Stan Lee - Café com Filme

Crítica do filme Vingadores: Ultimato | Um espetacular e glorioso fim

Finalmente o aguardado “Vingadores: Ultimato” chegou às telonas, continuação direta de “Guerra Infinita” e o ápice do popular gênero “filmes baseados em quadrinhos”. As expectativas eram altíssimas, exatamente tudo que um fã dos filmes da Marvel poderia sonhar foi entregue.

São três horas de pura adrenalina bombando no coração sem deixar de lado a solução dos mistérios deixados em aberto, as consequências de tudo que já aconteceu, diversas referências às histórias em quadrinhos e a conclusão dos arcos dos heróis mais queridos da atualidade. O único spoiler necessário é: prepare-se para uma montanha russa de emoções.

Difícil falar que um filme é perfeito, principalmente porque é impossível agradar uma legião de bilhões de fãs, então com certeza "Ultimato" não é livre de defeitos. Porém, essas falhas estão sobre camadas de personagens carismáticos e efeitos visuais grandiosos que viabilizam transcender esses pequenos detalhes em um filme titanicamente épico e imensamente satisfatório.

Como lidar com a perda?

“Ultimato” prometia ser a complexa conclusão histórica da última década em que investimos emocionalmente em super-heróis e entrega exatamente o que prometeu. O filme começa relembrando as consequências do estalo que Thanos deu usando a Manopla do Infinito, em uma sequência que poderia ser apenas mais uma “cena pós-crédito”, mas que dá o tom exato para o longa: mostrar como cada personagem lidou com as perdas e como seguir em frente depois de algo tão avassalador. Metade do universo se foi e cabe aos Vingadores resolver o problema.

Diversas teorias foram formuladas pelos fãs, expectativas altas, trailers que mostram apenas os 20 minutos iniciais, e novamente os irmãos Russo conseguiram provar que nada é tão óbvio quanto parece. O cuidado com a narrativa é uma forma de agradecer aos fãs que passaram os últimos 11 anos acompanhando essa história, além de aproveitar para inserir momentos icônicos dos quadrinhos da forma mais inusitada possível. É extremamente emocionante e as lágrimas vão se mostrar diversas vezes, tanto de alegria quanto de tristeza.

vingadoresultimato2 827ec

Assim como “Guerra Infinita” e “Guerra Civil”, “Ultimato” é dirigido por Joe e Anthony Russo, com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely. A trama é bastante intrincada, tornando-se ainda mais complexa ao decorrer do filme. Raros são os momentos em que é óbvio como a situação será resolvida ou se ao menos será resolvida. A sensação de que tudo pode acabar dando errado é constante, suspendendo a crença de que o filme está ali para concluir com um final feliz, pois talvez nem seja tão feliz assim. Porém, é extremamente impressionante e satisfatório.

Embora o filme inclua muitos personagens “menos relevantes” da Marvel, como Rocket, Homem-Formiga, Máquina de Combate… “Ultimato” foca muito nos Vingadores originais. Além da batalha final contra Thanos, temos Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Thor, Hulk e Gavião Arqueiro em arcos de história pessoais com ricas narrativas, adicionando ainda mais emoção e sentimentalismo para um filme que já seria robusto o suficiente sem isso.

No decorrer do filme, cada um desses personagens passa por uma jornada transformadora, nem todos para melhor. Alguns lidaram bem com os problemas, outros se voltaram para os lados mais sombrios do ser humano, mas após mais de uma década acompanhando esses heróis, é muito gratificante e emocionante ver tudo isso acontecer. Infelizmente não poderei tratar com mais profundidade desse assunto para evitar spoilers, mas basta dizer que vale muito a pena.

vingadoresultimato4 d4c54

Grande parte desse sucesso deve-se aos atores que encarnaram totalmente seus papéis, e em “Ultimato” eles entregaram a melhor performance de todas. Robert Downey Jr., Chris Evans, Scarlett Johansson, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth e Jeremy Renner brilham sem esforço. Vale mencionar também Karen Gillan como Nebulosa, Josh Brolin como Thanos e Paul Rudd como Homem-Formiga, que dão um show a parte. É de se esperar que nem todos os personagens tenham o tempo de tela merecido, mas basta lembrar que a Marvel tem planos para mais séries e filmes com os personagens que aparecem pouco, então nada aqui é feito sem propósito.

