“Mar Aberto” é o vencedor do Curitiba_Lab no 5º Olhar de Cinema

por
Lu Belin

14 de Junho de 2016
Fonte da imagem: Olhar de Cinema
Tema 🌞 🌚
Tempo 🕐 2 min

O projeto “Mar Aberto”,  da baiana Amaranta César, foi o grande vencedor do prêmio de Melhor Projeto do Curitiba_Lab, umas das atrações desta quinta edição do Festival Olhar de Cinema. Realizada pela segunda vez desde a estreia do evento, a mostra é um espaço para desenvolvimento de projetos cinematográficos independentes.

Neste ano, foram selecionados seis projetos cujos produtores e/ou diretores passaram, ao longo de 5 dias, por acompanhamento e orientação dos profissionais de cinema  Aly Muritiba, Leonardo Levis e Luis Carlos Oliveira Jr. que se debruçaram sobre os projetos a fim de apontar suas forças e fraquezas e orientar os produtores de modo a torna-los mais atraentes e viáveis. Ao final dos cinco dias de imersão, os envolvidos apresentaram seus projetos, concorrendo ao prêmio de Melhor Projeto do Curitiba_Lab.

Neste ano o Curitiba_Lab recebeu projetos de diferentes temas e regiões do Brasil.  A banca julgadora foi composta pela roteirista e cineasta Ana Johann, Andrea Stavenhagen, delegada da América Latina para o Festival de San Sebastian e Daniel Queiroz, programador do Cine 104 e curador do festival Semana dos Realizadores.

O longa vencedor desta edição, "Mar Aberto", se passa entre Brasil, Portugal, Benim e o Oceano Atlânticoe segue paralelamente os destinos de Fabiana e Joaquim, mãe e filho que se dispersam pelo mundo. Eles se separam depois que Joaquim embarca, de modo acidental, em um navio cargueiro que segue viagem da Bahia para a África. Para a mulher e a criança, os desafios dessa travessia serão irreversíveis.

Lu Belin

Eu queria ser a Julianne Moore.