Critica do filme A Cinco Passos de Você

A distância entre nós

por
Carlos Augusto Ferraro

22 de Março de 2019
Fonte da imagem: Divulgação/Paris Filmes
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

☕ Home 💬 Críticas 🎭 Opinião

Caminhando sem medo sobre a fina linha que separa o romance do dramalhão, A Cinco Passos de Você traz para as telonas o romance homônimo de Rachael Lippincott. Abusando de clichês, o roteiro de Mikki Daughtry e Tobias Iaconis derrapa em alguns momentos, mas encontra seu caminho na direção dinâmica de Justin Baldoni e elenco afinado comandado por Haley Lu Richardson e Cole Sprouse.

Equilibrando o tom da narrativa com muita habilidade, o filme mistura leveza, sensibilidade e drama, com uma linguagem que expressa bem o  desafio de viver com uma doença crônica e incurável. Dialogando com naturalidade com o espectador, A Cinco Passos de Você não se desprende demasiadamente da realidade - afinal, o amor não cura tudo – preferindo tocar as pessoas com a sua sinceridade.

Tão perto e tão longe

Stella (Haley Lu Richardson) é portadora de fibrose cística - uma doença genética que afeta principalmente os pulmões - e passou sua vida inteira em hospitais por conta de seu tratamento continuo. Totalmente adaptada a uma vida presa em hospitais, a garota não se entrega a melancolia e no melhor estilo geração Z usa a internet para ventilar suas frustrações e compartilhar sua rotina em vídeos sobre sua rotina controlada.

Como era de se esperar, tudo muda com a chegada de um novo paciente. Will (Cole Sprouse) também sobre é portador de fibrose cística, mas diferente de Stella, seu comportamento rebelde e descaso com o tratamento agravam ainda mais a doença. Stella é obsessiva-compulsiva, algo que a ajuda na organização do seu tratamento, totalmente planejado e executado a risca. Enquanto isso, Will é totalmente alheio a tudo isso, aparentemente resignado a sua condição, o jovem não se importa em manter o penoso tratamento apenas para adiar o inevitável.

cincopassos01 447b0

Obviamente as diferenças entre os dois os colocam em rota de colisão e em tempo um aprende com o outro as alegrias de viver e a brevidade da vida como um todo. Entretanto, uma das particularidades da doença é a limitação de contato com outros portadores de fibrose cística, para evitar a contaminação cruzada – pacientes da doença são extremamente suscetíveis a transmissões bacterianas – forçando os dois a manterem no mínimo a seis passos de distância um do outro.

A premissa batida do romance adolescente ganha corpo no contexto da doença. Com momentos leves e outros carregados de dramaticidade, o diretor Justin Baldoni lança mão de vários artifícios para imbuir dinamismo a narrativa, equilibrando bem a realidade e a fantasia romântica. O roteiro tem algumas falhas e apesar de contar com um didatismo inteligente, a narrativa se alonga demais em momentos desnecessários, tornando o segundo ato um tanto arrastado.

cincopassos02 9a544

Cole Sprouse pode ser o maior chamariz, mas o destaque inegável é a Lu Richardson. O carisma da atriz consegue arrancar lágrimas e fazer sorrir. Outro destaque é a presença de Moises Arias, na pele de Poe, melhor amigo de Stella, o jovem tira um pouco do peso do segundo ato que, como dito anteriormente é desnecessariamente alongado.

Cinco espaços entre todas as coisas do mundo para recordar

Difícil não comparar A Cinco Passos de Você com A Culpa é das Estrelas, Um Amor para Recordar e outros romances adolescentes que combinam amor e limitações de saúde. Mesmo assim, A Cinco Passos de Você consegue entregar um filme interessante, mesmo com uma premissa nada inovadora.

O estilo dinâmico e o elenco carismático fazem o filme se destacar mesmo em um subgênero saturado

Mesmo com falhas, o filme se sustenta como uma das boas pedidas para fãs de romances adolescentes. Sem apelar para o dramalhão e sem se deixar levar pela fantasia, A Cinco Passos De Você emociona com sua leveza ao mesmo tempo em que apresenta o lado difícil de viver com uma doença incurável.

Fonte das imagens: Divulgação/Paris Filmes

A Cinco Passos de Você

Um milagre chamado amor

Diretor: Justin Baldoni
Duração: min
Estreia: 21 / Mar / 2019