Vai ter Copa: 5 filmes sobre futebol para ver durante o Mundial

por
Douglas Ciriaco

12 de Junho de 2014
Fonte A+ A A-
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 5 min

Entre 12 de junho e 13 de julho, o mundo vai respirar futebol. Neste intervalo de 31 dias, acontecem no Brasil os 64 jogos da 20ª Copa do Mundo, com centenas de atletas se enfrentando pela taça esportiva mais importante do planeta. Se você curte o esporte bretão, nada melhor do que aproveitar os intervalos entre os jogos para viver ainda mais as emoções do mundo da bola.

Para isso, nós selecionamos cinco filmes imperdíveis que, de alguma forma, retratam alguns elementos do universo futebolístico. Eles estão listados de forma aleatória, ou seja, o primeiro não é necessariamente melhor do que o quinto. Quando o juiz erguer o braço encerrando uma partida é hora de dar o play e soltar mais uma película futebolística.

1. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Brasil, 2006)

o-ano

Com roteiro escrito a oito mãos e dirigido por ninguém menos do que Cao Hamburguer, criador e diretor da série “Castelo Rá-Tim-Bum”, “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” trata da história do menino Mauro e se passa no ano de 1970. Como quase todo menino brasileiro, Mauro é fã de futebol e está ansioso pelo início da Copa do Mundo.

Ele é pego de surpresa quando seus pais “saem de férias” inesperadamente, pois são militantes de esquerda e precisam viajar às pressas para fugir da perseguição da ditadura. Mauro é levado para São Paulo a fim de ficar com o avô enquanto os pais viajam, mas o senhor falece no dia da chegada do menino.

A partir de então, ele fica sob os cuidados de Shlomo, um velho judeu, e precisa se adaptar à sua nova realidade. Enquanto isso, o menino vê o desempenho da Seleção no México e aguarda um telefonema dos pais.

2. Fuga Para a Vitória (Escape to Victory, Estados Unidos, 1981)

fuga

Dirigido por John Huston, “Fuga para a Vitória” é um dos títulos mais lembrados quando se fala na mistura de cinema com futebol. Na tela, grandes nomes de Hollywood como Sylvester Stallone e Michael Caine contracenam com craques da bola, como o inglês Bobby Moore e o Rei Pelé.

A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial e o time de astros interpreta prisioneiros aliados em um campo de prisionerios nazista. Na película, o general alemão Karl von Steiner (Max Von Sydow), um ex-jogador de futebol, propõe uma partida entre a seleção Alemã e um time dos prisioneiros aliados, liderados pelo capitão John Colby (Michael Caine).

Porém, enquanto os nazistas pensam em uma vitória para provar sua superioridade, os prisioneiros planejam usar a partida para buscar a liberdade e fugir do campo de prisioneiros durante o intervalo.

3. Hooligans (Green Street Hooligans, EUA e Reino Unido, 2005)

hoolg

Um filme bacana dirigido por Lexi Alexander e indicado para quem se interessa pela cultura de futebol. Na trama, Matt Buckner (Elijah Wood) é um estadunidense que vai até a Inglaterra, na casa de sua irmã, e acaba fazendo amizade com Pete, irmão de seu cunhado.

Pete apresenta o mundo dos torcedores organizados ingleses, regada a muita cerveja, cânticos de torcida e brigas de rua. Apesar da violência, o filme retrata também o código de honra aplicado nesses círculos, oferecendo a Matt e ao espectador boas lições de lealdade.

4. Pelé Eterno (Brasil, 2004)

pele

Outro título imperdível para quem curte futebol é o documentário “Pelé Eterno”, dirigido por Anibal Massaini Neto. Na tela, o que se vê é uma coleção de detalhes impressionantes da carreira de Edison Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, eternizado como o grande camisa 10 da história do futebol.

Entrevista com companheiros de clube, familiares e amigos ajudam a incrementar ainda mais a aura real de Pelé, revelando informações inéditas e reconstruindo momentos marcantes que não foram capturados pelas câmeras, como o mítico gol em que Pelé dá cinco chapéus antes de completar para as redes.

5. Maradona by Kusturica (Espanha e França, 2008)

marado

Se Pelé entra na lista, Diego Armando Maradona não pode ficar de fora dela. Dirigido pelo lendário cineasta sérvio Emir Kusturica, o filme é uma longa entrevista com Don Diego, mostrando uma face mais humana da divindidade argentina, apontados por muitos como a grande ameaça ao posto de Pelé como o maior jogador de todos os tempos.

O filme passa por Argentina, Itália e Cuba, país onde Maradona realizou parte de sua reabilitação para se livrar do vício da cocaína. No país sul-americano, Kusturica investiga as raízes de Diego e, por fim, na Itália, destaca a reverência do povo italiano, em especial os torcedores do Napoli, em favor de D10S.

É lógico que há muito mais filmes sobre futebol que poderiam entrar nesta lista, como “Maldito FC” ou mesmo “Heleno”. Mas estas cinco opções vão levar você por passeios bem interessantes pelo mundo da bola, então… Está valendo!

Douglas Ciriaco

Cê tá pensando que eu sou lóki, bicho?