"Personagem Feminina Pouco Desenvolvida" ironiza machismo no cinema

por
Lu Belin

12 de Julho de 2016
Fonte da imagem: SourceFed
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 2 min

Não é segredo para ninguém o papel coadjuvante das mulheres na indústria cinematográfica. Além de salários menores que os homens, mesmo em personagens com a mesma relevância, elas dirigem menos, roteirizam menos, protagonizam menos. 

E não é pouco: apenas 22% dos 100 filmes com maior bilheteria nos cinemas norteamericanos no ano passado foram protagonizados por mulheres, de acordo com uma pesquisa realizado pela San Diego State University, e apenas 30% dos papéis com fala pertenceram a elas.

Mas não para por aí. Afinal, a gente sabe que mesmo quando protagonizam as produções cinematográficas, elas frequentemente têm suas vidas reviradas por conta de um homem. (Oi, comédias romãnticas e dramas em geral!).

Para satirizar essa triste realidade, o SourceFed criou o vídeo "Personagem Feminina Pouco Desenvolvida", que simula o trailer de um suposto filme que logo entraria em cartaz. 

Confere o vídeo!

O vídeo retrata quatro estereótipos femininos básicos e predominantes nos cinemas:

  • A "Mamãe-urso", que fez 36 anos e perdeu o emprego em Hollywood por ser "muito velha";
  • A "Atrevidinha", que faz o alívio cômico e é sempre solidária com as outras - e que também leva grupos minoritários aos cinemas, por ser negra ou fazer parte de um grupo marginalizados;
  • A "Colírio", uma mulher estritamente dentro dos padrões de beleza, que se faz de durona e é sempre hiperssexualizada;
  • A "Garota Ideal Doida e Alternativa", que serve para consolar os corações partidos masculinos. 

Personagens femininas2 f5b58

A sociedade das Personagens Femininas Pouco Desenvolvidas utilizam até mesmo um "Bechdelômetro" para medir a capacidade da personagem de passar no Teste de Bechdel.

Um tapa na cara do cinema misógino e machista a que estamos acostumados, hein! 

O video original (em inglês, sem legendas) está disponível na página da SourceFed.

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.