Leandra Leal dirige documentário sobre primeiras travestis do teatro brasileiro

por
Lu Belin

24 de Junho de 2017
Fonte da imagem: Vitrine Filmes
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 2 min

Na última quinta-feira (22), entrou em cartaz nos cinemas brasileiros, por meio da sessão Vitrine Petrobrás, o longa-metragem "Divinas Divas".

Primeiro trabalho de direção da atriz Leandra Leal, a produção contra a história de Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios, os primeiros homens que se travestiram de mulher nos palcos cariocas nos anos 1960, quando o Brasil vivia sob rígida ditadura militar.

"Em 2014, essas artistas completaram 50 anos de carreira, ainda em atividade como cantoras, atrizes e comediantes. São cinco décadas de dedicação radical ao fazer artístico, em que as Divas assumiram sacrifícios enormes e moldaram seu próprio corpo, num gesto libertário que rompe o limite entre a arte e a vida"

Com o objetivo de apresentar suas trajetórias, a equipe técnica do longa-metragem acompanhou o espetáculo, que atua com lugar central na narrativa do documentário. Nele, elas cantam, interpretam e reelaboram as histórias de suas vidas. O show tem um lugar central na narrativa do documentário.

O show

O show Divinas Divas está em cartaz há dez anos no Teatro Rival Petrobras. Para o filme, foi produzida uma versão comemorativa com uma estrutura à altura do potencial artístico das personagens. Gustavo Gasparani, premiado ator e diretor teatral com fortes vínculos com a tradição do Teatro de Revista, é o diretor convidado a conduzir o espetáculo.

divinasdivas a322d

As apresentações foram realizadas orquestra ao vivo em direção musical do produtor Plínio Profeta. Cinco músicos da nova cena executam no espetáculo alguns clássicos pops junto com músicas marcantes das trajetórias das Divas e uma trilha sonora original composta especialmente para a ocasião. O cenário foi elaborado pelo experiente diretor de arte Cláudio Amaral Peixoto.

Diferentes entre si, cada Diva tem um estilo próprio e ainda assim formam um grupo coeso. As canções são sempre espertamente introduzidas por uma história pessoal que acentua a emoção da música. Os números de plateia são engraçados, irreverentes. O espetáculo tem um visual kitsch e um delicioso ambiente nonsense.

"Divinas Divas" está em cartaz nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Gonçalo, São Paulo e Teresina

Veja o trailer de Divinas Divas

Divinas Divas

Por dentro, todo mundo é uma diva

Diretor: Leandra Leal
Estreia: 22 / Jun / 2017
Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.