log in

Um Grito de Socorro | Trailer oficial e sinopse

Jochem (Stefan Collier) é um adolescente atormentado diariamente na escola por ser gordinho. Enquanto um grupo de colegas pratica bullying, outros, como Vera (Dorus Witte) e David (Robin Boissevain), tentam ajudá-lo, mas têm medo de enfrentar os valentões e sofrer represálias. Quando Jochem vai a uma festa com os colegas, é forçado a beber e não aparece no dia seguinte no colégio. David se sente culpado por não ter ajudado o menino e resolve, junto com Vera, procurar o amigo, mas pode ser tarde demais para prestar auxílio e pedir desculpas.

A Música da Minha Vida | Trailer legendado e sinopse

A Música da Minha Vida conta a história de Javed (Viveik Kalra), um adolescente britânico filho de paquistaneses, crescendo na cidade de Luton, Inglaterra, em 1987. Em meio às turbulências econômicas e raciais da época, ele escreve poesia como uma forma de escapar da intolerância de sua cidade natal e da inflexibilidade de seu pai tradicional. Porém, quando um de seus colegas lhe apresenta a música do “Chefe”, Javed vê paralelos entre sua vida simples e as letras marcantes de Springsteen. À medida que Javed descobre um escape catártico para seus próprios sonhos reprimidos, ele também começa a encontrar coragem para se expressar com sua própria voz.

Baseado no aclamado livro de memórias de Sarfraz Manzoor Greetings from Bury Park, A Música da Minha Vida é uma história contagiante sobre coragem, amor, esperança, família e a capacidade única que a música tem de elevar o espírito humano.

Meu Amigo Fela | Trailer legendado e sinopse

Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. No filme a complexidade da vida de Fela é desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore.

Mademoiselle Paradis | Trailer legendado e sinopse

Viena, 1777. A pianista cega Maria Theresia Paradis, hoje com 18 anos de idade, perdeu a visão durante seus primeiros anos de vida. Após inúmeros experimentos médicos fracassados, seus pais a levam ao controverso médico Franz Anton Mesmer, e ela se junta a um grupo de pacientes extravagantes, que buscam no magnetismo uma oportunidade de cura para males que a ciência tradicional não resolve. Ela goza de liberdade pela primeira vez neste mundo, mas começa a notar que, se o tratamento de Mesmer lhe permite recuperar a visão, ela perde sua virtuosidade musical. Seleção Oficial nos Festivais de San Sebastián International Film Festival 2017 e Toronto International Film Festival 2017.

Crítica do filme Vox Lux - O Preço da Fama | Um filme com crise de identidade

Roteirizado e dirigido por Brady Corbet, o mais novo filme de Natalie Portman foi ainda produzido por ela, em conjunto com o ator Jude Law, que também está no elenco, e da cantora Sia, responsável pela composição das músicas que dão o tom a "Vox Lux - O Preço da Fama".

Na onda de "Nasce uma Estrela", "Bohemian Rhapsody" e "Rocketman", Vox Lux é mais uma das produções focadas nos bastidores do mundo da música, da fama e dos grandes artistas. Assim como o primeiro, também é centrado em uma personagem ficcional, Celeste Montgomery (Portman), retratada em diferentes momentos de sua vida, desde a infância até os 31 anos, quando faz um show importante para a carreira.

Law é seu empresário e a irmã da personagem, Eleanor, é interpretada por Stacy Martin. O elenco traz ainda Christopher Abbott, Jennifer Ehle e a jovem Raffey Cassidy, grande destaque em atuação, interpretando a própria Celeste em sua fase adolescente e também a personagem Albertine. A menina é o grande destaque do filme, demonstrando competência na interpretação de duas personagens diferentes e incorporando bem as personalidades de ambas – que, embora tenham algumas semelhanças, são bem diferentes.

voxlux3 3895f

O mesmo não se pode dizer de Natalie Portman, por outro lado. Para quem interpretou personagens tão complexos como ela fez em filmes como Cisne Negro, para citar apenas um exemplo, o trabalho em Vox Lux não é exatamente o auge da carreira da atriz.

Especialmente nos constrangedores momentos em que ela se apresenta nos shows da personagem, a performance é deveras embaraçosa e fica devendo e muito. Não deve ser fácil interpretar um artista em palco, isso é fato. Mas a gente sabe que a atriz pode fazer melhor, daí a decepção.

A decepcionante superficialidade da personagem talvez contribua com essa impressão, uma vez que, em sua fase adulta, Celeste se torna uma pessoa irritante, confusa, perturbada e tudo isso o que se espera de uma legítima celebridade.

voxlux2 eeb84

É esse, afinal, o ponto principal do filme. Mas não vamos colocar o show à frente do ensaio, ou o carro na frente dos bois. Começando do começo:

Um tiro certeiro

Não é apenas no contexto de filmes sobre música e celebridades que a história do longa-metragem se encaixa. "Vox Lux - O Preço da Fama" estreia no Brasil em um delicado momento, quando o país ainda digere o tiroteio em uma escola de Susano (SP), na qual morreram 10 pessoas – entre elas os dois jovens que abriram fogo contra os alunos e professores.

