“Aquarius” é o único filme brasileiro no Festival de Toronto

por
Lu Belin

14 de Setembro de 2016
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 2 min

Entre os dias 08 e 18 deste mês, a capital do Canadá está recebendo o Toronto International Film Festival (TIFF), que neste ano exibe nada mais, nada menos do que 397 filmes. Realizado desde 1976, o evento é conhecido como o “festival de festivais”, pois reúne filmes exibidos previamente em outras seleções cinematográficas. 

A única produção brasileira a entrar na lista desta edição é “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, que também esteve na lista dos possíveis representantes brasileiros no Oscar 2017 e que também fez parte do Festival de Cannes. O TIFF fez inclusive uma entrevista com a atriz Sônia Braga.

O longa-metragem nacional integra a mostra “Contemporary World Cinema” [Cinema Mundial Contemporâneo], que reúne histórias e perspectivas peculiares sobre as mais diferentes questões, bem como produções sensíveis e olhares humanos sobre questões do cotidiano. 

aquarius toronto e32ac

Esta é, no entanto, apenas uma das mostras do TIFF, que também apresenta uma seção de descobertas, festival de rua com exibição dos filmes do festival, além de apresentações, exibição e seleção de curtas-metragens, além de bailes de gala.

A mostra "Next Wave" (Próxima Onda) apresenta produções experimentais, enquanto a "Midnight Madness" traz sessões à meia-noite com filmes de terror, suspense, ação e fantasia. Foi inclusive em uma dessas sessões da madrugada que o festival exibiu nesta terça-feira (13) o filme “Grave”, da diretora francesa Julia Ducournau, que levou algumas das pessoas da plateia a desmaiarem. 

Confira a lista completa de filmes exibidos no festival no site do TIFF.

Veja o trailer de Aquarius

Aquarius

Conflitos diversos estampados em um drama residencial

Diretor: Kleber Mendonça Filho
Duração: 142 min
Estreia: 2 / Sep / 2016
Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.