Lei Maria da Penha completa 10 anos e “Vidas Partidas" aborda o tema nos cinemas

por
Fábio Jordan

03 de Agosto de 2016
Fonte da imagem:
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 3 min

Pausa no entretenimento para falar de coisa séria. O filme "Vidas Partidas" está chegando aos cinemas do Brasil neste dia 04/08, sendo uma obra dramática que pretende mostrar a triste realidade de muitas mulheres do nosso país.

Aproveitando que a Lei Maria da Penha - Lei 11.340 (que tornou crime agressões físicas e psicológicas contra a mulher em sete de agosto de 2006) completa 10 anos neste mês, a produtora do filme viu nesta data uma ocasião apropriada para abordar o tema e levar a reflexão ao público, já que há milhares de mulheres nessas condições trágicas.

Para você ter uma ideia, os dados recentes do Mapa da Violência 2015 - Homicídios de Mulheres mostram que a cada duas horas uma mulher é assassinada no Brasil. O país é o quinto mais violento para elas em um ranking de 83 nações que usa dados da Organização Mundial de Saúde.

Segundo a OMS, em uma década - entre 2003 a 2013 - em média, 11 delas foram assassinadas no Brasil todos os dias. De 83 países comparados, o Brasil só está atrás de Rússia (4º), Guatemala (3º), Colômbia (2º) e El Salvador (1º); sendo que 55% dos crimes de violência de gênero no Brasil foram cometidos no ambiente doméstico, onde 33,2% dos homicidas eram parceiros ou ex-parceiros das vítimas.

vidaspartidas 4c370

Protagonizado por Domingos Montagner e Naura Schneider, o longa-metragem “Vidas Partidas", que tem como tema a violência doméstica, aborda de forma realista esse problema latente em nossa sociedade. Com direção de Marcos Schechtman, o filme é uma coprodução da Globo Filmes e Paramount Pictures com distribuição da Europa Filmes.

Para a produtora e protagonista Naura Schneider, “Vidas Partidas” é uma sequência e uma consequência de vários projetos sobre o tema. “Há um tempo eu fiz outro longa-metragem de temática feminina. E, além disso, há cinco anos, filmei um documentário sobre a lei Maria da Penha, para o qual colhi vários depoimentos. A partir daí, eu senti muita necessidade de contar uma história que pudesse discutir essa questão tão importante.”

Na história de "Vidas Partidas", Graça, interpretada por Naura Schneider, é uma mulher bem-sucedida e apaixonada que, depois de alguns anos casada, é vítima de um crime de violência doméstica no Brasil dos anos 80. Domingos Montagner é o marido, Raul, um homem sedutor que, por ciúme, transforma-se em algoz. A relação ardente e passional entre o casal começa a desmoronar quando Raul fica desempregado e Graça avança em sua carreira.

vidaspartidas1 25e14

Para não desequilibrar o relacionamento, ela pede um favor ao ex-marido, que secretamente indica Raul a uma vaga de professor na Universidade. Ao igualar-se financeiramente a Graça, Raul gradativamente torna-se agressivo, as cenas de ciúmes são frequentes e começam as agressões físicas e psicológicas.

Fique ligado aqui no Café com Filme, pois em breve teremos a crítica desta produção nacional.

Veja o trailer de Vidas Partidas

Vidas Partidas

Podia ter sido uma história de amor

Diretor: Marcos Schechtman
Duração: 90 min
Estreia: 4 / Ago / 2016