Custe o que custar

Se a ambiciosa narrativa de “Ultimato” é o que torna o filme tão impactante, é também responsável por alguns tropeços. Há momentos em que a trama se resolve de forma muito conveniente ou com poucas explicações em comparação com o resto da história, mas tudo é facilmente relevado. “Ultimato” é claramente focado nos fãs, todas as referências e lembranças dos filmes estão ali pelo simples propósito de recompensar quem adora esse tipo de filme. É fácil elencar os momentos mais emocionantes, as aparições de personagens tão queridos e momentos tão marcantes, mas será muito melhor ver do que apenas saber.

Nada disso seria possível sem a maestria técnica que o longa possui. Foi necessário um malabarismo para contar cinco ou seis histórias simultaneamente sem deixar todo mundo confuso, os irmãos Russo juntamente com os editores precisaram porcionar cada momento para sempre ficar aquele sentimento de tensão no final de cada sequência, para culminar num climax de tirar o fôlego e arrancar lágrimas até mesmo dos espectadores mais frios e calculistas.

vingadoresultimato1 966ce

A música de Alan Silvestri é parte do espetáculo, não apenas ampliado o caleidoscópio emocional do público, mas prestando respeitável homenagem a todos os outros compositores dos filmes do Universo Marvel. Os efeitos visuais, de transformações físicas até recriações digitais, são incríveis e servem para enaltecer ainda mais a narrativa e a experiência de Ultimato como um todo.

Avante Vingadores!

Após 11 anos e 21 filmes, “Vingadores: Ultimato” é muito mais que apenas um filme. É uma experiência pessoal. Funciona como um filme individual, mas com certeza é o ápice de uma construção cinematográfica colossal, a peça final de um quebra cabeça gigantesco em que todos nós colocamos uma peça.

A tradicional cena pós-crédito não foi incluída, marcando assim um futuro misterioso (se desconsiderarmos o calendário de produções da Marvel), mas pela constante evolução das histórias, as dicas deixadas no filme e o inevitável sentimento de "quero mais", podemos esperar produções diversificadas e cada vez melhores.

Desnecessário dizer que assistir um filme desse porte no cinema é mais do que aconselhável, é praticamente obrigatório. Esse é o final da Fase 3 da Marvel  (ou talvez seja “Homem-Aranha Longe de Casa?”), que agora possui o direito dos personagens da Fox, então patamares ainda maiores nos esperam no futuro desse incrível universo, e estaremos lá!

Critica do filme Atentado ao Hotel Taj Mahal | O exército dos justos

Em 26 de novembro de 2008, dez mujahidin do Lashkar-e-Taiba executaram 12 atentados em Bombaim, conhecida como capital financeira e maior cidade da Índia. O “11 de setembro” indiano, deixou mais de 190 mortos e cerca de 327 feridos. Dentre os locais dos ataques oito ocorreram no sul da cidade, sendo os mais relevantes o da estação ferroviária de Chhatrapati Shivaji Terminus (CST); o Leopold Café, um restaurante popular com turistas em Colaba; e dois hotéis cinco-estrelas, o Oberoi Trident, em Nariman Point, e o Taj Mahal Palace & Tower, próximo ao Portal da Índia. Um dos hotéis mais luxuosos do mundo, o Taj Mahal Palace ficou sob o domínio do medo por cerca de três dias.

A história é dramática, é assustadora, é real. Sem entrar em uma grande discussão ética sobre o valor de obras ficcionais que abordam temas tão sensíveis como ataques terroristas é fácil entender a origem da força narrativa por trás de Atentado ao Hotel Taj Mahal. Insensível ou não, a “hollywoodização” de tais eventos ajuda preservar a história, mantendo o relato vivo e aplacando eventuais revisionismos imbecis. 

Sob o comando de Anthony Maras, em uma estreia surpreendente atrás das câmeras, o filme acompanha os eventos de uma maneira intensa e íntima, que faz com que cada tiro atravesse a tela e atinja o espectador diretamente. Dev Patel, Nazanin Boniadi, Jason Isaacs e Armie Hammer encabeçam um elenco forte que transpira toda a tensão e o medo do fatídico 26 de novembro.

Atentado ao Hotel Taj Mahal é um filme forte. Intenso na sua dramaticidade e na cinematografia, a obra de Maras — que também assina o roteiro ao lado de John Collee — é um dos melhores títulos desse subgenero de thriller hisstórico, assim como Munique e Voo United 93, caminhando sem grandes dificuldade sobre a fina linha ética do respeito às vítimas.

Vá e faça jihad!

O roteiro de John Collee e Anthony Maras enfatiza os personagens em vez das ações. Assim, por mais imponente que seja a construção das cenas — e Maras realmente faz um trabalho soberbo com a câmera — o foco está sempre na humanidade. Por sinal, o roteiro faz questão de revelar algumas nuances dos terroristas, sem nunca permitir a total empatia por parte do público. O diretor nos apresenta aos monstros, mas deixa claro que esses são apenas emissários do mal. Servos descartáveis que são doutrinados e enviados para servir em uma guerra cínica.

