Ciclo exibe filmes raros de Humberto Mauro na Cinemateca

por
Lu Belin

08 de Novembro de 2016
Fonte da imagem: Cinemateca
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 1 min

A Cinemateca apresenta, de 10 a 20 de novembro, o Ciclo Humberto Mauro, em comemoração aos 100 anos do cineasta Humberto Mauro. Durante o evento, serão exibidos oito dos seus longas-metragens preservados, como “O descobrimento do Brasil” e “Lábios sem beijo”, raridades como os curtas-metragens produzidos para o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), além de uma sessão especial de “Braza dormida”. 

O filme de 1928 foi restaurado pela Cinemateca Brasileira seguindo o método Desmet Colour e sua exibição terá acompanhamento musical da Orquestra Paulistana de Viola Caipira.

brasa dormida02 e0c1b

A revitalização do cineasta foi gestada por Paulo Emilio nos anos 1950. Tal ação afirmativa reconhecia a aplicação de muito do que era visto no cinema mundial em obras brasileiras, na cinematografia de Mauro. Não se sabe se foi em decorrência de Paulo Emilio ou somente percepções concomitantes, contudo foi em Humberto Mauro que o Cinema Novo encontrou sua raiz.

A necessidade de Paulo Emilio em compreender Humberto Mauro e sua obra configura-se de maneira similar à do cineasta em procurar as maneiras possíveis para um cinema brasileiro, de linguagem e expressão próprias. Ver – e rever – o cinema de Mauro é essencial para compreender o cinema brasileiro.

Confira a programação completa da mostra aqui.

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.