Inclusão social: canal MAX exibirá documentário sobre Dorina Nowill em junho

por
Fábio Jordan

14 de Junho de 2016
Fonte da imagem: MAX/HBO
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

A HBO anuncia a estreia de “Dorina – Olhar para o Mundo”, o primeiro documentário brasileiro exclusivo para o canal MAX, no dia 21 de junho às 23h, com audiodescrição.

Produzido pela Girafa Filmes, Dezenove Som e Imagem e Mil Folhas, o longa-metragem conta a impressionante história, tanto pessoal quanto social e política, de Dorina Nowill, grande pioneira na luta pela educação e inclusão social dos deficientes visuais no Brasil e no mundo.

Após a estreia na televisão, o conteúdo também estará disponível gratuitamente na aba Experimente da plataforma HBO GO e no HBO On Demand por meio do NOW na pasta Programas de TV > HBO.

Quem foi Dorina Nowill?

Dorina perdeu a visão aos 17 anos. Porém, o desejo dela em realizar ações em prol dos deficientes visuais superou qualquer adversidade e a incentivaram a buscar os direitos e melhoria de vida deles. Por isso, ela retomou os estudos para se formar como professora no Colégio Caetano de Campos, onde foi a primeira aluna com deficiência visual. E junto a um grupo de alunas criou o “Curso de Especialização para Educação de Cegos”.

dorina0 5a96e

Em 1946, criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil e foi a responsável por trazer a primeira imprensa braile do país para que tivessem mais acesso à leitura e à educação. Neste mesmo ano, conseguiu uma bolsa de estudos nos Estados Unidos para se especializar em educação de cegos. Nesta viagem conheceu o marido Alexander Nowill, com quem teve 5 filhos.

De volta ao Brasil, Dorina viajou o país pela Campanha Nacional de Educação e Reabilitação dos Deficientes Visuais, acompanhando a instalação de instituições especializadas. Também comandou as ações de desenvolvimento de métodos de reabilitação e novas tecnologias. Lutou pelos avanços científicos acerca da visão sub-normal. E presidiu comitês internacionais e conselhos em prol da melhoria de vida do deficiente visual.

Em sua gestão junto ao Ministério da Educação conseguiu que fossem criados serviços de educação para cegos em todo o Brasil e lutou para a aprovação de resoluções para abrir as portas do mercado de trabalho para os deficientes visuais, além de várias iniciativas na área de prevenção e saúde.

dorina1 15947

Dorina Nowill conquistou importantes avanços nos âmbitos da educação, saúde e trabalho para os deficientes visuais, como também foi presidente do Conselho Mundial dos Cegos e discursou na Assembleia Geral da ONU em 1981. Ela faleceu em 2010, aos 91 anos, deixando um vasto legado de inclusão social que merece ser conhecido e admirado.

A realização de um documentário essencial

O projeto foi idealizado pela neta de Dorina, a atriz Martha Nowill, e levou cerca de um ano e meio para ser realizado. Entre os entrevistados estão a família Nowill, integrantes da Fundação, pessoas que tiveram a oportunidade de trabalhar e estudar com ela e o cartunista Mauricio de Sousa, que criou a personagem Dorinha, também deficiente visual, em homenagem a Dorina.

dorina2 b5513

Dorina – Olhar Para o Mundo tem direção de Lina Chamie, que também assina o roteiro junto a Martha Nowill. O documentário, realizado com recursos da Condecine – Artigo 39, é produzido por Roberto Rios, Maria Angela de Jesus, Paula Belchior e Patricia Carvalho da HBO Latin America Originals, e Martha Nowill da Mil Folhas, Lina Chamie da Girafa Filmes e Sara Silveira da Dezenove Som e Imagem.

Você não pode perder o primeiro documentário brasileiro exclusivo para o canal MAX, que resgata a trajetória de Dorina Nowill em sua jornada de consciência e transformação para os deficientes visuais. A estreia acontece no dia 21 de junho, às 23h.

Veja o trailer de Dorina – Olhar para o Mundo

Dorina – Olhar para o Mundo

Confira o trailer deste filme dirigido por Lina Chamie

Diretor: Lina Chamie
Estreia: 21 / Jun / 2016