Documentário de Sérgio Oliveira recorta um Sertão globalizado

por
Lu Belin

15 de Setembro de 2016
Fonte da imagem: Assessoria/ Aroma Filmes
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

O diretor Sergio Oliveira e a roteirista Renata Pinheiro, parceiros em vários trabalhos recentes como o elogiado longa “Amor, Plástico e Barulho” (2013) e os premiados curtas “Superbarroco” (2008) e “Praça Walt Disney” (2011), fazem estreia mundial do documentário “Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos” na mostra competitiva Première Brasil, do Festival do Rio 2016, em outubro.

O filme, que só entra em circuito comercial no País em 2017, segue a linha experimental da dupla pernambucana e desmistifica a ideia de um Sertão puro, colocando-o no global mediante o registro, em tom fabular, da cultura contemporânea liderada pela cinquentenária orquestra de baile Super Oara, de Arcoverde (PE), em contraste com o chamado “progresso” na região nordestina.

No documentário, duas crianças jogam um minigame de som 8-bit, enquanto retroescavadeiras de uma empreiteira trabalham em uma grande obra. Em Arcoverde, cidade a 250km do Recife, o cruzamento de ruídos eletrônicos com o barulho de máquinas anunciam um novo Sertão, impulsionado pela promessa do progresso da modernidade. No entanto, a globalização sertaneja já era uma realidade cultural há pelo menos meio século.

Retrado de um sertão globalizado e de paisagem mítica transformada

É a partir do mote musical que o inédito documentário “Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos” (PE, 79 min, 2016) reflete outras questões sobre o atual momento do Brasil, em particular do Nordeste. Reconhecidos pela verve experimental de seus filmes, Sergio Oliveira e Renata Pinheiro repetem a parceria desta vez, propondo um corte estético ainda mais arrojado e desafiador em torno desse aspecto.

Concorrente da mostra competitiva Premiére Brasil, do Festival do Rio 2016, de 6 a 16 de outubro, no Rio de Janeiro, o filme pernambucano extrai, como ponto de partida, a incrível história da Orquestra Super Oara, fundada em 1958 pelo músico Egerton Verçosa, mais conhecido como o maestro Beto – uma orquestra de baile que sempre se dedicou ao repertório internacional, sobretudo americanizado e canções românticas. No decorrer das filmagens no local, a matéria-prima acabou por revelar um contexto mais amplo.

Still Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos 82a53

“Fiquei intrigado com o nome dessa orquestra, uma abreviação que ainda tem o ‘super’ na frente. Isso já dá a ideia de um Sertão globalizado existente, de alguma maneira, há muito tempo”, conta o diretor Sergio Oliveira. “Mas esse pontapé inicial é uma das curiosidades dentro de um Sertão pouco conhecido, no qual uma classe média se insere em uma cultura diferente, que nos fazem repensar a pureza cultural que erroneamente se atribuiu ao Nordeste”, complementa.

Longe de fazer uma pesquisa meramente musical ou etnográfica, “Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos” realiza um recorte contemporâneo sobre o Sertão nordestino, enfatizando a transformação da paisagem e suas contradições. Filmado por dois anos e meio (entre 2013 e 2015), em Arcoverde, no Sertão pernambucano, o doc. mostra, em tom fabular, o contraste social de uma cidade tomada por jumentos e motos nas ruas, enquanto a orquestra anima festas de debutantes. A construção lenta – quase parada – de obras como a Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco também é tematizada.

“Nas filmagens, ficamos estupefatos com a quantidade de animais nas ruas. São muitos deles, jumentos, burros, galinhas, cachorros...O documentário foi evoluindo de uma maneira que não poderíamos tirar isso de jeito algum. Percebemos que a moto é o novo jumento. E o jumento somos nós. O jumento é quem não está nessa festa, é o símbolo de resistência”, observa o diretor Sergio.

Still2 Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos f6b31

 A experimentação estética adquire um novo potencial com o tom fabular, que se manifesta através da câmera que acompanha o jumento. Personagem condutor do filme, e também um imigrante à margem da dita prosperidade econômica, ele observa a realidade mais que o homem que o escraviza e, nesse processo de personificação, acaba por interagir em danças e andanças por uma cidade já desmistificada.

A música é outro elemento importante no documentário, funcionando como um ponto de ligação entre o homem e o jumento. Músicas como “New York, New York”, hino na voz de Frank Sinatra; “Smooth Criminal”, de Michael Jackson; “La Vie em Rose”, canção famosa com Édith Paif; e “A Morte do Cisne”, de Tcchaicovsky, compõem a trilha sonora de ar cosmopolita no Sertão. Manifestações populares como o bumba-meu-boi e a participação do grupo Reizado de Caraíbas também participam do longa.   

Produzido pela Aroma Filmes, “Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos” conta com patrocínio do Programa Petrobras Cultural e incentivo do Funcultura/Governo de Pernambuco. 

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.