Crítica Sobreviventes – Depois do Terremoto

Humanidade perdida nos escombros

por
Fábio Jordan

17 de Janeiro de 2024
Fonte da imagem: Divulgação/Synapse
Fonte A+ A A-
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 6 min

☕ Home 💬 Críticas 🎭 Drama

O que você faria em meio a um desastre? Entraria em desespero? Buscaria uma saída lógica em meio ao caos? Ajudaria outras pessoas em situação de vulnerabilidade? Ou quem sabe observaria tudo de forma passiva sem muitas esperanças? Estas podem parecer questões filosóficas, mas frequentemente são pautas para diversas obras audiovisuais.

E não por acaso esses também são alguns dos dilemas abordados em “Sobreviventes – Depois do Terremoto”, filme que nos coloca junto aos moradores remanescentes do Hwang Gung Apartments, o único prédio que ficou em pé após um terremoto de proporções devastadoras na gigantesca Seul. Por ser a única esperança da população local, este espaço privado de alguns poucos apartamentos se torna refúgio e também a única esperança para muita gente.

sobreviventesdepoisdoterremoto 76ba0Fonte: Divulgação/Paris Filmes

Alguns residentes optam por ajudar os necessitados, mas outros acham a situação perigosa e complexa. Assim, pensando na inevitável escassez de insumos básicos para a sobrevivência, os moradores do prédio decidem expulsar os estrangeiros que ali se abrigaram temporariamente. Começa então uma corrida pela sobrevivência e uma guerra não apenas por espaço, mas também por todo tipo de suprimento e, principalmente, por superioridade.

Sobreviventes – Depois do Terremoto vale a pena?

Com atuações potentes que exaltam o drama da situação e colocam as emoções mais primitivas em primeiro plano, “Sobreviventes – Depois do Terremoto” é um filme que entrega boa dose de reflexão, mas sem deixar de equilibrar o ritmo com cenas engraçadas e um tanto inusitadas para um cenário de fim de mundo. Uma boa pedida para quem gosta de filmes que fogem do comum!

🤩 Pontos fortes

  • Atuações marcantes
  • Roteiro foge do óbvio
  • Efeitos visuais impressionam
  • Trilha sonora envolvente
  • Direção marcante

😕 Pontos fracos

  • Tom de humor não combina com a trama

Filme de Desastre, mas focado no drama

Existe toda uma categoria de filmes hollywoodianos dedicados a abordagem de desastres, sejam eles furacões, vulcões, terremotos ou tsunamis. A abordagem vai desde a mais pura galhofa em “Terremoto: A Falha de San Andreas” com Dwayne Johson (vulgo The Rock) até os dramas mais intensos como “O Impossível” com Naomi Watts.

E a verdade é que não existe uma forma correta ou fórmula perfeita, já que alguns desses filmes são fictícios, enquanto outros são baseados em eventos históricos. No caso de “Sobreviventes – Depois do Terremoto”, o título já é bem explicativo: não se trata de um filme sobre o desastre, mas sim com uma abordagem dos eventos posteriores ao desastre, focando muito no drama.

sobreviventesdepoisdoterremoto02 9fd76Fonte: Divulgação/Paris Filmes

Então, se você espera ver cenas do terremoto engolindo toda a cidade, com sequências de destruições apocalípticas, intercaladas por desespero incessante, saiba que o filme coreano não deve atender todas suas expectativas. No entanto, fique tranquilo, as cenas de eclosão estão aqui, tanto para chocar já no começo da história, quanto posteriormente em alguns flashbacks.

E, por sinal, as sequências catastróficas são de altíssima qualidade, com excelentes efeitos especiais, que chocam pela magnitude dos eventos e a riqueza de detalhes com prédios desabando, carros sendo engolidos e outras situações mirabolantes. E fica o alerta para os mais sensíveis: o filme é bastante gráfico, com cenas de violência exageradas e muito sangue.

Utopia de Concreto

Aliás, retornando no tópico da narrativa, muito boa a construção do filme, que mescla cenas presentes, com os momentos derradeiros dos personagens quando estavam presenciando o começo da desgraça. Através desses arcos, o longa-metragem cruza o caminho dos personagens, de modo que logo fica fácil perceber o rumo dessa história.

Todavia, não se engane, mesmo com alguns clichês, o roteiro de Lee Shin-ji e Tae-hwa Eom — este também diretor da obra — surpreende em vários momentos cruciais, inclusive na conclusão. É óbvio que o ponto principal do filme é tratar de situações extremas, não apenas do terremoto, mas principalmente das personalidades fortes e da falta de sensibilidade do ser humano e, nisso, o filme tem muito êxito!

sobreviventesdepoisdoterremoto03 1895fFonte: Divulgação/Paris Filmes

No fim das contas, parafraseando o título americanizado da obra, temos aqui uma verdadeira Utopia de Concreto, em que os humanos pensam que podem se prender a bens materiais e através disso podem ter superioridade aos demais. Contudo, assim como os prédios, a humanidade pode ruir aos poucos quando os alicerces não são sólidos!

Enfim, se você quer fugir do lugar comum, vale a pena dar uma chance para mais uma obra coreana, que, como de costume, aproveita muito as atuações poderosas para nos mostrar mais do que apenas efeitos especiais. E, não se engane, porque se você gosta de ação e aventura, “Sobreviventes – Depois do Terremoto” é um acerto em cheio, ainda mais se visto na telona!

Fonte das imagens: Divulgação/Synapse
Diretor: Tae-hwa Eom
Duração: 130 min
Estreia: 18 / Jan / 2024