#JuntosPeloCinema

Campanha une setor cinematográfico na quarentena [vídeo]

por
Fábio Jordan

07 de Julho de 2020
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 2 min

A quarentena de nível nacional, em decorrência da pandemia do coronavírus, tem sido muito complicada para diversos setores. Isso é ainda mais perceptível para o ramo cinematográfico, que está praticamente parado nos últimos quatro meses e o pior: não se vê a possibilidade de retorno à normalidade num futuro próximo.

A indústria do cinema, como um tudo, vem sofrendo muito o impacto dessa situação, mas o cenário também é complicado para nós  — cinéfilos — que adoramos a experiência completa e sentimos tanta falta dos cinemas, não é mesmo? E como fazer para amenizar essa situação?

A boa notícia é que há esperança! Pela primeira vez no mercado brasileiro, profissionais das diversas áreas do setor cinematográfico (exibidores, distribuidores, produtores, criativos e parceiros da indústria) e das mais variadas empresas estão envolvidos em um projeto com o intuito de preparar e implementar a retomada do cinema no Brasil, num movimento chamado #JuntosPeloCinema.

Como funciona o #JuntosPeloCinema?

Para começar, temos uma campanha de comunicação que vem para fortalecer o vínculo entre o cinema e o público. Nesta primeira fase da campanha – ainda com as salas sem atividades de exibição -, mais de 300 veículos de mídia (incluindo o Café com Filme) abrem espaço em suas programações para divulgar o vídeo que reforça os laços do público com o cinema:

Depois, numa segunda fase, um pouco antes da data de reabertura das salas (que será determinada pelas autoridades), haverá a comunicação sobre novos procedimentos que acompanham toda a jornada do espectador dentro do cinema. Os exibidores terão materiais que explicam os protocolos elaborados pelos governos locais — os quais variam de cidade para cidade ou de estado para estado.

Além disso, na terceira fase, o movimento #JuntosPeloCinema prepara o Festival De Volta Para O Cinema, que dará as boas-vindas para o público quando as salas reabrirem. Baseados numa pesquisa de opinião, os idealizadores chegaram a conclusão de que o público tem interesse em rever filmes clássicos, bem como sucessos de bilheteria e crítica. Assim, esses títulos integrarão com as estreias a programação de filmes nas duas primeiras semanas após a abertura.