Arjun (Dev Patel em ótima forma) é um garçom no Taj Mahal Palace Hotel — “onde o hóspede é Deus”, sob o comando do chefe de cozinha Hemant Oberoi (o lendário Anupam Kher de Doentes de Amor). Os convidados do dia incluem a herdeira muçulmana iraniana-britânica Zahra (Nazanin Boniadi, maravilhosa em todas as cenas) e seu marido americano, David (Armie Hammer, que agrade sem fazer muito esforço), com seu filho recém-nascido Cameron e sua babá Sally (Tilda Cobham-Hervey), bem como Vasili (Jason Isaacs no piloto automático), um o ex-agente Spetznaz (as forças especiais soviéticas).

atentado02 d68f8

No caos que se seguiu, Arjun, David, Zahra e Vasili ficam presos no restaurante do hotel com vários outros convidados, enquanto Sally, alheia a todo o alvoroço, permanece com Cameron em seu quarto de hotel. O filme empilha tensão cena em cima de cena, sem deixar espaço para alívios cômicos ou momentos de enternecimento.

A história básica é complementada por essas tramas secundárias, dando muito mais corpo ao filme, mesmo que apostando em narrativas clichê. A família separada, o altruísmo do herói, as armadilhas do egoismo e, especialmente, o “perfilamento racial” (racial profiling) — a perigosa mistura de generalizações e estereótipos que eclipsam qualquer observação objetiva.

Com muita habilidade, Maras e Collee navegam por essas subtramas entregando um filme coeso e surpreendentemente ágil. Méritos também da direção de Maras que confere fluidez ao movimento da câmera conforme atravessamos os corredores labirínticos do Taj Mahal Palace Hotel. Misturando cinema de ação com uma cinematografia documental, Nick Remy Matthews, Maras e Peter McNulty transformam o majestoso cenário do Taj Mahal em uma armadilha claustrofóbica.

atentado01 0aebd

Não há vergonha em sair

Atentado ao Hotel Taj Mahal é um ótimo thriller histórico. Com muita ação e drama, o filme de Anthony Maras apresenta um momento triste da histórica contemporânea. Sem entrar nas motivações por trás da guerra, o filme — acertadamente — foca mais no meio (os atentados terroristas) do que na mensagem (a ideologia de certos grupos radicais islâmicos).

Atentado ao Hotel Taj Mahal é um ótimo filme, mas que pouco acrescenta ao diálogo dos motivos por trás dos eventos retratados

O elenco excepcional, liderado por Dev Patel e Nazanin Boniadi, oferece dramaticidade na medida certa, sem cair no dramalhão. A violência é uma presença constante, bem como o seu reflexo nos personagens. A tensão e o cansaço é visível e cresce conforme o filme se desenrola, passando uma ideia real da passagem do tempo.

Apesar de abrir as portas para um diálogo muito maior sobre as motivações dos ataques, Atentado ao Hotel Taj Mahal se preocupa apenas em mostrar as peças e o tabuleiro, omitindo-se da difícil tarefa de definir quem são os jogadores.

Crítica do filme Capitã Marvel | Não tenho que te provar nada

Essa crítica não possui spoilers, leia sem medo!

Desnecessário dizer que “Capitã Marvel” chega com uma força notável ao já consagrado Universo Marvel. Esse é o primeiro filme solo protagonizado por uma personagem feminina,  simplesmente a heroína mais poderosa até o momento, superando até mesmo Thor, além de ser a conexão mais próxima com o aguardado “Vingadores: Ultimato”. Todo esse peso gerou enormes expectativas e criou polêmicas com boicotes anunciados por fãs descontentes com a protagonista, mas é seguro dizer que todos os nerds chatos e preconceituosos já não são relevantes.

Está mais do que claro que os estúdios Marvel estão se distanciando do sólido passado das histórias em quadrinhos para criar algo novo. Os quadrinhos sempre serão a fonte de inspiração e os personagens tem alguns parâmetros que precisam ser respeitados, mas no geral tudo que se tem como certo pode ser mudado em prol dos filmes. Para o estúdio o foco é gerar uma quantia absurda de dinheiro, enquanto para o fãs é se divertir enquanto vê heróis fazendo o que eles sabem: entreter o público.

