Música para os ouvidos: Solaris

por
Fábio Jordan

27 de Junho de 2011
Fonte A+ A A-
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

Quando assistimos a um filme, é impossível não perceber que existe uma música acompanhando quase todas as cenas. Alguns longas aproveitam músicas comerciais, outros contam com composições originais. Os títulos que utilizam sons de artistas famosos nem sempre se destacam, isso porque não há nada de inovador. Já os filmes que trazem uma trilha sonora exclusiva são bem atraentes.

Música para os ouvidos: Solaris

Eu, como bom apreciador que sou e viciado em música (de quase todos os gêneros), não poderia deixar de conhecer algumas das melhores trilhas sonoras já feitas para filmes. Claro, não conheço tudo, porém procuro sempre dar atenção especial ao quesito "trilha sonora" dos filmes, o que me levou a conhecer alguns compositores importantes e outros não tão famosos, os quais ganham atenção redobrada por criarem músicas originais, bonitas e ideais para curtir até no cotidiano.

Como nosso blog está começando, decidi criar algumas séries de artigos que sempre teremos no Café com Filme. O primeiro post foi da série "Café com Filme recomenda". Este segundo será da série "Música para os ouvidos", na qual vou mostrar algumas trilhas sonoras e compositores que merecem destaque. O objetivo é que cada série ganhe um novo artigo semanalmente, portanto, se você gostar do artigo de hoje, volte para conferir outro na semana que vem (e se não gostar, volte do mesmo jeito).

Trilha perfeita para um romance espacial

Nosso post de hoje é sobre a trilha sonora do filme Solaris. O longa é de 2002 e conta com George Clooney e a maravilhosa Natascha McElhone (a Karen de Californication). Dirigido por Steven Soderbergh, o longa ganhou prêmios e indicações. Além disso, Solaris foi alvo de críticas dos mais variados tipos, isso porque é um filme do estilo "ame ou odeie". Eu vi o filme há uns seis ou sete anos atrás, mas foi um filme que me chamou a atenção por diversos motivos. Um deles foi a trilha sonora.

A música de Solaris é composta por Cliff Martinez, um cara que trabalha compondo trilhas sonoras. Não há muito que relatar sobre os sons que ele criou para Solaris, apenas que as músicas se encaixam perfeitamente com a história, com os personagens e até com os atores. Confira agora um vídeo disponível no YouTube que mostra uma cena do filme com a música First Sleep:

Talvez esse não seja exatamente o tipo de música que você gosta ou quem sabe você jamais ouviria no dia a dia essa trilha, todavia, os sons presentes nas músicas de Solaris são diferentes de qualquer outra coisa que eu já ouvi e é isso que a faz tão boa. O filme está entre meus favoritos, apesar de não trazer a melhor história ou grandes cenas com efeitos, o longa consegue prender o espectador de uma forma inexplicável. Para finalizar o post de hoje, deixo mais uma música do filme (o nome desta é Can I Sit Next to You) para você ter uma noção do tipo de coisa que vou postar futuramente no blog.

Gostou da trilha? Se sim, confira o trailer e a sinopse do filme clicando aqui.

NOTA: Acertei no palpite. A trilha é realmente muito boa, tanto que o trio de DJs britânicos Above & Beyond utilizou músicas da trilha para seu mais recente set que tocou na rádio BBC Radio One. Caso você goste de música eletrônica, pode conferir o set clicando aqui.

Solaris

Quão longe você iria para ter uma segunda chance?

Diretor: Steven Soderbergh
Duração: 99 min
Estreia: 28 / Mar / 2003