log in
 

Crítica do filme O Rei do Show

O homem que fez da vida um espetáculo

Nicole Lopes

por
Nicole Lopes

Quinta, 18 Janeiro 2018
Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Fox
amazonprimevideo
Mudar tema Padrão Noturno
Barra lateral X Desativar
Mudar fonte A+ A A-

"O Rei do Show" traz para as telas do cinema a história de P.T. Barnum, empresário americano que criou as apresentações circenses que conhecemos hoje, um espetáculo do início ao fim. A direção do novato Michael Gracey, diretor de produções publicitárias, arranca emoções ao contar a biografia de Barnum e o preconceito que permeiam a vida de quem vive no picadeiro. Porém, desliza em vários clichês.

Sem perder tempo em dramatizar a biografia de Barnum, interpretado por Hugh Jackman (Wolverine: Imortal), a roteirista Jenny Bicks, produtora da série Sex and the City, em parceria com Bill Condon mostram as diversas adversidades que o empresário enfrentou ao longo da vida para se tornar milionário e criador do show business no século XIX.

Pobre e humilhado pela high society, Barnum enfrentou a família do chefe do seu pai para se casar com Charity, interpretada pela atriz Michelle Williams (Sete dias com Marilyn), personagem que mostra como a simplicidade pode gerar mais frutos que o dinheiro.

A parte divertida da trama também fica por conta das filhas do casal, Carolina e Helen Barnum interpretado respectivamente por Austyn Johnson e Cameron Seely, que inspiram o pai a criar o espetáculo circense e o ajudam na procura de pessoas extraordinárias.

oreidoshow1 8b040

A todo momento, os desafios são colocados para Barnum, porém, a energia vibrante do filme não se perde em ficar em cima dos problemas, pois são resolvidos rapidamente em cada canção, o que dá ritmo ao filme sem perder emoção. Sem contar com a produção cinematográfica que podemos comparar à de videoclipes.

Com as canções dos compositores Benj Pasek e Justin Paul, a mesma equipe que venceu o Oscar como melhor trilha sonora original pelo filme  La La Land, "O Rei do Show" conquistou o Globo de Ouro 2018, de melhor canção original com “This Is Me”, musica principal da trama. 

A cena que traz essa canção é marcante durante o filme - sim, chorei. O mérito é da também da atriz e cantora Keala Settle, que interpreta Lettie Lutz, a mulher barbada. Ela realmente emociona o público com sua voz e sua emoção quando a trupe do circo é barrada por Barnum ao entrar na festa de comemoração da cantora famosa de ópera, Jenny Lind (Rebecca Ferguson), por ser considerado um grupo cheio de aberrações.

oreidoshow3 0401d

O que mais encanta em "O Rei do Show" são as composições de imagens, as danças e o figurino, que são de tirar o chapéu. A segunda música do filme na voz de Ellis Rubin, ator que interpreta Barnum jovem, mostra como a presença da luz e a sombra podem ser mágicas - uma das cenas mais lindas do filme.

Contudo, o longa-metragem não deixa de pisar em clichês. O romance da história é um exemplo: o casal Phillip Carlyle (Zac Efron), jovem burguês que virou sócio de Barnum, e Anne Wheeler (Zendaya), que remetem ao amor shakespeariano, amor impossível entre um menino de família rica e uma menina pobre que vive no circo. Outro momento previsível no filme é o próprio desfecho do filme, bastante recorrente em produções do tipo.

Apesar disso, o "O Rei do Show" de Michael Gracey, considerado o primeiro filme do diretor, conquistou olhares e levou ao público a conhecer a história do criador do show business de uma forma mágica e lúdica. Além das músicas, cada cena do filme é encantadora, de forma que podemos até comparar aos desenhos de contos de fadas da Disney.

Fonte das imagens: Divulgação/20th Century Fox

O Rei do Show

Respeitável público, o espetáculo vai começar!

Diretor: Michael Gracey
Duração: min
Estreia: 28 / Dez / 2017

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

Nicole Lopes

À procura do mundo invertido 

Comentários

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.