A direção fica por conta de Ryan Fleck e Anna Boden, que também assinam o roteiro juntamente com Geneva Robertson-Dworet. A trama se passa antes de todos os filmes, exceto por “Capitão América: O Primeiro Vingador” e tem o injusto papel de preencher as lacunas deixadas pelos filmes anteriores. Em que situação Nick Fury (Samuel L. Jackson) perdeu seu olho e como Carol Danvers, a Capitã Marvel (Brie Larson), chegará até os dias atuais para enfrentar Thanos são alguns dos detalhes que o filme se propôs a elucidar, mas isso é apenas a superfície de um universo que está constantemente em expansão.

Mais Alto, Mais Longe, Mais Rápido

Em 1995, no planeta Hala, Vers (Carol DanVERS) é membro da Starforce e sofre com recorrentes pesadelos envolvendo uma mulher mais velha. Yon-Rogg (Jude Law), mentor e comandante de Vers, treina ela para controlar suas habilidades enquanto a Suprema Inteligência (Annette Bening), uma inteligência artificial e governante dos Kree, insiste que ela mantenha suas emoções sobre controle.

capitamarvel1 823c6

Em meio à guerra entre os Kree e os Skrulls, uma raça de alienígenas capaz de assumir a forma de qualquer pessoa, Vers acaba caindo na Terra. Na década de 90, a SHIELD ainda estava tentando entender seu papel, Nick Fury ainda tinha os dois olhos e videolocadoras estavam na moda. As diversas referências ao mundo pop desse período não passam despercebidas, incluindo as excelentes músicas que essa década proporcionou.

A estrutura apresentada não é totalmente nova, mas é uma história de origem interessante mesmo assim. Em Hala, Carol tem vagas memórias de sua vida antes de entrar para Starforce, e essa memórias são apresentadas de forma vaga e aleatória. Apenas na metade do filme é revelada a razão dela ter adquirido seus poderes, e aí que a coisa fica realmente envolvente.

Nem tudo que brilha são rajadas fotônicas

É difícil avaliar um longa da Marvel apenas como um filme, e não um “filme de super-heróis baseado em quadrinhos incríveis”, já que esse tipo de produto está tão consolidado que fica difícil enxergá-lo individualmente. Enfim, o problema de “Capitã Marvel” é exatamente a protagonista. Brie Larson é uma atriz excelente, particularmente considero ela bastante expressiva e qualquer um que diga o contrário não prestou atenção na atuação dela.

Porém, Carol Danvers é uma personagem absurdamente sem graça, algo que normalmente é contornado quando a história é adaptada para o cinema, mas “Capitã Marvel” elevou essa dificuldade porque sua fonte original depende mais do conjunto de fatores ao seu redor do que a personagem em si, algo praticamente impossível de ser introduzido em um filme solo.

capitamarvel3 bcd0c

Adicionado a isso temos o problema dela ser parcialmente amnésica, então nem ela sabe direito quem é. Contudo, ela é uma excelente personagem quando está interagindo com outros, e nesse ponto essa versão do MCU tem um potencial infinito a ser explorado, em especial no aguardado “Vingadores: Ultimato”.

Outra dificuldade é o roteiro, com vários diálogos forçados. Porém, os personagens secundários são excelentes nesse sentido, destaque especial para Maria Rambeau (Lashanna Lynch) que eleva as ideias e subtextos do filme para o patamar que merece. Nick Fury está irreconhecível e grande parte da diversão é por conta da interação entre ele e Danvers, e principalmente o gato Goose, que rouba a cena sempre que aparece. Essa inversão na personalidade do sisudo diretor da SHIELD é a prova de que não importa o quanto os fãs acreditem que sabem tudo, a Marvel está aqui para surpreender e divertir. Vale ainda mencionar o cativante Talos (Ben Mendelsohn), um Skrull que vai muito além das aparências.

capitamarvel2 6d2e1

Por sinal a presença de Skrulls no longa é um dos aspectos mais aguardados de Capitã Marvel, dando espaço a diversas teorias de fãs, algumas envolvendo até os X-Men, e alimentando boa parte da ansiedade acerca deste projeto. A abordagem sem dúvida irá surpreender os fãs, mas qualquer informação a mais pode estragar a surpresa para quem não viu ainda.

Os efeitos especiais e cenas de ação, obrigatórios para um filme desse porte deixam um pouco a desejar, talvez pelo fato dos diretores Fleck e Boden estarem acostumados com filmes menores. As lutas são sempre em planos fechados, com muitos cortes e os dublês tiveram todo o trabalho nesses casos. As lutas aéreas, onde todo o potencial de poder da Capitã poderia ser explorado, são constituídas por efeitos fracos, destoando da qualidade que vinha sendo apresentada até então. Nada que estrague o filme, mas os fãs mais detalhistas com certeza vão se incomodar.

