Vídeo desconstrói a épica batalha de Helm's Deep em O Senhor dos Anéis

por
João Gabriel de Souza

08 de Março de 2017
Fonte da imagem: Warner Bros.
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 2 min

O canal Nerdwriter1, no YouTube, publicou um vídeo desconstruindo a batalha final de O Senhor dos Anéis fazendo uma explicação de como filmar uma guerra épica e ser bem sucedido.

O autor do vídeo mostra as cenas de luta e comenta sobre como Peter Jackson utilizou o jogo de câmeras e som para criar as cenas. Contendo seis minutos de conteúdo, o vídeo já possui mais de 100 mil visualizações.

Segundo o dono do canal, para criar um momento épico em uma batalha são necesários inúmeros fatores. Dentre eles, um dos mais importantes é saber fazer um contraste funcional.

Exemplificando, o autor mostra como Peter Jackson estabelece este contraste utilizando o som e o teor sentimental nas cenas, como demonstrar passagens de absoluto silêncio e logo em seguida entrar gritos de guerra de um exército orc, ou então mostrar piadas entre os personagens seguidas de choro e sofrimento de um batalhão caído.

Nerdwriter ainda afirma que a estratégia de usar o contraste sonoro nasceu com os antigos filmes de Western, ou bang-bang, onde havia um silêncio por parte dos atores contendo apenas os efeitos sonoros da paisgem, seguido de um grande tiroteio.

O autor mostra também um gráfico de ascenção e decadência do exército dos protagonistas, demonstrando uma forma de brincar com os sentimentos do público. Ao fechar o vídeo, o dono do canal cita o uso da câmera lenta com a trilha sonora e exemplifica com a chegada de Gandalf, o branco, na batalha final.

Assista abaixo ao vídeo do Nerdwriter. A publicação não possui legendas em português, mas é possível entender o conteúdo.

Veja o trailer de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Não há triunfo sem perda, vitória sem sofrimento, liberdade sem sacrifício!

Diretor: Peter Jackson
Duração: 201 min
Estreia: 25 / Dec / 2003
João Gabriel de Souza

O viajante galático