Vídeo desconstrói a épica batalha de Helm's Deep em O Senhor dos Anéis

O canal Nerdwriter1, no YouTube, publicou um vídeo desconstruindo a batalha final de O Senhor dos Anéis fazendo uma explicação de como filmar uma guerra épica e ser bem sucedido.

O autor do vídeo mostra as cenas de luta e comenta sobre como Peter Jackson utilizou o jogo de câmeras e som para criar as cenas. Contendo seis minutos de conteúdo, o vídeo já possui mais de 100 mil visualizações.

Segundo o dono do canal, para criar um momento épico em uma batalha são necesários inúmeros fatores. Dentre eles, um dos mais importantes é saber fazer um contraste funcional.

Exemplificando, o autor mostra como Peter Jackson estabelece este contraste utilizando o som e o teor sentimental nas cenas, como demonstrar passagens de absoluto silêncio e logo em seguida entrar gritos de guerra de um exército orc, ou então mostrar piadas entre os personagens seguidas de choro e sofrimento de um batalhão caído.

Nerdwriter ainda afirma que a estratégia de usar o contraste sonoro nasceu com os antigos filmes de Western, ou bang-bang, onde havia um silêncio por parte dos atores contendo apenas os efeitos sonoros da paisgem, seguido de um grande tiroteio.

O autor mostra também um gráfico de ascenção e decadência do exército dos protagonistas, demonstrando uma forma de brincar com os sentimentos do público. Ao fechar o vídeo, o dono do canal cita o uso da câmera lenta com a trilha sonora e exemplifica com a chegada de Gandalf, o branco, na batalha final.

Assista abaixo ao vídeo do Nerdwriter. A publicação não possui legendas em português, mas é possível entender o conteúdo.

Canal Futura abre edital para seleção de curtas documentais

O Canal Futura abriu as inscrições para o 9º Chamado Público do Futura Para a Produção de Documentários de Curta Duração. Os filmes selecionados entram para a programação do Curtas 2017 e serão exibidos na televisão no Canal Futura e também no Futura Play.

Diferente dos anos anteriores, as inscrições para o seleção 2017 serão realizadas por e-mail. Basta enviar sua proposta para o endereço [email protected] juntamente com a ficha cadastral (Pessoa Física ou Jurídica) e as documentações correspondentes descritas no edital.

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Veja o cronograma:

  • Inscrições (10/01/2017 a 03/02/2017)
  • Análise das propostas (até 16/02/2017)
  • Divulgação dos selecionados no site www.futura.org.br (17/02/2017)
  • Contratação e recebimento da 1ª nota fiscal (20/02/2017 a 10/03/2017)
  • Pagamento da 1ª parcela (em até 15 dias úteis após o recebimento da nota fiscal)
  • Envio do manual técnico para realizadores (até 10/03/2017)
  • Produção dos episódios selecionados (13/03/2017 a 07/07/2017)

Turma da Mônica Jovem apresenta primeira personagem através do YouTube

Anunciado durante a CCXP 2016, o live action da Turma da Mônica Jovem ainda não teve roteiro e ou elenco revelado, mas está com estreia prevista para o segundo trimestre de 2018. Apesar da falta de informações, a primeira personagem do longa foi apresentada de uma forma não muito convencional, através de um canal no YouTube.

Ramona é o nome da integrante da turma e já possui cinco vídeos em seu próprio canal, Ramona TMJ, na plataforma de vídeos. A menina já apresenta seus gostos, sua simpatia e sua individualidade.

Ramona é, na verdade, a atriz Amanda Torre, de 13 anos de idade, que adotou essa responsabilidade de estrelar uma personagem pouco conhecida pelos leitores. Além do canal, a personagem possui um blog e contas no Instagram e Pinterest.

Segundo a divulgação do filme, essa ideia se estenderá para os outros personagens da Turma da Mônica até o lançamento. O restante do elenco ainda não foi divulgado, pois ainda está em processo de casting livre, ou seja, se você deseja participar do teste para fazer parte do filme e tem até 17 anos de idade, basta preencher sua ficha de inscrição.

Brad Pitt e Marion Cottilard vestidos com todo o glamour de Hollywood em Aliados

Ao mergulhar na história vivida pelos protagonistas de “Aliados”, Joanna Johnston imaginou um universo glamouroso no estilo retrô de Hollywood.

