Crítica do filme Desejo Proibido

Tão excitante quanto entediante

por
Fábio Jordan

05 de Abril de 2023
Fonte da imagem: Divulgação/Paris Filmes
Fonte A+ A A-
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 5 min

☕ Home 💬 Críticas 🎭 Drama

Na maioria das minhas críticas, eu gosto de trazer considerações detalhistas sobre os diversos aspectos da obra, indo desde a parte técnica até a própria trama. Contudo, “Desejo Proibido” simplesmente não têm material suficiente para uma discussão aprofundada. Trata-se de um filme raso que tenta se alongar com a desculpa de ser provocativo e sensual.

Ele é caprichado em questões técnicas, que vai desde a ambientação detalhista, trilha sonora original empolgante e, principalmente, uma execução afinada, recheada de cenas próximas, takes em câmera lenta, desfoques sutis e imagens refratadas. Apesar de tudo isso, a história é vazia. O resultado não poderia ser outro: parece um longo comercial de perfume!

Na trama, acompanhamos o romance inesperado de Max (Simone Susinna) e Olga (Magdalena Boczarska). Eles são de mundos conflitantes: ela é uma importante juíza e ele é um turista que está de passagem pela cidade. O que começa com uma troca de olhares acaba virando um romance, mas há um problema: ele é a testemunha em um caso que ela é a juíza. Como se já não bastasse, a coisa fica mais dramática, pois Max tem um passado com a filha de Olga.

desejoproibido01 ddb2fFonte: Divulgação/Paris Filmes

Os grandes dramas de “Desejo Proibido” são esses pequenos conflitos, incluindo os atritos na relação de Max e seu amigo que está passando pelo julgamento. O engraçado é que nada dessa história importa, porque o filme trata tudo de forma tão superficial, que ficamos apenas observando pequenas cenas de discussões intermediadas por longas cenas de sexo.

Desejo Proibido vale a pena?

Tão sensual quanto sacal, o filme “Desejo Proibido” parece não ter um propósito claro e se alonga muito além do que há para contar de fato. Mesmo com uma boa qualidade técnica, o resultado é um monte de cenas longas e sensuais, mas que mais dão sono do que despertam o interesse do público. Talvez, seja o filme ideal para quem gosta de ir namorar no cinema, mas enquanto obra cinematográfica, é um longa-metragem fraquíssimo!

🤩 Pontos fortes

  • Boa trilha sonora

😕 Pontos fracos

  • Parece um comercial de perfume
  • Extremamente longo
  • História muito fraca
  • Entediante

50 Tons de Tédio

É importante enfatizar que, apesar de ter nomes relativamente conhecidos no elenco, a obra polonesa simplesmente não aproveita suas estrelas. Os protagonistas foram claramente escolhidos apenas pelo fator apelativo, já que passam metade do filme se roupas. E eles fazem isso por longas duas horas.

desejoproibido02 34d5eFonte: Divulgação/Paris Filmes

Quero enfatizar que não há qualquer problema em explorar o erotismo, mas quando o filme resolve se vender como um drama com pitadas de romance, esperamos mais do que apenas as cenas de sexo. Essas cenas de drama simplesmente não existem. Felizmente, há alguma química forçada entre o casal protagonista, mas isso não ajuda em nada para fins de trama.

Basicamente, o que temos em boa parte do filme é o ator Simone Susinna fazendo olhares sensuais e exibindo seus músculos durante toda a película. Até parece que a produção quis aproveitar a fama do galã para divulgar a imagem dele e trazer os fãs para ver o rapaz na telona.

Desejo Proibido” chega a esbarrar no limiar entre o sensual e a galhofa, quando temos mais caretas do que resultados convincentes. E aí é que a coisa fica mais parecida com um comercial de perfume, em que não há substância, mas apenas um grande vazio de troca de olhares com uma trilha sonora chamativa.

Aliás, a trilha sonora é talvez o ponto alto de “Desejo Proibido”. Uma pena que não se trata de um CD, pois o resultado até que seria agradável. Então, fica o reforço: se você aprecia seu dinheiro e tempo, eu recomendo que você pule essa experiência no cinema. Caso a curiosidade desperte, você realmente não vai perder nada em aguardar a disponibilidade em algum streaming.

Fonte das imagens: Divulgação/Paris Filmes

Desejo Proibido

Testemunha corrompida, paixão comprometida

Diretor: Tomasz Mandes
Duração: 120 min
Estreia: 6 / Abr / 2023