Luiz Sérgio Person é homenageado no 5º Olhar de Cinema

por
Lu Belin

06 de Junho de 2016
Fonte da imagem: 5º Olhar de Cinema
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 4 min

No ano em que completaria 80 anos, 40 após sua morte, o cineasta Luiz Sérgio Person será homenageado durante o 5º Olhar de Cinema, o Festival Internacional de Cinema de Curitiba. 

Eclético, Person filmou grandes clássicos do cinema nacional como “São Paulo S/A” e “O Caso dos Irmãos Naves”, mas se destacou mesmo pela variedade que imprimiu em sua obra. Uma das características de suas produções é que, apesar de serem alheias a movimentos bem determinados, aproveitam-se do que o cinema oferece, seja do neorrealismo italiano à pornochanchada ou do cinema de gênero ao biográfico.

Todo esse ecletismo pode ser percebido na seleção da mostra Olhar Retrospectivo que conta ainda com os filmes “Trilogia do Terror”, assinado por Person junto com Ozualdo Candeias e José Mojica Marins (o Zé do Caixão), “Panca de Valente” e “Cassy Jones - O Magnífico Sedutor”. Além dos curtas “L’ottimista sorridente” e “Al ladro”, realizados enquanto Person cursava direção no Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma.

São Paulo S/A

Além das exibições, o Olhar de Cinema traz a Curitiba a viúva e as filha do diretor, Regina Jeha, Marina e Domingas Person que conversarão com o público sobre a obra e o cineasta. A data e o local da conversa ainda serão definidos pela organização.

Veja mais sobre os filmes de Person:

São Paulo S/A (1965)

Direção: Luiz Sérgio Person

Com Walmor Chagas, Eva Wilma, Darlene Glória, Ana Esmeralda, Otello Zeloni, Etty Fraser, Sérgio Hingst

No final dos anos 50, com a instalação de indústrias automobilísticas no Brasil, Carlos começa a trabalhar em uma grande empresa. Pouco tempo depois, aceita um cargo em uma fábrica de auto-peças e logo vira gerente. Logo ele se vê como um chefe de família que trabalha muito, ganha muito, mas está insatisfeito.

O Caso dos Irmãos Naves (1967)

Direção: Luiz Sérgio Person

Com: Juca de Oliveira, Raul Cortez, Anselmo Duarte, Sérgio Hingst, John Herbert, Lélia Abramo, Cacilda Laniza, Julia Miranda, Hiltrud Holz

O filme conta a história verídica dos irmãos Joaquim e Sebastião Naves, de Araguari, que foram injustamente acusados de um crime na época do Estado Novo. Depois de presos e torturado, foram obrigados a confessar um crime que não cometeram.

Trilogia do Terror (1968)

Direção: Ozualdo Candeias, Luiz Sérgio Person, José Mojica Marins

Com: Lucy Rangel, Regina Célia, Durvalino de Souza, Lima Duarte, Cassilda Lanuza, Waldir Guedes, Carlos Alberto Romano, Mário Lima, Vany Miller, Nelson Gasparini

Os três diretores contam três história de terror adaptadas da série televisiva Além, Muito Além do Além. Person assina o segmento Procissão dos Mortos, onde um um homem simples é o único na sua cidade com coragem para enfrentar os guerrilheiros fantasmas que aparecem durante a madrugada.

Panca de Valente (1968)

Direção: Luiz Sérgio Person

Com Átila Iório, Marlene França, Jofre Soares, Tony Vieira, Bibi Vogel, Cacilda Lanuza

Depois que o delegado de Espalha Brasa é assassinado, os bandidos exigem que o atrapalhado Jerônimo fique em seu lugar.

Cassy Jones, o Magnífico Sedutor (1972)

Direção: Luiz Sérgio Person

Com Paulo José, Sandra Bréa, Sônia Clara, Glauce Rocha, Hugo Bidet, Grande Otelo, Carlos Imperial, Gracinda Freire, Suzana Gonçalves, Henriqueta Brieba, Ilva Niño, Tatiana Leskova

Neste último filme realizado por Person, Cassy Jones é um mulherengo que começa a se sentir incomodado pelo assédio feminino.

Ingressos à venda nos locais de exibição do filme. 

R$ 8,00 (inteira) | R$ 4,00 (meia entrada)

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.