Crítica O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

É espetacular mesmo!

por
Thiago Moura

17 de Abril de 2014
Fonte da imagem: Divulgação/
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 5 min

☕ Home 💬 Críticas 🎭 Opinião

Essa sequência faz toda a trama da história do cabeça de teia atingir uma profundidade muito maior. Finalmente é mostrado o que aconteceu com os pais de Peter Parker, e qual foi o motivo deles abandonarem o garotinho com seus tios. E descobrimos ainda qual o motivo de Peter Parker ter virado o Homem-Aranha quando picado pelo aracnídio modificado geneticamente, e a razão é bem simples e plausível. 

O filme é relativamente longo (142 min), mas o tempo parece não passar. O ritmo do filme é totalmente descontraído e diverte muito, exatamente como deve ser. É claro que em alguns momentos o expectador vai ficar na ponta da poltrona, totalmente tenso e torcendo pra que tudo dê certo. Bem... nem tudo dá certo.  

A química entre os atores não poderia ser melhor. Andrew Garfield (Peter/Aranha) e Emma Stone (Gwen Stacy) são um casal na vida real também.

joomplu:23

E por essa razão, quando Peter está olhando com cara de apaixonado para Gwen, atravessando a rua sem nem olhar pros lados, você sabe que ele não está interpretando. Apenas deseja estar no lugar desse filha-da-mãe sortudo.

Tanto os efeitos visuais quando os sonoros são muito bons. Toda a magnitude de uma cidade gigante como Nova York está estampada ali na tela, você sente que aqueles prédios são muito altos, que as ruas são enormes entupidas de carros. E ver o Homem-Aranha se jogando em direção ao chão, balançando na teia e pulando como se fosse a coisa mais fácil do mundo é sensacional! E todos os efeitos são bem mais eficientes se você assistir em 3D. Não apenas os elementos sendo arremessados em direção a câmera, mas todos as partículas e detalhes ficam muito mais impressionantes.

Como não podia ser outra pessoa, Hans Zimmer cuida da trilha sonora desse filme também. E os sons acompanham perfeitamente o ritmo de cada cena, tanto que as lutas contra o Electro são literalmente sincronizadas com os movimentos do Faísca. Tudo isso só favorece a ação, algo que os trailers se aproveitam muito bem.

Embora seja um excelente filme, obviamente ele não é perfeito. Muitos chatos dirão que as cenas de ação são muito breves, e pra quem assistiu todos os trailers lançados (sério, se você juntar todos os clipes, metade do filme está ali) não vai ter muita novidade. Porém, as sequências que levam as cenas de ação fazem toda diferença. Meu conselho é não assistir nenhum trailer, ou no máximo um só, dessa forma você vai aproveitar muito mais o filme.

joomplu:2
 

Mas a parte mais decepcionante é o personagem de Jamie Foxx, Max Dillon. O vilão Electro acaba impressionando apenas pelo visual, pois o personagem é exageradamente cômico. No começo você até cria uma empatia por ele, mas com o tempo, cansa.

E muitos podem achar que muitos vilões em um só filme só acaba estragando a coisa toda, pois não é possível explorar cada um deles de forma apropriada. Mas a grande sacada aqui é que os vilões vão ter um filme só pra eles! Então você vai ter muito mais tempo de conhecer todos os dramas de cada um deles, enquanto que em "O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro" você pode curtir só as partes de ação. 

Peter Parker afirma que o Homem-Aranha serve para trazer esperança para o povo, e esse filme cumpre exatamente esse papel. Há esperança de que daqui pra frente os filmes de heróis vão continuar agradando tanto os fãs de quadrinhos quanto os expectadores ocasionais.

joomplu:58

E o filme é recheado de referências pros fãs mais atentos, vale a pena prestar atenção em tudo! 

Em tempo, é importante notar que a cena pós-créditos é um clipe de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. Mas isso não quer dizer que os mutantes vão encontrar o amigo da vizinhança, é apenas um contrato entre os estúdios. 

Parafraseando o filme Uma Aventura LEGO, "Tudo é incrível". Então assista "O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro" o máximo de vezes que puder!

Fonte das imagens: Divulgação/
Thiago Moura

Curto as parada massa.