Bruxas e monstros: 10 filmes para você passar a noite em claro neste Halloween

por
Fábio Jordan

31 de Outubro de 2014
Fonte da imagem: Divulgação/Divulgação
Fonte A+ A A-
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 7 min

E o dia mais assustador do ano finalmente chegou. O tão comemorado “Dia das Bruxas” vem cheio de fantasias e diversão, mas não há como não associar a data aos filmes de terror.

Pensando nisso, resolvemos separar alguns filmes protagonizados por bruxas (afinal, é o dia delas) e  outros um tanto assustadores para quem gosta de uma obra mais sinistra e recheado de cenas de horror e sangue.

Vamos começar a lista então com os filmes mais lights. A ordem não significa necessariamente que o primeiro é melhor que o último, ou vice-versa, portanto você pode escolher aquele que mais lhe interessar.

O Mágico de Oz (1939)

bruxa-oz

Uma das bruxas mais clássicas do cinema é a Bruxa Má do Oeste, e ela vem diretamente de O Mágico de Oz. Sabe aquela bruxa verde, feia e nariguda? Pois então, ela é bem dessas aí! E não podemos esquecer também de Glinda, A Bruxa Boa do Norte, a mais poderosa feiticeira de Oz.

Malévola (2014)

malevola

Apesar de Malévola não ser uma bruxa mesmo (na verdade é uma fada), ela merece e muito entrar na nossa lista pois foi uma das vilãs mais surpreendentes dos últimos tempos. Quem assistiu o longa sabe do que estamos falando, né?!

Jovens Bruxas (1996)

Em Jovens Bruxas, uma garota se muda para São Francisco para começar uma vida nova. No colégio onde começa a estudar, ela conhece três meninas que se dedicam a pratica da bruxaria. Quando as quatro garotas fazem amizade e começam a praticar magia juntas, as coisas começam a fugir do controle.

jovensbruxas 47cb3

Esse filme sim, tem bruxas de verdade! E aí, se interessou?

Harry Potter (2001-2011)

Este é um dos que não poderia faltar, né?! Vamos lá, Harry Potter, Hermione, Rony, Bellatrix Lestrange, Dumbledore e Valdemort, precisamos citar mais algum?!

harrypotter

Apesar de ter um protagonista mais jovem, a série de filmes com o personagem de J. K. Rowling tem muita magia, sendo uma das mais marcantes sagas para quem gosta da temática das bruxas.

Elvira: A Rainha das Trevas (1988)

elvira bf61d

Um dos personagens mais famosos do cinema “cult”, Elvira não é necessariamente uma “bruxa”, e nem é tão má assim. Mas é inegável que a personagem de Cassandra Peterson deve ser lembrada aqui porque todo cinéfilo fica babando nas curvas dessa bruxa sedutora.

Filmes para dormir de luz acesa

Bom, agora chega de coisas mais leves e vamos falar de terror. Em qualquer outra data do ano, ver uma obra do gênero sozinho e quando todas as luzes já se apagaram é uma parada realmente desafiadora, mas no Halloween isso é só para os maia corajosos. Vamos  ver alguns filmes assustadores!

Drácula de Bram Stoker (1992)

Para começar com o pé do direito, temos uma obra-prima do terror que mostra como é um vampiro de verdade. A história baseada no livro de Bram Stoker é muito mais sobre os mistérios, o charme e os poderes de Drácula (interpretado por ninguém menos que o genial Gary Oldman), do que sobre uma ficção barata.

dracula b2f54

O filme dirigido por Francis Ford Coppola nos leva a acompanhar as ações malignas do vampiro em uma viagem para Inglaterra, ao mesmo tempo em que acompanhamos um pobre coitado visitante (Keanu Reeves) que se dá mal ao visitar o castelo do mestre das trevas. No elenco ainda tem Anthony Hopkins (como Van Helsing) e Winona Ryder.

Terror em Silent Hill (2006)

Baseado no jogo de mesmo nome desenvolvido pela Konami, o filme mostra a viagem de Rose, uma mãe desesperada, e Sharon, a filha que apresenta alguns distúrbios psicológicos, para a cidade de Silent Hill, local onde elas pretendem encontrar algumas respostas.

silenthill aa4cf

Após um terrível acidente no trajeto, Rose acorda sem saber onde está sua filha. Logo, ela descobre que esse é o menor dos problemas, já que a cidade é assustadora e tem muitos segredos. A história só complica ainda mais quando elas não conseguem contato com Christopher (Sean Bean), o marido que não foi junto e tenta conseguir ajuda com a polícia após perceber que as duas desapareceram.

O vilão do filme é um dos mais escabrosos de todos os tempos, mas o mundo perturbado apresentado no jogo é um dos grandes fatores que deixaram o filme ainda mais legal.

1408 (2007)

Como fazer uma lista com filmes de terror e não colocar algum que seja inspirado nas obras do mestre Stephen King? Difícil! Escolhemos o filme 1408 para aparecer aqui, já que mesmo sendo recente não é um longa-metragem muito conhecido.

1408

Na história, um especialista em desmistificar farsas sobrenaturais, Mike Eslin (John Cusack), decide desafiar os mitos que foram criados em torno do quarto 1408 do hotel Dolphin. Ele é um homem corajoso, mas será que isso vai livrá-lo dos terrores que ali habitam?

Invocação do Mal (2013)

Um dos tantos casos da dupla de investigadores mundialmente renomados Ed e Lorraine Warren. No enredo deste longa, os dois são chamados para ajudar uma família que está sofrendo com uma assombração em uma fazenda no meio do nada.

conjuring-Vera-Farmiga

Ainda que os dois especialistas fossem experientes, eles jamais imaginavam que estariam para enfrentar um dos casos mais perigosos e assustadores de suas carreiras. Um filmão que deu origem ao longa-metragem Annabelle, que está em exibição nos cinemas do Brasil.

Deixe-me Entrar (2011)

Para finalizar, temos um filme misterioso que pode surpreendê-lo. Na trama, você vai acompanhar o dia a dia de um garoto que é atormentado pelos colegas de escola, mas que tem sua vida mudada ao conhecer Abby, uma garota misteriosa que mora perto de sua casa e que talvez possa ajudá-lo.

letmein

Não convém contar os segredos do filme, mas garantimos que ele tem uma boa dose de terror e mesmo tendo crianças como protagonistas, esta obra é um prato cheio para os fãs do gênero.

Por hoje é só. Bom Halloween e tome cuidado com as assombrações!

Fonte das imagens: Divulgação/Divulgação