A trama começa no ano de 1942 e mostra como os espiões Max Vatan (Brad Pitt) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard) se conheceram durante uma missão para assassinar um embaixador nazista, em Casablanca, no Marrocos. Acontece que os dois acabam se apaixonando.

“O filme tem tantos figurinos e eles contam algo sobre o personagem a cada cena”, diz Marion, em vídeo divulgado pela Paramount. Confira um pouco do processo no vídeo abaixo:

“Vesti a personagem (Marianne Beausejour) com muita seda de qualidade, que possui brilho e movimento”, conta Joanna, que precisava deixá-la linda e misteriosa ao mesmo tempo. Já para o personagem de Brad Pitt, a inspiração veio também da definição de Max pelo diretor Robert Zemeckis, que o classificou como romântico e estiloso. A parceria entre Joanna e o cineasta vem de longa data e inclui vários filmes como “Uma Cilada Para Roger Rabbit”, “De Volta Para o Futuro 2 e 3” e “Forrest Gump: o Contador de Histórias”. Além de Zemeckis, a figurinista já trabalhou com outros diversos diretores renomados e ganhou o Oscar de melhor figurino por “Lincoln”.

“Aliados” estreia em 12 de janeiro e mostra o conflito vivido por Max, que, após ter se casado com Marianne, é informado pela Inteligência Britânica que sua mulher é suspeita de traição por envolvimento com os alemães.

O filme também traz no elenco Lizzy Caplan, Charlotte Hope, Jared Harris, Raffey Cassidy e Matthew Goode.

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“Pluft” é o primeiro filme infantil brasileiro com tecnologia 3D

Rosane Svartman começou a rodar Pluft, adaptação para o cinema da clássica peça de teatro escrita por Maria Clara Machado em 1955. 'Essa é uma história que marcou a vida de muita gente, incluindo a minha. Fala do medo do que é diferente e de como o afeto pode vencê-lo', diz Rosane.

Com produção da Raccord Filmes, coprodução da Globo Filmes e distribuição da Downtown e da Paris Filmes, Pluft será o primeiro longa-metragem infantil filmado em 3D do Brasil. “Achamos que um mundo com fantasmas, piratas, marinheiros e uma menina corajosa pedia o 3D.

É um filme que aborda um universo fantástico e que ganha com esta estética imersiva”, diz Rosane Svartman, que também assina o roteiro, junto com dois especialistas em Pluft: Cacá Mourthé e José Lavigne, que trabalharam por muitos anos com Maria Clara Machado, no Teatro Tablado, no Rio.

Pluft mostra a inesperada amizade entre o fantasma (Cleber Salgado) que morre de medo de gente e a menina Maribel (Lola Belli). Ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau (Juliano Cazarré), que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris.

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Na casa abandonada onde o velho morou Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião (Arthur Aguiar), João (Lucas Salles) e Juliano (Hugo Germano), muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. Eles não chegam nunca e ela acaba conhecendo Pluft e sua família. O ator Gregório Duvivier faz uma participação especial como o apresentador de um show na taverna dos piratas.

Pluft será rodado em duas etapas: quatro semanas agora e outras quatro em abril de 2017. Nessa primeira fase, as locações são Sibaúma, praia deserta no distrito de Tibaú do Sul, no Rio Grande do Norte; e no Rio de Janeiro o colégio Sagrado Coração de Maria, em Copacabana; e o Polo Rio Cine Vídeo.

No texto, a casa onde mora Pluft fica numa praia longe, perdida, de areia branca, mar verde. “Pesquisamos muito pelo Brasil até encontrar Sibaúma, que realmente é um lugar único”, conta Rosane. Na segunda etapa de filmagens, a produção será dedicada às cenas com os fantasmas e efeitos especiais.

Para obter o visual lúdico que queria, a Raccord Filmes vai usar uma técnica de efeito especial original: os fantasmas serão filmados debaixo da água. “Percebemos que este ´truque` é possível! Pluft tem pai e mãe fantasma, nunca foi um menino, portanto tentamos fugir de uma estética mórbida e também de efeitos impossíveis para a realidade de um orçamento de um filme brasileiro. Este efeito, mais artesanal, dá bastante trabalho, mas pelos testes, vai ficar incrível”, afirma Rosane.

