Entre no clima da Páscoa

Filmes que respiram espiritualidade e religião

por
Lu Belin

13 de Abril de 2017
Fonte da imagem: Divulgação/Paris Filmes
Fonte A+ A A-
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 8 min

Em 2016, o longa-metragem brasileiro “Os Dez Mandamentos - O Filme” conquistou o posto de maior bilheteria da história do cinema nacional, com mais de 11 milhões de ingressos vendidos. Em 2015, o filme “Quarto de Guerra”, dirigido pelo pastor Alex Kendrick, foi um estouro, faturando mais de nove milhões de dólares e liderando as bilheterias norte-americanas.

Estes são apenas dois exemplos de um nicho do cinema que nunca decepciona no quesito faturamento – o dos filmes que se situam entre o religioso e o espiritual, especialmente focados em públicos cristãos.

O mercado dos filmes gospel ou com pegada religiosa se tornou tão lucrativo que até o Nicholas Cage quis tirar uma casquinha com a participação no longa “O Apocalipse”.

filmesgospel oapocalipse a14d2

A mais nova promessa nesse sentido é o longa-metragem “A Cabana", que acaba de entrar em cartaz e já vem lotando salas. Se você ainda não teve a oportunidade de conferir este título, que acaba de ser lançado, aproveite o clima de reflexão dessa Páscoa para curtir outros filmes do gênero gospel – ou similares – que já estão disponíveis já tem um tempo e que a gente listou aqui. Ah, e não deixe de conferir também a crítica do filme “A Cabana”, aqui no Café com Filme!

A Virada

Por Carlos Augusto Ferraro

"A Virada" é o primeiro filme da Sherwood Pictures, a produtora de filmes do ministério da Igreja Batista de Sherwood, e ajudou a estabelecer o tom e qualidade das películas sucessoras do estúdio.

A empresa utiliza, em sua maioria, voluntários em suas produções e no filme "A Virada" (Flywheel) não é diferente, sendo que o carismático Alex Kendrick - o pastor associado de mídia da igreja - age à frente e atrás das câmeras, assumindo o papel principal do filme, além de assinar a direção e roteiro.

filmesgospel avirada ebf6a

Realizado com apenas 20 mil dólares, dinheiro este oriundo exclusivamente de doações, A Virada acompanha a história de “redenção” do desonesto vendedor de carros usados, Jan Austin, cuja personalidade parece ser tão degradada quanto os veículos que ele tenta empurrar para os clientes. Seu comportamento manipulador não se restringe ao pátio da sua concessionária e sua própria família não o reconhece mais.

Quando Austin parece ter atingido o fundo do poço, com o casamento em crise e afundado em dívidas, ele finalmente aceita a mensagem de Deus e resolve parar com suas atitudes desonestas e se arrepende de suas transgressões passadas. Independente do revestimento religioso do filme, "A Virada" é um bom drama que mostra a jornada de redenção de um homem.

No entanto o grande trunfo do filme foi o de estabelecer uma base sólida para a fundação e futuro crescimento da Sherwood Pictures, um estúdio independente que, a cada produção consegue aumentar seu orçamento e faturamento.

"A Virada" custou apenas 20 mil, e arrecadou mais de 37 mil, lucro que financiou o desenvolvimento de "Desafiando Gigantes" e outros filmes que gradativamente aumentam as expectativas do estúdio, culminando na mais recente produção, "Quarto de Guerra" (2015) que teve orçamento de 3 milhões e embolsou mais de 73 milhões nas bilheterias.

Desafiando gigantes

Por Nicole Lopes

Há momentos em nossa vida que tudo parece ir por água abaixo. A vontade de desistir aumenta e o sentimento de medo e a falta de confiança tornam-se companheiros do nosso dia a dia. E aí, o que fazer? Pensando em responder essa pergunta, o filme “Desafiando Gigantes” de Alex Kendrick conta a história de um time de futebol americano que nunca chegou ao título, ou pelo menos por enquanto.

filmesgospel desafiandogigantes 97a7a

Há seis anos atuando como técnico do Shiloh Eagles, Grant Taylor, interpretado por Alex Kendrick, ainda não levou à sua equipe para final, os pais não confiam mais em seu trabalho e problemas em sua vida pessoal levam o treinador a desistir de tudo, pelo menos por um momento. 

Sem esperança e abalado psicologicamente, Grant Taylor se depara com seus fantasmas, ou como ele define, gigantes do medo e do fracasso, que só estão esperando para esmagá-lo. Até que uma mensagem de um visitante muda o seu destino e do seu time. O recado do filme é claro: “Não desista quando você pode ir mais longe”.

Milagres do Paraíso

Por Lu Belin

Não fosse o nome, “Milagres do Paraíso” passaria muito bem despercebido como apenas um drama comum, na maior parte do tempo. Mas, não se engane, trata-se de um filme com uma mensagem muito clara: não deixe sua fé se perder no caminho das pedras. Apesar das dificuldades, Deus vai encontrar uma forma de fazer tudo ficar bem de novo.

filmesgospel milagresdoparaiso 2ef04

Ao menos é essa a interpretação da família Beam, que inspirou o roteiro dessa produção assinada pela diretora Patricia Riggen e protagonizada por Jennifer Garner e Martin Henderson. O filme traz no elenco ainda Kylie Rogers e Queen Latifah, entre outras atrizes talentosas, e conta a história da pequena Anna, que aos 10 anos de idade apresenta sintomas de uma doença rara e incurável.

Vai ser preciso muita fé e muita garra e perseverança dois pra continuarem firmes em busca de uma cura para a filha, enquanto os limites da própria fé em Deus são desafiados. Um filme extremamente emocionante, recomendado para qualquer público, independente da sua crença.

Veja a crítica do filme "Milagres do Paraíso"!

O Céu é de Verdade

Por Fábio Jordão

Todd Burpo é famoso por sua fé, uma vez que ele é o pastor de uma igreja em sua cidade. Apesar de confiar bastante em Deus, ele tem este princípio questionado quando seu filho Colton passa por uma experiência inusitada. O que é tão inacreditável? Basicamente, o menino relata ter visto o paraíso.

filmesgospel oceuedeverdade 8a568

Nesta história incrível sobre crença, o garotinho conta em detalhes sobre sua jornada e revela muitas coisas que ele, sendo apenas uma criança, jamais teria como saber. Essa situação improvável leva Todd e sua família a questionar tudo que tem acontecido em suas vidas.

Apesar da pegada gospel, “O Céu É de Verdade” não é um filme que tenta pregar o cristianismo a todo custo. É um filme sobre religião que mostra ideias da doutrina, mas ele não força a barra na mensagem de conversão. Uma bonita obra, talvez um pouco longa em seu roteiro, porém com lições para pensarmos sobre a sinceridade de nossas crianças.

Confira a critica do filme "O Céu é de Verdade"!

m cafe 5407e

Curtiu a seleção? Já viu algum desses filmes? Tem mais algum título para recomendar? Deixe sua contribuição aqui nos comentários!

Fonte das imagens: Divulgação/Paris Filmes
Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.