log in
 

Crítica do filme Peter Pan

Uma boa aventura para a criançada

Fábio Jordão

por
Fábio Jordão

Sábado, 10 de Outubro de 2015
Fonte da imagem: Divulgação/
ap 728x90 data 5463e
Mudar tema Padrão Noturno
Barra lateral X Desativar
Mudar fonte A+ A A-

Hollywood está numa fase de muitos remakes, mas felizmente alguns filmes são repensados para levar novas histórias ao público. Este é o caso do novo "Peter Pan", que tenta dar uma nova origem ao personagem.

Tudo começa num orfanato, onde conhecemos o jovem protagonista (Levi Miller). Ele é um menino sapeca que adora uma boa aventura e, de vez em quando, se vê em encrencas ao fazer o que não deve. Sua história muda quando um barco pirata voador repentinamente começa a sequestrar os pobres órfãos.

A partir daí, somos levados a conhecer a Terra do Nunca. É um lugar muito imaginativo, com cenários inusitados e onde somos apresentados a vários personagens — alguns de longa data — e convidados a embarcar na jornada de Peter Pan em busca de seu destino.

Um deleite para os olhos

Os trailers de Peter Pan já mostravam que veríamos um filme bem focado na parte visual. E a promessa se cumpre perfeitamente. Não há o que reclamar, a obra de Joe Wright é realmente encantadora. Quem imaginaria que esta jornada poderia ser ainda mais empolgante e recheada de ambientes belíssimos?

peterpan1 0f0e7

A representação da Terra do Nunca é fantástica, com direito a cenários paradisíacos e muitos efeitos que ficam bem interessantes com os óculos tridimensionais. A aventura se intensifica conforme Peter Pan vai avançado pelas cavernas, onde tenta fugir do Barba Negra (Hugh Jackman), a imensa floresta habitada pelos nativos — incluindo a Rooney Mara no papel de Tiger Lily — e outros ambientes ricos em detalhes.

O filme fica ainda mais bonito com o desenrolar da história, algo que é muito bem complementado pelos figurinos criativos e personagens caricatos. Algumas ideias foram reaproveitadas de obras antigas, mas, no geral, o filme é muito inovador. A combinação fica perfeita com a trilha sonora muito bem trabalhada.

Atropelo sem necessidade

Apesar do capricho visual, Peter Pan é um filme que se enrola para contar coisas sem grande importância e peca ao ocultar muitos detalhes que poderiam enriquecer a trama. A história é um pouco superficial e o destino do protagonista é bem previsível. Quem pensa que a origem do personagem é recheada de ineditismo pode acabar se decepcionando.

Muitos personagens que deveriam ser melhor desenvolvidos dão espaço para secundários pouco relevantes. O mesmo vale para uma série de acontecimentos que não agregam em nada, de modo que a história se desenvolve de forma apressada e pouco coerente. Ainda bem que as cenas de ação valem a pena e que o elenco é competente em vários momentos — palmas para Jackman que sempre manda muito bem.

peterpan2 dd62e

No fim, nosso amigo Peter Pan não é aquele rapazinho cheio de magia e também não é muito aventureiro. Seu objetivo foge do que poderíamos imaginar para alguém repleto de mistérios e que tem uma grande responsabilidade em suas mãos. Apesar disso, a grande falha aqui é a falta de emoção, pois não há muita sensação de perigo, já que a previsibilidade toma conta.

O novo "Peter Pan" consegue contar uma nova história. Não é exatamente o que muita gente esperava, mas também não é um filme ruim. Vários acertos merecem destaque (e já foram pontuados acima), porém a magia do personagem poderia ser melhor explorada. Um filme mais interessante para as crianças, que não vão dar bola para esses pequenos detalhes.

Fonte das imagens: Divulgação/

Peter Pan (2015)

Toda lenda tem um começo

Diretor: Joe Wright

Duração: 111 min

Estreia: 8 / Out / 2015

Curtiu esse texto? Então deixe seu comentário e aproveita para compartilhar nas redes sociais!

Comentários

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.