log in
 

Listas

A República é velha, mas o cinema é atemporal

Carlos Augusto Ferraro

por
Carlos Augusto Ferraro

Domingo, 17 Novembro 2019
Fonte da imagem: Divulgação/Paramount Pictures
amazonprimevideo
Mudar tema Padrão Noturno
Barra lateral X Desativar
Mudar fonte A+ A A-

É pessoal, quanto mais as coisas mudam, mais elas ficam as mesmas. Em 15 de novembro de 1889 a turma maçônica do quartel resolveu tirar o barbudão que já não aguentava mais tocar o "império". Enquanto "Os Soberanos do Mundo" estavam de boas, lembrando como foi massa o bailão da Ilha Fiscal, Manuel Deodoro da Fonseca juntou uma trupe e partiu de mansinho pra um role em uma praça no centro do Rio.

Como o gole tava curto a turma resolveu fazer calor e quando perceberam tinham iniciado um golpe de Estado político-militar e instaurado a republica presidencialista brasileira. Ao destituir o chefe, o imperador D. Pedro II, a galera do Deodoro assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira. Pedrão tava largado demais, o Deodoro mandou a real e disse para ele "pedir pra sair" e se mandar pro exílio, e o barba tava tão na dele que só disse:

 "Se assim é, será minha aposentadoria. Trabalhei demais e estou cansado. Agora vou descansar"

Com os coroa e a coroa fora, a República começou a tocar os Estados Unidos do Brasil, que desde aquela época pagava pau para gringo. O problema é que mudou tudo e tudo ficou igual e ninguem gosta de levar chibatada, não importa se quem segura o chicote é rei, presidente ou marechal.

Nessa época rolou muito pancadaria pra ver se era melhor apanhar da polícia ou dos bandido. O pior é que a turma do Deodoro tinha zero paciencia e se você reclamasse da desigualdade social, dos aumentos nos impostos, do racismo, da zoeira na política e outras coisas que já não afligem mais a nossa grande nação era só questão de tempo até a matadeira assobiar. Por conta de tudo isso é difícil enteder bem a República Velha, e olha que nem estamos falando de Star Wars, siths e jedis

Para ajudar vocês a entenderem um pouco mais do tumulto que foi essa parada, que só foi terminar quando deram outro golpe lá em 1930, a gente preparou uma listinha de filmes que retratam um pouco do clima e dos conflitos que rolaram durante toda a República Velha. Daquele pessoal antivacina e os corre que o Oswaldo Cruz teve que dar, até os massacres de Canudos e do Contestado com seus Inri Cristo da depressão, ou ainda a Revolução Federalista que literalmente deixou muita gente degolada pelos pampas.

Fonte das imagens: Divulgação/Paramount Pictures

Policarpo Quaresma, Herói do Brasil

Quaresma era antes de tudo brasileiro...

Comédia de Paulo Thiago
O major Policarpo Quaresma é um sonhador. Um visionário que ama o seu país e deseja vê-lo tão grandioso quanto, acredita, o Brasil pode ser. A sua luta se inicia no Congresso. Policarpo quer que o tupi-guarani seja adotado como…

com Paulo José Giulia Gam Chico Díaz

Baile Perfumado

Juiz e delegado que não fizer justiça só tem um jeito: passar ele na espingarda!

Drama de Paulo Caldas, Lírio Ferreira
 Amigo íntimo do Padre Cícero (Jofre Soares), o mascate libanês Benjamin Abrahão (Duda Mamberti) decide filmar Lampião (Luís Carlos Vasconcelos) e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. Após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente…

com Duda Mamberti Luiz Carlos Vasconcelos Aramis Trindade

Guerra de Canudos

O sertão vai virar mar

Drama de Sergio Rezende
 Em 1893, Antônio Conselheiro (José Wilker) e seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e decidira por enviar vários destacamentos militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio…

com José Wilker Cláudia Abreu Paulo Betti

Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro

Justiça extrema é injustiça

Drama de Helder Martins de Moraes
 A primeira metade da vida e da obra religiosa da figura polêmica e excêntrica de Cícero Romão Batista, mais conhecido como Padre Cícero, um padre que sempre exerceu suas funções às margens das diretrizes da Igreja Católica, tornando-se um personagem…

com Joffre Soares Cristina Aché Rodolfo Arena

A Cabeça de Gumercindo Saraiva

Não se gasta polvora com chimango!

