5 curtas de diretores famosos que você pode assistir no YouTube

por
Rafael Gazzarrini

21 de Abril de 2014
Fonte da imagem:
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

Hoje em dia, é bem normal que as pessoas recorram à internet para assistir a filmes, seriados e outras produções destes gêneros. Esse tipo de iniciativa não é exatamente lícita, mas nós, do Café com Filme, sabemos que a vida não tá fácil e que nem sempre sobra uma grana bacana para ser investida em cultura – afinal de contas, a cerveja está cada vez mais cara...

Acontece que algumas obras são disponibilizadas de forma oficial e gratuita na internet, como é o caso de alguns curtas feitos por diretores renomados e que foram postados de maneira completa no YouTube (sim, o site de vídeos engraçados da Google apresenta conteúdo de qualidade). Abaixo, você pode conferir cinco produções bacanas e que podem ser “consumidas” sem custo algum.

Ah, e antes que eu me esqueça, esses vídeos estão em inglês, a grande maioria deles sem legendas em português. Além disso, a seleção feita pelo Café é baseada na coletânea montada pelo pessoal do site Taste of Cinema – clique aqui para conhecer quase 30 curtas bem interessantes e de forma gratuita.

1. Muito sangue e fogo

“My Best Friend’s Birthday” é um curta feito por Quentin Tarantino, aquele cara que fez “Djano Livre”, por exemplo, e que enche os seus filmes de sangue e histórias legais. Essa produção era pra ser um filme regular, mas um incêndio acabou com o material gravado e o que sobrou foi a meia hora que você pode assistir acima. Além disso, a história o enredo é um romance contado no estilo “Pulp Fiction”.

2. Um pouquinho de bizarrice

Acima, você vai encontrar uma animação de 1982, feita por Tim Burton, diretor famoso por criar realidades um tanto quanto sombrias e melancólicas. A história, que já é relativamente conhecida por quem admira Burton, conta a trajetória de um garoto estranho chamado Vincent Malloy, que parte em uma espécie de jornada para ser mais parecido com o seu herói, Vincent Price.

3. Agora, um pouco mais de cor

John Lesseter é um diretor premiado e que trabalha com animações, com um currículo que passa por Pixar e Disney – ou seja: ele não é pouca bosta, sendo o responsável por filmes como “Toy Store” e “Carros”. Antes de tudo isso, ele embarcou em algumas aventuras pequenas e o curta “The Adventures of André and Wally B”, de 1984, é um exemplo disso. Confira a jornada dos dois amigos logo acima.

4. Um início...

“Doodlebug”, curta de 1997, é um dos primeiros passos de Christopher Nolan na produção de filmes. O vídeo, que tem quase 3 minutos de duração, mostra um homem adulto acordando como se fosse uma criança. Ele está com o seu corpo pronto para praticamente qualquer coisa, mas é necessário descobrir como o mundo é aos poucos. Apesar de isso tudo parecer bizarro, a histórias de “wild child” estão presentes há tempos na sociedade – e elas dizem respeito a pessoas que foram isoladas da sociedade e do contato humano até a idade adulta.

5. Ciência e loucura, cara

Se você curte o trampo de James Cameron, já sabe que ele investe pesado em histórias de ficção científica. O curta “Xenogenesis” mostra que essa preferência acontece há muito tempo. O enredo, de 1978, se passa em um universo pós apocalíptico e da tentativa de pessoas sobreviverem depois de muita treta. 

Rafael Gazzarrini

Pode me chamar de Rafa, eu ando por aí na minha nuvem dourada.