log in
 

Lista

Filmes para entender a Ditadura no Brasil

Lu Belin

por
Lu Belin

Sábado, 30 Março 2019
Fonte da imagem: Divulgação/Miramax
amazonprimevideo
Mudar tema Padrão Noturno
Barra lateral X Desativar
Mudar fonte A+ A A-

No dia 31 de março de 1964, o então Presidente da República João Goulart, o Jango, deixou Brasília e foi obrigado a recorrer ao Uruguai para fugir da perseguição política e das ameaças que vinha sofrendo. Estabeleceu-se, então, um governo provisório que tinha no topo o presidente da câmara, Ranieri Mazzilli, mas que 15 dias depois deu lugar a um regime militar coordenado por generais do exército.

Foram 21 anos de um governo ditatorial, um que não foi eleito democraticamente, pelo voto. Anos em que, sob a bandeira da manutenção da ordem e do combate a um inimigo imaginário - o comunismo -, membros do exército perseguiam todo e qualquer opositor ao regime. Professores, estudantes, líderes comunitários, sindicalistas, militantes de diversas causas e até mesmo cidadãos comuns simpatizantes ou amigos dos ativistas eram presos, com frequência torturados e mortos pelos perpetradores do regime.

A ditadura no Brasil só terminou em 15 de março de 1985, quando tomou posse o presidente José Sarney. E, por mais que este seja um capítulo da história brasileira que queremos deixar para trás, é preciso relembrar. Não para comemorar, não há nada que celebrar. E sim, para não repetir.

Na época, as artes foram uma importante ferramenta de resistência ao regime militar. E o cinema continuou - e continua, até hoje - contando essa história, sob vários viéses, para garantir que a gente não esqueça, e não repita este erro.

Confira a seguir alguns filmes brasileiros que ajudam a conhecer o período do regime militar e a compreender os efeitos da ditatura no Brasil.

Fonte das imagens: Divulgação/Miramax

Tatuagem

O começo do fim

Drama de Hilton Lacerda
Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências…

com Irandhir Santos Jesuíta Barbosa Rodrigo García

O que é isso, Companheiro?

Um ato ousado em um momento delicado

Drama de Bruno Barreto
Baseado na história real do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra o regime militar instaurado no…

com Pedro Cardoso Fernanda Torres Cláudia Abreu

O Banquete (2018)

Sofocracia

Drama de Daniela Thomas
Fim da década de 80, Brasil. Apesar de ter retornado à democracia, o país ainda vive uma época de extrema instabilidade política e incerteza geral. Em meio a este clima de desconfiança, uma jornalista descobre segredos podres sobre o presidente…

com Drica Moraes Mariana Lima Caco Ciocler

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

O que será do futuro dos nossos filhos?

Drama de Cao Hamburger
1970. O Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro (Michel Joelsas), um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no país: seu…

com Michel Joelsas Germano Haiut Daniela Piepszyk

Marighella

Coragem para resistir

Histórico de Wagner Moura
1969. Carlos Mariguella não teve tempo para ter medo. Por um lado, uma violenta ditadura militar. Na outra, uma esquerda intimidada. Ao lado de revolucionários 30 anos mais jovens que ele e com vontade para lutar, o líder revolucionário optou…

com Seu Jorge Adriana Esteves Bruno Gagliasso

Batismo de Sangue

É melhor morrer do que perder a vida!

Drama de Helvecio Ratton
São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando…

com Caio Blat Daniel de Oliveira Léo Quintão

Zuzu Angel

Desacato é impedir o direito sagrado de uma mãe enterrar seu filho

Drama de Sérgio Rezende
Baseado em fatos reais, conta a história da estilista Zuzu Angel, que teve seu filho torturado e assassinado pela ditadura militar. Ela também foi morta em um acidente de carro forjado pelos militares do exército ditatorial em 1976.

com Patrícia Pillar Daniel de Oliveira Camilo Bevilacqua

Ação Entre Amigos (1998)

Até onde seus amigos estão com você?

Drama de Beto Brant
Lutando contra o regime militar brasileiro, os amigos Miguel, Paulo, Elói e Osvaldo são presos pelas forças de repressão da ditadura em 1971 e torturados durante meses por Correia, responsável pela morte de Lúcia, namorada de Miguel. Vinte e cinco…

com Leonardo Villar Helio Lahal Zécarlos Machado

Que Bom Te Ver Viva

Conheça as mulheres que viveram a história

Drama de Lúcia Murat
Ex-presas políticas da ditadura militar brasileira analisam como puderam enfrentar as torturas e prisões, relatando as situações e como sobreviveram à esse período, onde delírios e fantasias são recorrentes. O filme intercala cenas documentais com um monólogo ficcional, que é…

com Irene Ravache Criméia Schmidt Almeida Maria Luiza Garcia Rosa

Comentários

Este é um espaço para discussão. Você pode concordar, discordar ou agregar informações ao conteúdo, mas lembramos que aqui devem prevalecer o respeito e bom senso. O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Nos reservamos o direito de apagar comentários que não estejam em conformidade com nossos Termos de Uso.