Lute como uma garota

capitamarvel4 47e68

Por mais que seja repleto de falhas, nada pode tirar a relevância de Capitã Marvel. É um filme que quebra paradigmas e mostra que veio para ficar, sem precisar se justificar. Carol Danvers não precisa de um par romântico apenas porque é mulher, ela tem uma amiga que a ama incondicionalmente. Ambas se amparam mutuamente, cada vez que alguém disse que não podiam seguir a carreira militar, já que não era coisa para mulheres, ou todas as vezes que falharam nas provas físicas, elas se ergueram e mostraram que podiam sim.

Quando Yon-Rogg pede para que o enfrente sem utilizar seus poderes, para provar que ela é melhor e tem valor, Danvers diz: Eu  Essa cena por si só já serve para rebater qualquer ódio gratuito daqueles que tentam rebaixar essa obra. Capitã Marvel toca diversos assuntos de relevância social, alguns timidamente, mas que ainda estão presentes.

Não bastasse isso, os trailers sublinham a frase "tudo começa com uma heroína", e de fato temos uma ótima representação do que significa ser herói. Não basta ter superpoderes ou buscar vingança em uma guerra, mas servir de exemplo, ser um farol de esperança e acima de tudo, lutar pelo que é certo mesmo que isso signifique abdicar de seus interesses pessoais. Capitã Marvel é um bom filme, a sensação que fica é de que foi pouco para tudo que ela poderia ser, mas a parte boa é que esse é apenas o começo e logo teremos muito mais.

Oscar 2019 | Veja quem foram os grandes vencedores desta edição!

A 91ª edição do Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas teve sua cerimônia neste domingo (25), em uma noite da qual saíram improváveis vitoriosos. Mais marcado do que nunca pela presença de blockbusters, o evento teve como grandes protagonistas "Bohemian Rhapsody" e "Pantera Negra", que levaram quatro e três estatuetas, respectivamente.

Derrubando favoritos que eram dados como certos, como Christian Bale, para Melhor Ator, e Glen Close, como Melhor Atriz, a cerimônia trouxe algumas surpresas em determinadas categorias, mas não tanto em outras - é o caso de "Roma" levando o prêmio de Melhor Fotografia, por exemplo. O filme de Afonso Cuarón deu ainda o título de Melhor Direção ao mesmo e levou Melhor Filme Estrangeiro.

Mas foi "Green Book" o grande vencedor da noite, como Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, além do Ator Coadjuvante, que ficou com Mahershala Ali. Veja a seguir quais foram estes e os demais vencedores do Oscar 2019!

Melhor Filme

Vencedor Melhor Filme - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Green Book - Produzido por  Jim Burke, Charles B. Wessler, Brian Hayes Currie, Peter Farrelly e Nick Vallelonga

greenbook be500

Indicados Melhor Filme - Oscar 2019:

  • Pantera Negra - Produzido por Kevin Feige
  • Infiltrado na Klan - Produzido por Spike Lee, Sean McKittrick, Jason Blum, Raymond Mansfield e Jordan Peele
  • Bohemian Rhapsody - Produzido por  Graham King
  • A Favorita - Produzido por  Ceci Dempsey, Ed Guiney, Lee Magiday e Yorgos Lanthimos
  • Roma - Produzido por  Alfonso Cuarón e Gabriela Rodriguez
  • Nasce Uma Estrela - Produzido por Bill Gerber, Bradley Cooper e Lynette Howell Taylor
  • Vice - Produzido por Dede Gardner, Jeremy Kleiner, Adam McKay e Kevin J. Messick

Melhor Direção

Vencedor Melhor Direção - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Alfonso Cuáron (Roma)

roma3 4c26c

Indicados Melhor Direção - Oscar 2019:

  • Spike Lee (Infiltrado na Klan)
  • Pawel Pawlikowski (Guerra Fria)
  • Yorgos Lanthimos (A Favorita)
  • Adam McKay (Vice)

Melhor Atriz

Vencedora Melhor Atriz - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Olivia Colman (A Favorita)

oliviacolmanoscar 23f22

Indicadas Melhor Atriz - Oscar 2019:

  • Yalitza Aparicio (Roma)
  • Glenn Close (A Esposa)
  • Lady Gaga (Nasce Uma Estrela)
  • Melissa McCarthy (Poderia me Perdoar?)