“Estamos usando toda a criatividade da direção da Rosane e da qualidade dos técnicos brasileiros. Ou seja, vamos voltar ao melhor de Méliès”, conta Clélia Bessa, referindo-se ao ilusionista francês Marie-Georges-Jean Méliès, que foi um dos precursores do cinema e dos efeitos especiais, no início do século 20.

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O roteiro é um dos pontos altos do filme. “A adaptação para o cinema foi feita com a Cacá Mourthé e o José Lavigne e eles trouxeram para o filme o universo da Maria Clara Machado”, diz Rosane Svartman, que convidou os dois pela história que têm com com a autora e pelo envolvimento deles com esse texto em especial.

Em 1977, sob direção de Maria Clara Machado, Cacá interpretou Pluft e Lavigne, o marujo Julião. Cacá foi Pluft de novo em 1985 e Lavigne participou como ator de outras três montagens, no papel do Tio Gerúndio. Como diretora, Cacá realizou duas montagens históricas da peça, em 2003 e 2013, ambas com Lavigne no elenco.

A trilha sonora original do filme é de Tim Rescala e vai contar com interpretações de Roberto Frejat, Simone Mazzer e do coro infantil da UFRJ, acompanhados de piano, violinos, flautas, contrabaixos, percussão, bateria e trompete. Pluft tem lançamento previsto para o verão de 2018.

Julia Rezende começa a filmar “Como é Cruel Viver Assim”

A cineasta Julia Rezende começou esta semana a rodar seu novo longa-metragem: Como É Cruel Viver Assim, com roteiro de Fernando Ceylão. Segundo a diretora, um projeto completamente diferente de seus outros filmes (Meu Passado Me Condena 1 e 2, Ponte Aérea e Um Namorado Para Minha Mulher).

“Como é Cruel Viver Assim” trata de questões pertinentes à nossa sociedade atual: ética, moral, auto-estima, esperança, violência. “Quatro personagens em busca de um lugar ao sol, quatro solitários incapazes de realizar qualquer coisa que dê sentido às suas vidas empobrecidas e sem rumo. Discutir disso no cinema é uma oportunidade de refletir sobre a falta de perspectiva do momento em que vivemos”, diz Julia, que está filmando em locações em Nilópolis, Marechal Hermes, Centro e Barra.

Produzido por Mariza Leão e Erica Iootty, Como É Cruel Viver Assim tem uma narrativa ácida, que mistura drama, humor e melancolia. Quatro fracassados, interpretados por Marcelo Valle, Fabiula Nascimento, Silvio Guindane e Debora Lamm, decidem fazer algo importante e armam um plano absurdo: seqüestrar um milionário. Mas não têm nenhuma experiência com crimes nem noção do que essa operação pode envolver. O elenco também conta com Paulo Miklos, Otávio Augusto e Milhem Cortaz.

Um pouco da trama

Na história, Vladimir (Marcelo Valle) está desempregado e perdido na vida. Ele vai entrando em um espiral de desespero, que piora cada vez que escuta sua mulher, Clívia (Fabiula Nascimento), dizer que sonha com uma linda festa de casamento. O dinheiro que ela ganha na lavanderia que herdou da tia mal dá pra pagar as contas do mês. Eis que surge Regina (Debora Lamm), uma amiga do casal, e propõe uma virada de mesa.

O plano, tratado como se fosse simples e infalível, é sequestrar seu ex-patrão, riquíssimo. Regina trabalhou na casa dele quatro anos como babá e sabe de cor todos os detalhes de sua rotina. Então, Vladimir resolve arriscar tudo e acha que essa é sua grande oportunidade de realizar algo grandioso e se sentir respeitado pela primeira vez na vida.

Ele convida Primo (Silvio Guindane), um amigo mais enrolado do que ele, para completar o time e os quatro começam a tratar dos detalhes, desde definir o lugar do cativeiro, até em que colchão o seqüestrado vai dormir. Enquanto tomam as providências práticas, revelam-se suas frustrações, ambições e medos.

“Esta história poderia se passar no Rio, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Belém, Nova Iorque. Os personagens vivem sentimentos universais, com toda sua fragilidade. A indefinição espacial se esparrama para uma indefinição temporal, uma vez que estes personagens podem viver tais acontecimentos hoje ou em qualquer outra época”, diz Julia.

“Como é Cruel Viver Assim” será distribuído pela H2O Films e Universal Pictures. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2017.