Filmes da seleção de Cannes chegam à Netflix

por
Lu Belin

30 de Junho de 2016
Fonte da imagem: Netflix
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 6 min

Boa notícia para quem acompanha os festivais e costuma lamentar a ausência (ou a demora para chegar) dos títulos nos cinemas brasileiros! Alguns dos mais aclamados filmes do último Festival de Cinema de Cannes entrarão no catálogo da Netflix.

E um dos mais aclamados e comentados no Festival de Cannes 2016, “Divines”, já será disponibilizado com exclusividade para os assinantes Netflix da maior parte do mundo ainda no final deste ano. 

Vencedor da Câmera de Ouro, “Divine” sobrepõe drama, comédia e suspense ao acompanhar a trajetória de Dounia, uma garota forte, porém ingênua, que está disposta a enriquecer a qualquer custo. 

Vivendo em um bairro parisiense dominado pelas drogas e pela religião, Dounia está determinada a conseguir sua fatia de poder e sucesso. Com a ajuda de sua melhor amiga, ela decide seguir os passos de uma respeitada traficante até conhecer um dançarino, cuja sensualidade vira o jogo.

A estreia de Houda Benyamina na direção recebeu elogios da crítica e foi homenageada com a Câmera de Ouro, o prêmio concedido ao melhor primeiro longa de um diretor em uma das seleções do Festival de Cannes. A incrível atuação de Oulaya Amamra como Dounia também foi aclamada pela crítica.

divines1 6950c

"Nós assistimos a 'Divines' antes de o filme ser premiado, elogiado pela crítica e ovacionado em Cannes. Percebemos imediatamente que estávamos diante de um filme extraordinário, e o adquirimos logo de cara", disse Ted Sarandos, chief content officer da Netflix. "É um grande prazer levar filmes incríveis para os nossos assinantes do mundo todo, e estamos muito felizes em poder apresentar o filme de estreia de Benyamina para todos os nossos assinantes."

"As emoções aproximam as pessoas e são um reflexo da sociedade. Graças à Netflix, 'Divines' atravessará fronteiras e o mundo poderá ver esta história universal de amor e amizade", disse a diretora Houda Benyamina. "Estou muito feliz com essa parceria com a Netflix." Assinantes Netflix do mundo todo, exceto da França, vão poder assistir a "Divines" no final deste ano. 

Veja outras aquisições confirmadas da Netflix em Cannes:

Wheelman

Grillo 8374a

Um dos títulos que mais gerou burburinho em Cannes foi Wheelman, filme do diretor Jeremy Rush estrelado por Frank Grillo, com estreia mundial na Netflix já anunciada para 2017. Joe Carnahan (The Grey, The A-Team) está produzindo o filme com a The Solution Entertainment Group, de Myles Nestel, e Grillo, que está fazendo sua estréia produzindo. Wheelman é escrito e dirigido por Jeremy Rush.

The Wheelman é Grillo - um motorista de fuga na corrida contra o tempo depois de um assalto a banco dá errado. Com um carro cheio de dinheiro e sua família na linha, o relógio está correndo para descobrir o que o traiu, e a única pessoa em quem pode confiar é sua filha de quatorze anos de idade. 

Mercenary

Mercenaire2 39f28

Outro filme premiado em Cannes que os assinantes Netflix poderão ver Mercenary (Mercenaire), da diretora francesa Sacha Wolff. O filme acompanha a vida de Soane, um jovem wallisiano da Nova Caledônia que decide se tornar jogador de rugby contra a vontade de seu pai autoritário. Sobrevivendo por conta própria do outro lado do mundo, ele descobre em sua jornada à vida adulta que o sucesso tem seu preço.

Aquarius

aquarius 5eee3

Quem também entrou na lista foi o brasileiro "Aquarius", do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho. A má notícia para nós brasileiros é que o filme não entrará no catálogo brazuca da Netflix – até porque ainda não passou nem nos cinemas –, então teremos que esperar um pouco mais para conferir no streaming. 

Enquanto isso, a galera da América do Norte, Austrália, Nova Zelândia, Ásia, Reino Unido e do restante da América Latina poderão ver em breve a história de Clara, uma viúva de 65 anos, crítica musical aposentada e residente do edifício Aquarius, um prédio de dois andares construído nos anos 40 na Avenida Boa Viagem, em um bairro nobre do litoral do Recife. Todos os outros apartamentos já foram adquiridos por uma construtora que tem outros planos para o terreno, mas Clara se recusa a deixar o local.

The Day Will Come 

Este drama dinamarquês do diretor Jesper Nielsen tem criação e roteiro de Søren Sveistrup, conhecido por séries de sucesso como "The Killing". Ambientado nos anos 60, "The Day Will Come" conta a história de dois irmãos inseparáveis, Elmer e Erik. Aprisionados em um lar para meninos, eles travam uma batalha contra o tirano diretor Heck para conseguir a liberdade. 

Very Big Shot 

Very Big Shot 48242

Filme de estreia do diretor libanês Mir-Jean Bou Chaaya, esta comédia conta a história de Ziad e Joe, dois irmãos que mantêm um pequeno e lucrativo ponto de tráfico de drogas em sua pizzaria em Beirute. Com seu irmão caçula prestes a sair da prisão, eles decidem andar na linha, mas terão que enfrentar a ira de seu fornecedor.

Journey to Greenland 

Comédia francesa dirigida por Sébastien Betbeder. Dois atores parisienses na casa dos 30 anos decidem deixar a cidade e partir para Kullorsuaq, uma das ilhas mais remotas da Groenlândia. Em uma comunidade inuíte, eles aprendem os costumes locais e sua amizade é colocada à prova.

Raman Raghav 2.0 

No suspense do diretor indiano Anurag Kashyap, um assassino em série fascinado por um psicopata dos anos 60 trava uma batalha impiedosa contra um jovem policial. Mas nesse jogo de gato e rato, quem realmente está sendo perseguido?

E estes não são os únicos! Outros títulos exibidos no Festival de Cinema de Cannes ainda estão em fase de negociação com a Netflix. Aguardemos para saber o que mais vem por aí.

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.