Melhor Ator

Vencedor Melhor Ator - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Rami Malek (Bohemian Rhapsody)

ramimalekbohemianrhapsody 3e1a3

Indicados Melhor Ator - Oscar 2019:

  • Christian Bale (Vice)
  • Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela)
  • Willem Dafoe (No Portal da Eternidade)
  • Viggo Mortensen (Green Book)

Melhor Ator Coadjuvante

Vencedor Melhor Ator Coadjuvante - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Mahershala Ali (Green Book)

mahersha

Indicados Melhor Ator Coadjuvante - Oscar 2019:

  • Adam Driver (Infiltrado na Klan)
  • Sam Elliot (Nasce uma Estrela)
  • Richard E. Grant (Poderia me Perdoar?)
  • Sam Rockwell (Vice)

Melhor Atriz Coadjuvante

Vencedora Melhor Atriz Coadjuvante - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Regina King (Se a Rua Beale Falasse)

reginaking 87f4e

Indicadas Melhor Atriz Coadjuvante - Oscar 2019:

  • Amy Adams (Vice)
  • Marina de Tavira (Roma)
  • Emma Stone (A Favorita)
  • Rachel Weisz (A Favorita)

Melhor Roteiro Original

Vencedor Melhor Roteiro Original - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Green Book (Peter Farrelly, Nick Vallelonga e Brian Currie)

roteirooriginal c8234

Indicados Melhor Roteiro Original - Oscar 2019:

  • A Favorita (Deborah Davis e Tony McNamara)
  • No Coração da Escuridão (Paul Schrader)
  • Roma (Alfonso Cuarón)
  • Vice (Adam McKay)

Melhor Roteiro Adaptado

Vencedor Melhor Roteiro Adaptado - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Infiltrado na Klan - Escrito por Spike Lee, David Rabinowitz, Charlie Wachtel e Kevin Willmott

infiltradosnaklan 6822e

Indicados Melhor Roteiro Adaptado - Oscar 2019:

  • A Balada de Buster Scruggs - Escrito por Joel Coen e Ethan Coen
  • Poderia me Perdoar? - Escrito por Nicole Holofcener e Jeff Whitty
  • Se a Rua Beale Falasse - Escrito por Barry Jenkins
  • Nasce Uma Estrela - Escrito por Bradley Cooper, Will Fetters e Eric Roth

Melhor Animação

Vencedor Melhor Animação - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Homem-Aranha no Aranhaverso (Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman, Phil Lord e Christopher Miller)

spider1

Indicados Melhor Animação - Oscar 2019:

  • Os Incríveis 2 (Brad Bird, John Walker e Nicole Paradis Grindle)
  • Ilha de Cachorros (Wes Anderson, Scott Rudin, Steven Rales e Jeremy Dawson)
  • Mirai (Mamoru Hosoda e Yūichirō Saitō)
  • WiFi Ralph - Quebrando a Internet (Rich Moore, Phil Johnston e Clark Spencer)

Melhor Documentário Curta-Metragem

Vencedor Melhor Documentário Curta-Metragem - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Period. End of Sentence

period a6879

Indicados Melhor Documentário Curta-Metragem - Oscar 2019:

  • Black Sheep
  • End Game
  • Lifeboat
  • A Night at the Garden

Melhor Documentário em Longa-Metragem

Vencedor Melhor Documentário Longa-Metragem - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Free Solo

freesolo 6bbd3

Indicados Melhor Documentário Longa-Metragem - Oscar 2019:

  • Hale County this Morning , This Evening
  • Minding the Gap
  • RBG
  • Of Fathers and Sons

Melhor Filme Estrangeiro

Vencedor Melhor Filme Estrangeiro - Oscar 2019:

m cafe 5407e Roma - Alfonso Cuarón (México)

roma2 8745e

Indicados Melhor Filme Estrangeiro - Oscar 2019:

  • Cafarnaum - Nadine Labaki (Líbano)
  • Guerra Fria - Paweł Pawlikowski (Polônia)
  • Nunca Deixe de Lembrar - Florian Henckel von Donnersmarck (Alemanha)
  • Assunto de Família - Hirokazu Kore-eda (Japão)

Melhor Curta-Metragem

Vencedor Melhor Curta-Metragem - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Skin

skin 3a390

Indicados Melhor Curta-Metragem - Oscar 2019:

  • Detainment
  • Fauve
  • Marguerite
  • Mother

Melhor Curta em Animação

Vencedor Melhor Curta em Animação - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Bao

https://66.media.tumblr.com/03118f48aa5fdeaf3a1b539282a29e69/tumblr_palk3eD96u1tdh1jbo1_500.gif

Indicados Melhor Curta em Animação - Oscar 2019:

  • Animal Behaviour
  • Late Afternoon
  • One Small Step
  • Weekends

Melhor Canção Original

Vencedor Melhor Canção Original - Oscar 2019:

m cafe 5407e  "Shallow" (Nasce uma Estrela) - Música e Letra de Lady Gaga, Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt

Indicados Melhor Canção Original - Oscar 2019:

  • "All The Stars" (Pantera Negra) - Música de Mark Spears, Kendrick Lamar Duckworth e Anthony Tiffith; Letra de Kendrick Lamar Duckworth, Anthony Tiffith e Solána Rowe
  • "I'll Fight" (RBG) - Música e Letra de Diane Warren
  • "The Place Where Lost Things Go" (O Retorno de Mary Poppins) - Música e Letra de Marc Shaiman e Scott Wittman
  • "When A Cowboy Trades His Spurs For Wings" (A Balada de Buster Scruggs) - Música e Letra de David Rawlings e Gillian Welch

Melhor Fotografia

Vencedor Melhor Fotografia - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Roma (Alfonso Cuarón)

Roma 23950

Indicados Melhor Fotografia - Oscar 2019:

  • Guerra Fria (Łukasz Żal)
  • Nasce Uma Estrela (Matthew Libatique)
  • A Favorita (Robbie Ryan)
  • Nunca Deixe de Lembrar (Caleh Deschanel)

Melhor Figurino

Vencedor Melhor Figurino - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Pantera Negra (Ruth E. Carter)

panteranegra dddfe

Indicados Melhor Figurino - Oscar 2019:

  • A Balada de Buster Scruggs (Mary Zophres)
  • A Favorita (Sandy Powell)
  • O Retorno de Mary Poppins (Sandy Powell)
  • Duas Rainhas (Alexandra Byrne)

Melhor Maquiagem e Cabelo

Vencedor Melhor Maquiagem e Cabelo - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Vice

vicefilme 06527

Indicados Melhor Maquiagem e Cabelo - Oscar 2019:

  • Border
  • Duas Rainhas

Melhor Mixagem de Som

Vencedor Melhor Mixagem de Som - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Bohemian Rhapsody (Paul Massey, Tim Cavagin e John Casali)

bohemianrhapsody b34b3

Indicados Melhor Mixagem de Som - Oscar 2019:

  • Pantera Negra (Steve Boeddeker, Brandon Proctor e Peter Devlin)
  • O Primeiro Homem (Jon Taylor, Frank A. Montaño, Ai-Ling Lee e Mary H. Ellis)
  • Roma (Skip Lievsay, Craig Henighan e José Antonio García)
  • Nasce Uma Estrela (Tom Ozanich, Dean Zupancic, Jason Ruder e Steve Morrow)

Melhor Edição de Som

Vencedor Melhor Edição de Som - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Bohemian Rhapsody (Nina Hartstone e John Warhust)

bohemianrhapsody2 88091

Indicados Melhor Edição de Som - Oscar 2019:

  • Pantera Negra (Benjamin A. Burtt e Steve Boeddeker)
  • O Primeiro Homem (Mildred Iatrou Morgan e Ai-Ling Lee)
  • Um Lugar Silencioso (Erik Aadahl e Ethan Van der Ryn)
  • Roma (Sergio Díaz, Skip Lievsay)

Melhores Efeitos Visuais

Vencedor Melhores Efeitos Visuais - Oscar 2019:

m cafe 5407e  O Primeiro Homem (Paul Lambert, Ian Hunter, Tristan Myles e J. D. Schwalm)

primeirohomem1

Indicados Melhores Efeitos Visuais - Oscar 2019:

  • Vingadores: Guerra Infinita (Dan DeLeeuw, Kelly Port, Russell Earl e Dan Sudick)
  • Christopher Robin (Christopher Lawrence, Michael Eames, Theo Jones e Chris Corbould)
  • Jogador Nº 1 (Roger Guyett, Grady Cofer, Matthew E. Butler e Dave Shirk)
  • Han Solo - Uma História Star Wars (Rob Bredow, Patrick Tubach, Neil Scanlan e Dominic Tuohy)

Melhor Design de Produção

Vencedor Melhor Design de Produção - Oscar 2019:

m cafe 5407e Pantera Negra (Hannah Beachler e Jay Hart)

panteranegra2 54fbb

Indicados Melhor Design de Produção - Oscar 2019:

  • A Favorita (Fiona Crombie e Alice Felton)
  • O Primeiro Homem (Nathan Crowley e Kathy Lucas)
  • O Retorno de Mary Poppins (John Myhre e Gordon Sim)
  • Roma (Eugenio Caballero e Bárbara Enríquez)

Melhor Montagem/Edição

Vencedor Melhor Montagem - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Bohemian Rhapsody (John Ottman)

bohemianrhapsody3 0b81e

Indicados Melhor Montagem - Oscar 2019:

