Crítica do filme A Vida Secreta de Walter Mitty

Aventuras na medida certa

por
Fábio Jordan

27 de Dezembro de 2013
Fonte da imagem: Divulgação/20th Century Studios
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

☕ Home 💬 Críticas 🎭 Opinião

Nunca fui um grande fã do Ben Stiller e não esperava grande coisa deste longa que é estrelado e dirigido por este que, segundo alguns, é o rei da comédia. Entretanto, o filme que aparentava ser um título sem pé nem cabeça acabou se saindo melhor do que eu esperava e, no fim, acabei gostando da proposta, da história como um tudo e peguei certa afeição por Stiller.

Bom, para você que sequer viu o trailer, vou dar uma resumida dos fatos que rolam em “A Vida Secreta de Walter Mitty”. Como você deve imaginar (o título denuncia tudo), a história aqui é centrada em Walter Mitty, um cara que trabalha como diretor de negativos (a seção que é responsável por revelar as fotografia) em uma famosa revista.

A vida de Mitty é a mesma coisa há 16 anos, mas ele gosta do que faz, ainda mais que acaba viajando legal na maionese. A grande sacada do personagem é justamente suas divagações que acabam acontecendo nos momentos mais inesperados. Nos primeiros momentos, logo vemos que o rapaz acaba entrando no mundo do sonhos e pensa que virou um grande herói, um alpinista ou qualquer outra coisa incrível.

Vivendo um pouco nos sonhos e um pouco da vida real, Walter acaba se interessando por Cheryl — uma mulher que acabou de entrar na mesma empresa em que ele trabalha. Ocorre que a vida pacata de Mitty está para mudar completamente, pois uma grande empresa acaba de comprar a companhia que Walter tanto adorava.

walt1c

A treta do filme, no entanto, rola quando Mitty não encontra o negativo que deve ser a capa da última edição da revista. Depois disso, a história foca na vida secreta do personagem, que acaba entrando em uma série de acontecimentos inacreditáveis, quando resolve ir atrás do fotógrafo Sean O’Connell para conseguir o negativo.

É interessante que apesar de ser um filme bem humorado, “A Vida Secreta de Walter Mitty” não é propriamente uma comédia. Há piadas espalhadas ao longo do filme, mas a graça está mais nas divagações do personagem, algo que felizmente é usado de forma moderada e não chega a cansar o telespectador.

A atuação de Ben Stiller não é nada excepcional, mas acredito que todo o esforço dele estava justamente em agir de forma natural, garantindo que o personagem parecesse uma pessoa comum, e não um comediante tentando tirar gargalhadas da plateia. A direção, por outro lado, ficou acima do que eu esperava, sendo muito prazeroso assistir a cada tomada da projeção.

walt2c

Outro aspecto que merece destaque — e que eu fico sempre babando — é a direção de fotografia deste longa-metragem. Cada cenário, cada cena e cada momento escolhido é perfeito para retratar uma vida de aventuras inusitadas. Para ornar com esses ambientes, a trilha sonora escolhida se encaixa perfeitamente e, mesmo contando com algumas canções populares, fica sensacional apreciar o filme.

Uma coisa que me incomodou um bocado foi o ritmo acelerado do longa, algo que acaba acontecendo depois que um ou outro pedaço que foi demasiadamente abordado. De qualquer forma, a história não tem muitos segredos e não é difícil entender a moral por trás do conto. Fiquei um tanto chateado também com a curta participação de Sean Penn.

É interessante notar que uma das grandes sacadas da história dá pra pegar um bocado antes de todo o desenrolar dos fatos, mas isso não é exatamente uma falha do roteiro ou algo que é explicitamente dito, mas quando falamos de Hollywood, podemos esperar algumas coisas que já foram exploradas em outros tantos filmes.

walt3c

No fim, toda a fantasia, a aventura e as piadas acabam levando a uma história muito legal, que, mesmo não sendo a mais espetacular de todas, é muito prazerosa para ver nos cinemas. Meus parabéns ao Ben Stiller e na próxima já não terei uma mesma visão do cara. Fica aqui minha indicação para você que está procurando um filme divertido, engraçado e bonito.

Fonte das imagens: Divulgação/20th Century Studios

A Vida Secreta de Walter Mitty

Pare de sonhar. Comece a viver!

Diretor: Ben Stiller
Duração: 114 min
Estreia: 20 / Dec / 2013