“Fogo no Mar” abre o Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba

por
Lu Belin

13 de Outubro de 2016
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 3 min

Seis mostras de cinema, dois panoramas e uma retrospectiva em homenagem a Hector Babenco com filmes em 35mm. O Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba em 2016 acontecerá na próxima semana, entre os dias 20 e 28 de outubro, e passará por quatro salas da cidade trazendo novidades do cinema nacional e internacional gratuitamente ou a preços irrisórios.

Quatro espaços farão a exibição dos filmes do Festival: o Espaço Itaú De Cinema Shopping Crystal, o Cine Guarani (Portão Cultural), a Cinemateca de Curitiba e o Paço da Liberdade SESC Paraná. 

Para abrir a semana de eventos, a organização do festival programou uma sessão exclusiva do premiado documentário "Fogo no Mar", dirigido pelo italiano Gianfranco Rosi. A sessão de abertura será realizada no dia 20 de outubro de 2016, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema - Shopping Crystal. E mais, os ingressos serão baratíssimos: R$ 2 (meia) e R$ 4 (inteira).

O documentário conta a história das imigrações que estão marcando a Europa nos últimos anos e mostra a vida de algumas pessoas diretamente influenciadas pelos processos migratórios.

Outro destaque é o Panorama, dividido em Mundial e Brasil. O internacional vai levar às salas de cinema desde produções como “The Land of The Enlightened”, filmado nos países Afeganistão, Bélgica, Irlanda e Holanda, que conta a história de um grupo de crianças afegãs cava buracos em antigas minas soviéticas e vendem os explosivos para outras crianças que trabalham na mina Lappis Lazulli, até o espanhol “Timecode”, longa-metragem que retrata Diego e Luna, que trabalham numa empresa de segurança em turnos diferentes, mas cujos caminhos começam a se cruzar.

No Panorama Brasil, por sua vez, traz longas metragens de diferentes gêneros e projeções. O destaque da programação nacional vai para o documentário "Cinema Novo", de Eryk Rocha, premiado no Festival de Cannes.

Homenagem a Hector Babenco

Além de exibir longas e curtas-metragens, o Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba homenageia em 2016 o cineasta argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco.

Falecido em julho deste ano, o diretor marcou o cinema nacional ao conduzir algumas das obras nacionais que conseguiram mais projeção internacional.

Bienal Internacional de Curitiba Festival de Cinema Hector Babenco 09e23

Na sessão Retrospectiva, serão apresentados novamente cinco títulos do artista: “Brincando nos Campos do Senhor”, “Ironweed”, “O beijo da Mulher Aranha”, “O rei da noite”, “Pixote, a lei do mais fraco”.

Confira o guia com a programação completa.

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.