Crítica do filme Elementos

Bonita animação para aquecer o coração

por
Fábio Jordan

21 de Junho de 2023
Fonte da imagem: Divulgação/Walt Disney Studios
Fonte A+ A A-
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 6 min

☕ Home 💬 Críticas 🎭 Animação

Brinquedos, insetos, monstros, peixes, heróis, carros, ratos, robôs e até o interior do nosso cérebro. Estes são alguns dos temas inusitados que a Pixar já usou para nos contar histórias e nos emocionar. São tantas ideias, que a gente fica pensando: ainda tem como surpreender?

A resposta está em “Elementos”, animação que chega aos cinemas neste dia 22 de junho e nos mostra um mundo onde Fogo, Água, Terra e Ar têm formas humanoides a partir de partículas dos elementos. Eles convivem em uma suposta harmonia na Cidade Elemento, onde cada qual tem seu papel ou, ao menos, tenta encontrar seu lugar nesse mundo doido.

Aqui acompanhamos a história de Faísca (personagem feita de Fogo), uma jovem apaixonada por sua família, que trabalha na Loja do Fogo junto com seu pai. Ela tem um temperamento um pouco explosivo, o qual talvez afete seu destino num momento decisivo: a transição da juventude para a fase adulta.

elementos01 388bcFonte: Divulgação/Walt Disney Studios

Do outro lado da trama, conhecemos Gota (personagem feito de Água), um jovem simpático, empático e extrovertido, que ama fazer tempestade em copo d’água e se emociona com qualquer coisa. Com esse jeito fluido, ele vai provar que água mole em pedra dura tanto bate até que fura e vai mexer com a química de Faísca — provando que os opostos se atraem.

Elementos vale a pena?

Elementar, meu caro amigo! “Elementos” é um filme bem-humorado com cenas divertidas e momentos emocionantes que nos fazem refletir sobre nossas personalidades. Como de costume, ele traz uma lição de moral sobre nossas decisões para a vida — e que pode fazer os mais emocionados encherem os olhos de água. Uma boa pedida para crianças e adultos!

🤩 Pontos fortes

  • Mundo imaginário com cores vibrantes
  • Sempre uma boa lição de moral
  • Trilha sonora divertida
  • Ninjas cortando cebola no cinema
  • Criatividade com as leis da física

😕 Pontos fracos

  • Um pouco clichê

Os ventos da mudança

A Pixar teve uma recente onda de marés baixas, com obras que deixaram o público a ver navios, mas são águas passadas, porque “Elementos” diverte até a última gota! Um filme bem construído em história e na parte criativa. Então, pode ter certeza de que onde há fumaça, há fogo! Esta é uma animação para aquecer o coração!

A trama combina as características dos elementos com traços de personalidades humanas, sugerindo que pessoas mais esquentadas são de fogo e outras mais tranquilas são de água. Da mesma forma, o filme lida com a questão das emoções, o que implica na dificuldade de chorar para quem é muito quente.

elementos03 b9287Fonte: Divulgação/Walt Disney Studios

A obra questiona nossos papéis na sociedade, bem como os rumos que tomamos em nossas vidas. Afinal, é difícil seguir as vontades próprias, pois é fácil se sentir como um peixe fora d’água ou, pior, nas situações mais adversas, o fogo pode pegar! E é nessa intersecção química e de personalidade que podemos apreciar uma história talvez até clichê, mas empolgante!

Florescerá uma nova aventura!

Temos aqui um longa-metragem recheado de novas ideias, com gráficos fantásticos (e uma direção de arte caprichada para entregar um mundo que enche os olhos de fascínio) e tudo isso sem deixar de lado questões importantes sobre as leis da física. Pois é, pode parecer bobo falar disso, mas a verdade é que um filme que lida com elementos precisa ter muita coerência!

Afinal, como uma garota que está constantemente em chamas pode passear por aí? Oras, se não fosse uma vestimenta apropriada, Faísca poderia mesmo ser fogo na roupa! No entanto, trata-se de um mundo feito de metal e vidro, em que o fogo até pode interferir quando muito atiçado, mas que em situações corriqueiras não será afetado pelas altas temperaturas.

elementos02 a0f24Fonte: Divulgação/Walt Disney Studios

Por outro lado, há várias cenas engraçadas que Faísca precisa tomar cuidado com suas labaredas para não incendiar o mundo. E são os detalhes mais básicos como a forma de organização da Cidade Elemento até a interação entre personagens que claramente não podem se relacionar que também contribui para um filme bem divertido.

Toda essa trama cheia de reviravoltas é permeada por uma trilha sonora que manda brasa de verdade! E, claro, a dublagem brasileira está perfeita! Enfim, “Elementos” é uma animação diferente de quase tudo que já se viu no cinema, sendo uma boa pedida para ver na telona na companhia do seu amor ou mesmo junto com a família!

Fonte das imagens: Divulgação/Walt Disney Studios

Elementos

Os opostos se distraem...

Diretor: Peter Sohn
Duração: 109 min
Estreia: 22 / Jun / 2023