Guerra de Tabajara Ruas
Em 1895 no final da Revolução Federalista, o capitão rebelde Francisco Saraiva e cinco cavaleiros cruzam o Rio Grande numa exasperante caçada para resgatar a cabeça de Gumercindo Saraiva, cortada pelos legalistas e levada à capital pelo major Ramiro de…

com Murilo Rosa Leonardo Machado Marcos Verza

A Guerra dos Pelados

"Hoje, contestado que foi império, é um cemitério sem nome e sem cruz"

Guerra de Sylvio Back
Durante a campanha do Contestado, sangrento conflito de fronteiras que tumultua o interior catarinense - de 1912 a 1916, a concessão de vasta extensão de terras a uma companhia ferroviária desaloja os posseiros que, formando um exército — chamado de…

com Átila Iório Jofre Soares Stênio Garcia

O Preço da Paz

A última viagem do Barão do Serro Azul

Guerra de Paulo Morelli
A verdadeira história do Barão de Serro Azul, um homem que, durante a Revolução Federalista, pagou aos revolucionários Maragatos para que não destruíssem Curitiba. O Preço da Paz conta a saga do Barão do Serro Azul, um homem de princípios…

com Lima Duarte Herson Capri Giulia Gam

Sonhos Tropicais

Movimentos antivacina

Drama de André Sturm
 Em 1889 chega ao Rio de Janeiro no mesmo navio o sanitarista Oswaldo Cruz (Bruno Giordano), que retorna ao país após anos de estudo na Europa, e a jovem Esther (Carolina Kasting), polonesa que veio ao Brasil na promessa de…

com Carolina Kasting Bruno Giordano Lu Grimaldi

O Auto da Compadecida (2000)

Não sei, só sei que foi assim!

Comédia de Guel Arraes
No vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba, João Grilo e Chicó , dois nordestinos sem eira nem beira, andam pelas ruas anunciando A Paixão de Cristo, "o filme mais arretado do mundo". A sessão é um sucesso, eles conseguem alguns…

com Matheus Nachtergaele Selton Mello Rogério Cardoso

Eternamente Pagú

Esse crime, o crime sagrado de ser divergente, nós o cometeremos sempre

Biografia de Norma Bengell
Fim dos anos vinte, Pagú ainda não tem vinte anos e já encanta os meios intelectuais avançados de São Paulo, da mesma forma que escandaliza os conservadores. É apresentada aos membros da ala radical do movimento modernista, liderada por Oswald…

com Carla Camurati Antônio Fagundes Otávio Augusto

A Luneta do Tempo

A estreia de Alceu Valença como diretor.

Drama de Alceu Valença
A Luneta do Tempo, filme de estreia do grande cantor e músico brasileiro Alceu Valença, é um drama musical que utiliza mitos populares da cultura brasileira para narrar uma historia cheia de encontros e desencontros, traições e amores, crimes e…

com Irandhir Santos Hermila Guedes Servilio Holanda

Os Últimos Cangaceiros

Confira o trailer deste filme dirigido por Wolney Oliveira

Documentário de Wolney Oliveira
Durante mais de meio século, Durvinha e Moreno esconderam sua verdadeira identidade até dos próprios filhos, que cresceram acreditando que os pais se chamavam Jovina Maria da Conceição e José Antonio Souto, nomes falsos sob os quais haviam reconstruído suas…

com Jovina Maria da Conceição José Antonio Souto

Os Senhores da Guerra (2016)

Dois irmãos. Dois partidos. Uma guerra!

Drama de Tabajara Ruas
OS SENHORES DA GUERRA narra a história verídica dos irmãos Julio e Carlos Bozano, jovens da elite gaúcha no início do século XX, cultos, unidos por profunda amizade, que se enfrentam em lados opostos na guerra civil de 1924, no…

com André Arteche Rafael Cardoso Leonardo Machado

Comentários

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.