A Cinemateca Brasileira realiza, entre os dias 07 e 17 de agosto, a 4ª edição da Mostra 50 Anos Depois celebrando filmes lançados em 1975. Com curadoria de Paulo Sacramento, o evento exibe 44 obras — incluindo longas e curtas brasileiros e estrangeiros — com entrada gratuita.
As exibições acontecem nas salas Grande Otelo, Oscarito e na área externa. Para os filmes nas salas, a retirada de ingressos acontece uma hora antes de cada sessão, enquanto que na área externa, a entrada é livre conforme lotação.
A programação inclui clássicos como Jeanne Dielman (\ Chantal Akerman), Barry Lyndon (de Stanley Kubrick), O Espelho (Tarkovski), O Direito do Mais Forte é a Liberdade (Fassbinder) e Um Estranho no Ninho (do diretor Milos Forman - veja o trailer abaixo).
Além disso, a Mostra terá a exibição de obras brasileiras como Lilian M (de Carlos Reichenbach), Claro (de Glauber Rocha) e O Desejo (de Walter Hugo Khouri). Vale mencionar ainda títulos marcantes como Dersu Uzala (de Akira Kurosawa), Saló ou os 120 Dias de Sodoma (Pier Paolo Pasolini) e Grey Gardens (Albert e David Maysles).
Outros destaques da Mostra 50 Anos de 1975 são:
Debate com Amir Labaki e Lúcio Kodato sobre documentários de 1975;
Exposição de cartazes no Foyer Grande Otelo;
Lançamento de catálogo digital;
Exibição de cinejornais do Canal 100;
Clássico de Chaplin (Em Busca do Ouro) no dia 15/08 na área externa;
E Filmes restaurados em 4K especialmente para esta edição.
Onde será a Mostra 50 Anos Depois de 1975?
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana - São Paulo/SP
Espaços: Grande Otelo (210+4 lugares), Oscarito (104), área externa (300)
Programação Mostra 50 Anos Depois de 1975
Quarta-feira, 07 de agosto
20h30 _ Área externa: Prelúdio Para Matar, de Dario Argento
Sexta-feira, 08 de agosto
18h _ Oscarito: Mundo à Parte, de Arne Sucksdorff
18h _ Grande Otelo: Lição de Amor, de Eduardo Escorel
20h30 _ Oscarito: Sessão de Curtas 1
O Escritor na Vida Pública
Leila Para Sempre Diniz
Mauro, Humberto
Tarumã
Volpi
20h30 _ Grande Otelo: Nashville, de Robert Altman
Sábado, 09 de agosto
16h _ Oscarito: Aventuras de um Padeiro, de Waldir Onofre
16h _ Grande Otelo: Debate – O Documentário em 1975
18h _ Oscarito: Grey Gardens, de Maysles, Hovde, Meyer
18h _ Grande Otelo: O Casamento, de Arnaldo Jabor
20h30 _ Oscarito: Welfare, de Frederick Wiseman
20h30 _ Grande Otelo: Barry Lyndon, de Stanley Kubrick
Domingo, 10 de agosto
16h _ Oscarito: A Lenda de Ubirajara, de André Luiz Oliveira
16h _ Grande Otelo: O Encouraçado Potemkin, de Eisenstein
18h _ Oscarito: Cristais de Sangue, de Luna Alkalay
18h _ Grande Otelo: O Desejo, de Walter Hugo Khouri
20h30 _ Oscarito: Claro, de Glauber Rocha
20h30 _ Grande Otelo: Profissão: Repórter, de Antonioni
Quinta-feira, 14 de agosto
16h _ Grande Otelo: Jeanne Dielman, de Chantal Akerman
18h _ Oscarito: Perdidos e Malditos, de Geraldo Veloso
20h30 _ Oscarito: Dersu Uzala, de Akira Kurosawa
20h30 _ Grande Otelo: Saló ou os 120 Dias de Sodoma, de Pasolini
Sexta-feira, 15 de agosto
16h _ Grande Otelo: Nordeste: Cordel, Repente, Canção, de Tânia Quaresma
18h _ Oscarito: Cada Um Dá o que Tem, filme coletivo
18h _ Grande Otelo: A Última Noite de Boris Grushenko, de Woody Allen
20h30 _ Oscarito: Sessão de Curtas 2
Ecos Caóticos
Hang-Five
Semi-Ótica
Tem Coca-Cola no Vatapá
20h30 _ área externa: Em Busca do Ouro, de Charles Chaplin
Sábado, 16 de agosto
16h _ Oscarito: A Volta da Pantera Cor de Rosa, de Blake Edwards
16h _ Grande Otelo: A Batalha do Chile – Parte 1, de Patricio Guzmán
18h _ Oscarito: Deliciosas Traições, filme coletivo
18h _ Grande Otelo: O Rei da Noite, de Hector Babenco
20h30 _ Oscarito: O Direito do Mais Forte é a Liberdade, de Fassbinder
20h30 _ Área externa: Um Dia de Cão, de Sidney Lumet
Domingo, 17 de agosto
16h _ Oscarito: Tommy, de Ken Russell
16h _ Grande Otelo: O Espelho, de Andrei Tarkovski
18h _ Oscarito: Adoção, de Márta Mészáros
18h _ Grande Otelo: Lilian M (Relatório Confidencial), de Carlos Reichenbach
20h30 _ Oscarito: O Monstro Caraíba, de Julio Bressane
20h30 _ Grande Otelo: Um Estranho no Ninho, de Milos Forman