Crítica do filme A Morte Te Dá Parabéns

Legalzinho, mas ordinário e repetitivo

por
Fábio Jordan

12 de Outubro de 2017
Fonte da imagem: Divulgação/Universal Pictures
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 5 min

☕ Home 💬 Críticas 🎭 Terror

Todo dia é a mesma coisa. Tree acorda, ouve musiquinha de aniversário, sai correndo para a aula, cruza com o professor safado, encontra as amigas fúteis, se sente igual um lixo, vai para a festinha, é perseguida por um assassino com uma máscara ridícula, morre.

Este é basicamente o resumo dos noventa e poucos minutos de “A Morte Te Dá Parabéns”, um filme que você talvez já tenha visto nos cinemas neste ano com o nome de “Antes Que Eu Vá” e que talvez lembre bastante a ideia de “Feitiço do Tempo”.

A premissa é mesma: um dia repetitivo com novas chances para tomar as decisões corretas. Todavia, diferente desses filmes citados, neste terror adolescente — estrelado pela não-tão-conhecida Jessica Rothe — temos uma situação mais bizarra: a morte no dia do aniversário.

Fora isso, a gente tem a adição de um elemento surpresa: um assassino — tão desengonçado quanto o Ghost Face, de “Pânico” — com algum motivo para matar a protagonista. Assim, este filme dirigido por Christopher Landon (que você já conhece de “Como Sobreviver a Um Ataque Zumbi”) mistura um pouco de cada coisa pra dar uns sustos. Se vale a pena? Mais ou menos.

Sério, agora já deu de palhaçada, né?

Bom, se você viu o trailer de “A Morte Te Dá Parabéns”, você já pode dizer que viu quase metade do filme, já que boa parte da trama é reciclagem de um mesmo trecho. Conforme eu comentei no começo do texto, a história se apoia sobre os mesmos fatos e finaliza o ciclo com uma morte.

Sim, este é o principal argumento do filme, então é óbvio que ele vai se repetir várias vezes. Todavia, o problema é a forma como se dá a construção dos fatos. Devido ao conceito mais teen da história, as situações apresentadas são bem cansativas. Assim, com uma montagem preguiçosa e uma trilha sonora irritante, o filme estressa a plateia após três ou quatro mortes.

amortetedaparabens1 39dcd

Então, com alguns minutos de filmes, já fica bem claro que “A Morte Te Dá Parabéns” parece um “Facada” genérico e cheio de clichês. Tudo bem, ele não promete ser nada muito diferente disso, mas a falta de atenção aos detalhes acaba sendo fatal no desenvolvimento do script. No todo, o roteiro de Scott Lobdell se mostra cheio de furos e pouco criativo.

É claro que para entrar na pira de “faça a coisa certa e arrume seu dia”, o filme conta com uma protagonista bem xarope. Ela faz parte dessa receita teen e infelizmente é necessária para amarrar as pontas bem incoerentes da história, só que ainda é difícil aturar a mocinha com suas excentricidades. Na soma, todo esse pacote é bem desgastante para o público.

Toma facada no bucho!

Apesar de tantas mancadas, o filme eventualmente entrega algumas surpresas, principalmente no que diz respeito à identidade do assassino — que é algo que a gente fica matutando desde o primeiro óbito. Uma pena que isso acaba acontecendo muito tarde, quando o espectador já está mais cansado do que a protagonista de tanto repeteco.

É bom ver que o assassino é bem motivado e, mesmo levando uns tombos, se empenha para matar a protagonista várias vezes e de todas as formas. É legal que muitas dessas cenas são angustiantes, ainda mais quando a pobre coitada da Tree fica encurralada e só aguarda a terrível e fatídica morte do dia.

amortetedaparabens2 ff17b

Para tantos acidentes, facadas e desventuras, o filme se apoia muito sobre os efeitos especiais, que até são bem convincentes. O principal segredo está sempre no fim do dia, quando a morte vem e apresenta alguma cena nova. É nessa hora que o filme deixa de ser um mero título de terror e tenta mostrar alguns truques novos. Até que dá certo em determinadas partes.

Então, se a tua pira é um terror com um assassino cheio de vontade para fazer maldade e com mortes surpreendentes, pode ser que “A Morte Te Dá Parabéns” seja o pedaço de bolo ideal. Agora, se você quer uma parada mais ousada e menos teen, aí pode pular esse lançamento, pois ele é bem repetitivo.

Fonte das imagens: Divulgação/Universal Pictures

A Morte Te Dá Parabéns

Morte certa, hora incerta

Diretor: Christopher Landon
Duração: 96 min
Estreia: 12 / out / 2017