Veja o trailer (uma cena de 7 horas) de Ambiancé, filme com 30 dias de duração

por
Fábio Jordan

20 de Abril de 2016
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 2 min

Qual é o maior filme que você já viu na vida? O Senhor dos Anéis? O Hobbit? Os Miseráveis? Bom, essas obras realmente são extensas, mas, em questão de duração, nenhuma chega próximo da proposta de Ambiancé, filme do diretor Anders Weberg.

Ambiancé vem para redefinir o conceito de “longa-metragem”. Estamos falando de um filme extremamente longo, com 720 horas de duração (sim, são 30 dias no total). Ele será exibido uma única vez, sendo que a projeção está marcada para o dia 31 de dezembro de 2020.

Como vai funcionar isso? De acordo com as informações no canal de Weberg no Vimeo, a versão final do filme vai ser exibida simultaneamente em todos os continentes (em salas selecionadas, mas ainda não divulgadas).

Após a exibição de 720 horas contínuas e ininterruptas, a obra será permanentemente deletada. Dessa forma, Ambiancé será o filme mais longo que jamais existiu. É um conceito realmente único, já que vai eliminar da face da Terra o trabalho de longos anos. Pode parecer loucura, mas a arte tem dessas coisas.

ambiance1 d2b89

E o que vai ter nesse filme? Bom, aí que tá a parte legal. O protagonista do filme é o tempo. Ao longo dessas 720 horas, espaço e tempo se entrelaçam em uma viagem que mais parece um sonho que vai além de ambientes comuns. Para tanto, Weberg usa uma narrativa não-linear que vai mostrar apenas imagem em movimento.

O filme tem dois personagens adicionais (interpretados por Niclas Hallberg e Stina Pehrsdotter), mas que não dialogam ou sequer se enquadram na película. Para entender um pouco dessa ideia, você pode ver o trailer no começo do texto, vídeo que tem 7 horas de duração e que dá um gostinho da jornada proposta pelo diretor.

A música de Martin Juhls — também conhecido como Marsen Jules — dá o tom surreal desta obra inimaginável. A promessa é de que um novo trailer (com 72 horas) seja liberado em 2018. Quem está ansioso pela estreia do filme? O que você acha desse conceito diferenciado?