Crítica do filme Sem Saída

Uma avalanche de mistério

por
Fábio Jordan

03 de Junho de 2022
Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Studios

Filme exclusivo da plataforma de streaming Star+, o longa-metragem “Sem Saída” é um bom programa para quem gosta de suspense. Diferente de outros títulos com o mesmo nome, aqui não temos nada de ação explosiva, mas sim uma situação em que os personagens realmente estão impedidos de ir a qualquer lugar.

A trama de “Sem Saída” é centrada na jovem Darby (Havana Rose Liu), que está internada em uma clínica de reabilitação, onde ela recebe a informação de que sua mãe está internada num hospital em Salt Lake City. Impedida de sair, ela foge e resolve ir em meio a uma nevasca para rever sua mãe. No entanto, as condições climáticas a levam para uma situação complicada.

No meio do caminho, a polícia informa que não é possível seguir para seu destino, de modo que a jovem tem duas escolhas: voltar para onde veio ou parar numa cabana próxima. Neste cenário, Darby está cercada por desconhecidos e logo ela descobre que algum deles sequestrou uma criança e a mantém presa no veículo.

semsaida01 ded41Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Studios

Assim, toda a premissa do filme se desenrola a partir deste mistério, afinal qual desses sujeitos teria raptado a menina que está trancada na van? Como descobrir a verdade sem colocar sua vida em risco? Este é só o começo de uma série de reviravoltas, com olhares tensos e um clima que, apesar de gelado no ambiente externo, fica cada vez mais intenso.

Suspense simples, mas eficaz

Conforme os anos passam, nós vamos criando expectativas cada vez maiores com os filmes, mas a verdade é que nem todo projeto pode ser mega produzido ou extremamente inovador. A verdade é que saber das limitações e ter noção de que não é preciso entregar algo genial pode ser uma coisa muito boa, pois os riscos são menores quando não há grandes promessas.

Assim, eu já adianto para você que “Sem Saída” joga seguro e, na verdade, esta é a saída ideal para um longa-metragem que não é tão longo, nem muito ambicioso. O que você vê no trailer é exatamente o que você pode esperar do andamento da trama: uma história linear, com uma série de clichês, mas que é bem contada e que surpreende pelas reviravoltas.

semsaida03 8af6fFonte da imagem: Divulgação/20th Century Studios

Mesmo próximo da conclusão, o título consegue ainda ter algumas cartas na manga e manter a gente prestando atenção nos mínimos detalhes. Apesar de não conseguir amarrar algumas pontas dentro da trama e usar de artifícios atemporais, o desenrolar do filme funciona bem e pode ser um bom programa com um cafezinho ou com pipoca.

O diretor Damien Power (de “O Acampamento”) faz um trabalho regular aqui, já que não há cenas mirabolantes para extrapolar, mas ele se aproveita dos truques do roteiro para algumas composições interessantes. Aliás, uma curiosidade é que o filme é baseado no livro homônimo de Taylor Adams, então parte do trunfo do roteiro pode vir da obra literária.

Vale menção para o fato de que a produção é bem caprichada, não se trata de um filme com incríveis efeitos visuais, mas a fotografia em meio à neve e com cenas na penumbra funciona muito bem para dar o tom de suspense. Aliás, novamente uma vantagem de um filme que não pretende ser um blockbuster, quando se tem poucos cenários, fica fácil cuidar dos detalhes.

semsaida03 3053bFonte da imagem: Divulgação/20th Century Studios

As atuações também não ficam por menos, com boas interpretações de todos os atores, o que contribui para um filme sólido e que prende a nossa atenção, já que boa parte da graça está nas insinuações e trejeitos de cada personagem — que são poucos, mas misteriosos, o que permite algumas cenas tensas com diálogos evasivos e olhares dissimulados.

Se você já viu e gostou de filmes como “Estrada Maldita”, “Perigo na Montanha” ou “Perseguição na Neve”, talvez “Sem Saída”, por ser um suspense de temática similar possa vir a calhar para uma noite de frio, que pode acrescentar mais à sua experiência. E se você não viu nenhum desses outros filmes, fica a dica para dar uma chance quando puder.

Fonte das imagens: Divulgação/20th Century Studios

Sem Saída (2022)

Até onde você iria por um estranho?

Diretor: Damien Power
Duração: 95 min
Estreia: 25 / Fev / 2022

Curtiu esse texto? Então compartilhe nas redes sociais!