido por Alice Rohrwacher.

Melhor Diretor

O melhor diretor ficou com Bennet Miller, pelo filme Foxcatcher. Baseado em uma tragédia da vida real, o filme é estrelado por Steve Carell, Channing Tatum e Mark Ruffalo.

Prêmio do Juri1484345-discours-de-xavier-dolan-prix-du-jury-950x0-1

O prêmio do júri foi entregue para dois filmes: Mommy de Xavier Dolan (foto) e Adieu au Langage de Jean-Luc Godard. Dolan é um moleque de apenas 25 anos que já teve dois filme apresentados em Cannes.  Godard é um monstro sagrado já consagrado no cinema mundial de 83. Duas gerações dividiram o mesmo prêmio.

Melhor Ator

Timothy Spall, a estrela do filme "Mr. Tuner", dirigido por Mike Leigh, ganhou o prêmio de melhor ator. O filme conta a biografia do pintor britânico J.M.W Turner. O ator chorou às alcântaras durante seu discurso e só parou porque seu celular tocou (quem nunca fez uma dessas na sala de aula não sabe o que é infância.... nesse caso meio tardia).

Melhor Roteiro

O melhor roteiro foi para Andrey Zvyagintsev e Oleg Negin pelo filme Leviathan

Camera d'Or

O prêmio Camera d’Or, que é dado ao melhor  filme debutante de um diretor, foi para Party Girl, escrito e dirigido pelo trio Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis.

Melhor Atriz

A belezurinha da Julianne Morre, que não foi a cerimônia =,( ganhou o prêmio de melhor atriz pelo filme de David Cronenberg, Maps to the Stars.

MV5BMjAyOTE3MDYxN15BMl5BanBnXkFtZTgwODc5Nzk3MTE. V1  SX1217 SY590

Provavelmente poucos desses filmes chegaram aos grandes cinemas do país. Portanto ligue o seu torrent e coloca pra baixar, porque aqueles raminhos que vão na capa do filme indicam que ele merece atenção. Aproveita e conta pra gente o que achou.

A lista completa dos ganhadores você acompanha aqui:

Palme d’Or (Melhor Filme) : Nuri Bilge Ceylan, Winter Sleep

Grand Prix (Segundo Melhor Filme): Alice Rohrwacher, The Wonders

Prêmio do Juri: Xavier Dolan, Mommy, and Jean-Luc Godard, Goodbye to Language

Melhor diretor: Bennett Miller, Foxcatcher

Melhor roteiro: Andrey Zvyagintsev and Oleg Negin, Leviathan

Melhor atriz: Julianne Moore, Maps to the Stars

Melhor Ator: Timothy Spall, Mr. Turner

Camera d'Or (Melhor filme de estreia de um diretor) : Marie Amachoukeli, Claire Burger and Samuel Theis, Party Girl

Gustavo Loeff Zardo

Meu sonho é ter barba.