A coincidência é que a história do filme começa justamente com cenas fortes quanto a isso. Um colega de classe de celeste invade a escola, atira na professora e fuzila os colegas, acertando de raspão a protagonista, que se torna a única sobrevivente da sala. É durante uma cerimônia em homenagem aos colegas que a artista nela desabrocha. Sua canção em referência ao episódio viraliza e, embarcando na fama da tragédia, ela se torna nacionalmente conhecida.

voxlux1 870bd

Se tivesse se concentrado apenas nisso – nos efeitos do ocorrido sobre a menina e sua família, nos desdobramentos da fama derivada da tragédia, na era da viralização e do sucesso repentino – talvez o resultado fosse muito mais consistente e o roteiro teria conseguido sair um pouco mais do lugar comum.

Teria feito isso, inclusive, passando a mesmíssima mensagem que se propõe a passar – a do preço da fama, que parece roubar um pouco a alma daqueles que a alcançam. O grande problema do filme é que, para explicar detalhadamente sua proposta, a trama vai por um caminho mastigado demais, mostrando uma fase da vida da personagem principal que não precisava ter sido retratada para provar seu ponto.

A fase adulta da protagonista poderia ter sido simplesmente cortada do filme sem nenhum prejuízo, uma vez que tudo o que acontece da segunda metade para a frente apenas reforça insistentemente um mesmo aspecto. 

A história, que começa extremamente interessante e muito bem construída, acaba com isso se perdendo um pouco e caindo no lugar comum. Não faltam por aí retratos de como a fama “estraga” as pessoas. Nem todos os casos, no entanto, são relacionados a um tiroteio com assassinatos em massa em uma escola, e isso sem dúvida poderia ter sido melhor explorado pelo diretor e roteirista.

voxlux4 5e6da

Uma pena, já que o filme não se destaca tanto no que diz respeito à trilha sonora, que é onde ele parece se esforçar mais. O figurino, pelo menos, é caprichado, assim como a cenografia e toda a parte técnica de maquiagem e iluminação também, mas nada disso compensa as grandes falhas no roteiro – as ausências de personagens como os pais das meninas, a permissividade excessiva e as inserções desnecessárias como a da própria Albertine, que cai completamente de paraquedas no meio da trama.

E, por mais que a gente adore a voz do Willem Defoe, a narração do ator não faz o menor sentido e nenhuma diferença na forma como os fatos são contatos. Parece, isso sim, mais um recurso para explicar a moral pra quem ainda não tinha entendido.

Não é que o saldo do filme seja inteiramente negativo. "Vox Lux - O Preço da Fama" prende a atenção o tempo todo, é interessante – especialmente na primeira metade! – e traz algumas lições importantes. Poderia ter continuado mais interessante e terminado de uma forma mais atrativa e seria uma pedida melhor se não sofresse desse mal que vem assolando parte da indústria cinematográfica atualmente – de menosprezar a inteligência do público. Mas, se a redundância não for um problema para você, siga em frente e aprecie o bom trabalho da jovem Raffey Cassidy e colegas de elenco!

The Dirt – Confissões do Mötley Crüe | Trailer legendado e sinopse

Baseado na autobiografia best-seller de 2001, The Dirt – Confissões do Mötley Crüe retrata sem censura uma história de sexo, drogas, rock 'n roll e fama, e o alto preço a pagar por uma vida de excessos. O diretor Jeff Tremaine (cocriador de Jackass e diretor de Vovô Sem Vergonha) mostra como Nikki Sixx (Douglas Booth), Mick Mars (Iwan Rheon), Tommy Lee (Colson Baker) e Vince Neil (Daniel Webber) deixaram Sunset Strip para se transformar na banda mais polêmica do planeta.

The Wonders - O Sonho Não Acabou | Trailer oficial e sinopse

Em 1964, logo após os Estados Unidos serem "tomados" pelos Beatles, surge em uma pequena cidade da Pensilvânia os Oneders, mais tarde rebatizado pelo empresário como Wonders. Porém, às vésperas de uma apresentação de calouros, o baterista do grupo quebra o braço, o que faz com que, em cima da hora, um jovem infeliz (Tom Everett Scott) que trabalhava na loja de eletrodomésticos da família seja convidado para substituí-lo. O jovem baterista, um aficionado de jazz, imprime durante a apresentação uma batida mais ritmada no que deveria ser uma balada, causando o descontentamento do vocalista e compositor do grupo (Johnathon Schaech). Mas seu instinto funcionou e a música se torna sucesso nacional, levando o grupo aos primeiros lugares da Billboard.

Fyre Festival: Fiasco no Caribe | Trailer legendado e sinopse

Criado por Billy McFarland e pelo rapper Ja Rule, o Fyre Festival foi promovido como um festival de música de luxo em uma ilha particular nas Bahamas, apresentando supermodelos de biquíni, performances musicais de primeira linha e amenidades luxuosas. Os convidados chegaram para descobrir que a realidade estava longe das promessas.

Minha Fama de Mau | Trailer oficial e sinopse

Na Tijuca dos anos sessenta o jovem Erasmo Carlos alimenta uma paixão: o rock and roll. Fã de Elvis, Bill Haley e Chuck Berry, ele aprende a tocar violão enquanto vive de sonhos, bicos e pequenas delinquências. Sua fama de roqueiro atrai Roberto Carlos , e logo se tornam parceiros e amigos. Um mega sucesso chega com a Jovem Guarda, programa de televisão onde Roberto, Erasmo e Wanderlea são a atração principal. "Minha Fama de Mau" é um mergulho emocionante na música e na vida de Erasmo Carlos que, com cabeça de homem e coração de menino, se tornou o Tremendão, símbolo vivo do rock nacional.