Especial Halloween: filmes de terror pra ver nesse 31 de outubro

por
Lu Belin

30 de Outubro de 2016
Fonte da imagem: IMDB
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 7 min

Monstros, vampiros, diferentes interpretações do diabo, zumbis, entidades, fantasmas e toda a sorte de criaturas são revividas nesta época do ano - e o cinema vem usando toda a sua criatividade para nos assustar usando esses seres do outro lado do mundo.

Como parte do nosso Especial Halloween, selecionamos algumas das películas de terror favoritos da equipe do Café com Filme como sugestão para você curtir um medo nesse Halloween. Veja a lista e boa sorte!

A Cidade dos Amaldiçoados (1995)

Indicação da Lu Belin

Especialhalloween acidadedosamaldicoados 4b2ae

Filmes de terror não são o meu forte, atualmente, mas quando criança e adolescente lembro que via muita coisa do gênero e gostava muito. E um dos favoritos era esse aqui. "A Cidade dos Amaldiçoados" se passa em uma típica cidadezinha norte-americana chamada Midwich. Algo muito estranho acontece e, de repente, dez mulheres estão grávidas.

Quando as crianças nascem, coisas ainda mais estranhas começam a acontecer, despertando a curiosidade do médico da cidade, Dr. Alan Chaffee (Christopher Reeve), e da cientista Dra. Susan Verner (Kirstie Alley), que se juntam para tentar entender melhor e lidar com o terror que as crianças começam a impor sobre a comunidade.

Dirigido por um dos mestres do terror no cinema, John Carpenter (Christine - O Carro Assassino), o filme é uma refilmagem do "Aldeia dos Amaldiçoados", de 1960. Mesmo com vários furos no roteiro e com diversas limitações por conta da época, ainda é uma excelente pedida para a noite de Halloween.

Colheita Maldita (1984)

Indicação da Lu Belin

especialhalloween colheitamaldita e9191

Um verdadeiro clássico baseado no livro de Stephen King, o filme Colheita Maldita (1984) é o primeiro de diversos filmes com o mesmo título, não necessariamente continuidades. Nos Estados Unidos, se chamava "Children of the Corn" [Crianças do Milho ou Crianças do milharal, em tradução livre].

No longa-metragem, um casal que vive na zona rural é testemunha de um cruel assassinato e decide ir até a cidade mais próxima para chamaro xerife. Quando chegam ao povoado de Gatlin, percebem que o crime que presenciaram é de longe a coisa mais estranha que acontece por lá.

Acontece que a cidade está praticamente dominada por uma criança, o menino Isaac Chroner, que tem um sinistro e misterioso controle sobre as outras crianças da região. Mas não apenas ele decidiu mandar nos coleguinhas: o garoto ordenou que as crianças assassinassem todos os adultos para usar o sangue como adubo para uma colheita que vai libertar uma espécie de entidade.

E aí é claro que quando o casal chega por lá, se torna o mais novo alvo das crianças aterrorizadoras.

Isaac conseguiu convencê-las a assassinarem todos os adultos para um ritual maldito. Na verdade, os sacrifícios são necessários, porque o sangue é utilizado para adubar uma colheita sagrada. E agora só resta ao casal lutar para fugir do mesmo destino.

O Dia da Besta (1995)

Indicação do Carlos Augusto

Especialhalloween odiadabesta b8a2b

Se estamos falando de terror temos que falar do vilão supremo, o Diabo! Vários filmes colocam o tinhoso em primeiro plano, mas um dos meus favoritos é “O dia da Besta”. O filme acompanha a insólita jornada de um trio formado por um padre, um fã de Black Metal e um apresentador de tv que juntam forças para impedir o nascimento do Anticristo.

Com uma mistura bem equilibrada de suspense, aventura e humor, “O Dia da Besta” é uma pérola do gênero que acaba passando despercebida por muita gente.

O Segredo da Cabana (2012)

Indicação do Carlos Augusto

Especialhalloween osegredodacabana 5cfb9

Não sabe qual filme de terror escolher, que tal todos de uma vez só. “O Segredo da Cabana” conta a já batida história de um grupo de jovens cheios de hormônios que resolvem se enfiar em uma cabana no meio do nada até o momento em que uma força sinistra começa a tocar o terror pra cima de todo mundo.

Claro que a história não para por aí, mas nada de spoilers aqui, basta dizer que a cabana realmente tem um segredo é aí que as coisas ficam interessantes. O grande trunfo de “O Segredo da Cabana” é a forma como ele brinca com o gênero, subvertendo tudo que você conhece dos filmes de terror e o desfecho é uma grande ode aos maiores títulos do gênero.

Olhos Famintos (2001)

Indicação do Fábio Jordan

especialhalloween olhosfamintos cfef8

Os filmes de terror geralmente são marcados por clichês, o que inevitavelmente acaba diminuindo a carga de tensão sobre o espectador. Justamente por fugir de alguns padrões é que "Olhos Famintos" acabou chamando minha atenção. Apesar de eu ter visto o filme pela primeira vez quando ainda era pequeno, o longa-metragem estrelado por Justin Long e Gina Philips acabou mexendo bastante com meu imaginativo.

Na trama, dois jovens estão viajando tranquilamente por uma estrada quando são incomodados por um veículo misterioso, que os coloca em pânico. O susto é grande, mas nada de extraordinário acontece e os dois resolvem seguir viagem. Só que eles tiveram a infelicidade de ver o veículo estacionado em outro lugar, então a curiosidade toma conta e eles decidem ver quem era o lunático atrás do volante.

Péssima ideia. A partir desse momento, os dois embarcam numa jornada de pesadelo, quando um ser inusitado começa a persegui-los. Logo, o roteiro é tomado por desespero, desconfiança e mistério. Quem é essa criatura? O que ele deseja? Talvez era melhor não ter mexido com este sujeito perigoso, já que ele tem um olhar faminto. Vejam com bastante atenção e curtam cada momento de tensão. Boa sorte!

Pânico ao Anoitecer (1976)

Indicação do Fábio Jordan

especialhalloween panicoaoanoitecer 1aa6f

Muita gente leva em conta que terror é apenas um gênero composto por filmes de vampiros, bruxas, zumbis ou criaturas bizarras do espaço sideral, mas grande parte dos títulos que integram essa lista são compostos por antagonistas humanos que mostram o pior da humanidade.

Um ótimo título de terror com serial killers é o clássico de 1976 intitulado “Pânico ao Anoitecer” (no original é “The Town That Dreaded Sundown”, que seria algo como “A Cidade que Temia o Pôr do Sol”), que tem uma narrativa bem interessante e transpira terror em cada passo de um assassino real.

Disponível no Netflix, este filme narra os fatos da história de um assassino em série que apavorou a cidade de Texarkana, lá na década de 1940. Num cenário de medo, um Texas Ranger caça o criminoso conhecido apenas como Fantasma, que usa um capuz branco e costuma atacar casais com violência e métodos sinistros.

m cafe 5407e

E aí, já escolheu qual vai ver primeiro? Pegue sua cruz, sua estaca, sua bala de prata, faça seu círculo de sal e boa diversão!

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.