  • Infiltrado na Klan (Barry Alexander Brown)
  • A Favorita (Yorgos Mavropsaridis)
  • Green Book (Patrick J. Don Vito)
  • Vice (Hank Corwin)

Melhor Trilha Sonora

Vencedor Melhor Trilha Sonora - Oscar 2019:

m cafe 5407e  Pantera Negra (Ludwig Göransson)

Indicados Melhor Trilha Sonora - Oscar 2019:

  • Infiltrado na Klan (Terence Blanchard)
  • Se a Rua Beale Falasse (Nicholas Britell)
  • Ilha de Cachorros (Alexandre Desplat)
  • O Retorno de Mary Poppins (Marc Shaiman)

m cafe 5407e

O que você achou dos resultados da 91ª edição do Oscars? Teve alguma surpresa ou acertou nas suas apostas? Conta pra gente nos comentários!

Frozen 2 | Novo trailer dublado e sinopse

Por que Elsa nasceu com poderes mágicos? A resposta está chamando-a e ameaçando seu reino. Com Anna, Kristoff, Olaf e Sven, ela partirá em uma jornada tão perigosa quanto notável. Em “Frozen”, Elsa temia que seus poderes fossem demais para o mundo. Em “Frozen 2”, ela deve torcer para que sejam o bastante.

BAFTA 2019 | Veja os vencedores do Oscar britânico

Roma, de Alfonso Cuarón, foi consagrado o melhor filme na 72.ª cerimônia do British Academy Film Awards (o BAFTA 2019), mas o grande vencedor da noite foi A Favorita. Com quatro estatuetas, o épico familiar mexicano de Cuarón levou quatro categorias (Melhor Diretor, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia e Melhor Filmes), enquanto a "dramédia" histórica de Yorgos Lanthimos saiu com sete prêmios, incluindo Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante.

Outros destaques da noite foram a entrega do prêmio de revelação para Letitia Wright (Pantera Negra), melhor ator para Rami Malek (Bohemian Rhapsody) e Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali (Green Book - O Guia). Como uma das ultimas grandes premiações antes do Oscar, o BAFTA é um bom termometro para o que deve acontecer na cerimônia hollywoodiana.

A 72.ª cerimônia do British Academy Film Awards aconteceu ontem, dia 10 de fevereiro, com apresentação de Joanna Lumley. Confira a lista completa de vencedores do BAFTA 2019:

Melhor Filme

m cafe 5407e Roma (Produtores Alfonso Cuarón, Gabriela Rodriguez)

Melhor Diretor

m cafe 5407e Alfonso Cuaron (Roma)

Melhor Atriz

m cafe 5407e Olivia Colman (A Favorita)

Melhor Ator

m cafe 5407e Rami Malek(Bohemian Rhapsody)

Melhor Atriz Coadjuvante

m cafe 5407e Rachel Weisz(A Favorita)

Melhor Ator Coadjuvante

m cafe 5407e Mahershala Ali(Green Book - O Guia)

Melhor Roteiro Original

m cafe 5407e Deborah Davis e Tony McNamara (A Favorita)

Melhor Roteiro Adaptado

m cafe 5407e Spike Lee, David Rabinowitz, Charlie Wachtel e Kevin Willmott (Infiltrado na Klan)

Melhor Filme Britânico

m cafe 5407e A Favorita (Produtores Yogos Lanthimos, Ceci Dempsey, Ed Guiney, Lee Magiday, Deborah Davis e Tony McNamara)

  • Beast (Produtores Michael Pearce, Kristian Brodie, Lauren Dark e Ivana MacKinnon)
  • Bohemian Rhapsody (Produtores Bryan Singer, Grahm King e Anthony McCarten)
  • McQueen (Produtores Ian Bonhôte, Peter Ettedgui, Andree Ryder e Nick Taussig)
  • Stan & Ollie (Produtores Jon S. Baird, Faye War e Jeff Pope)
  • Você Nunca Esteve Realmente Aqui (Produtores Lynne Ramsay, Rosa Attab, Psacal Caucheteux e James Wilson)

Melhor Estreia De Diretor, Roteirista ou Produtor Britânico

m cafe 5407e Beast (Diretor/Roteirista, Michael Pearce e Produtor Lauren Dark)

  • Apostasy 
  • A Cambodian Spring
  • Pili
  • Ray & Liz

Melhor Documentário

m cafe 5407e Free Solo

Melhor Filme de Língua Estrangeira

m cafe 5407e Roma (Alfonso Cuarón)

Melhor Animação

m cafe 5407e Homem-Aranha no Aranhaverso (Bob Persichetti, Peter RamseyRodney Rothman)

Melhor Fotografia

m cafe 5407e Roma

alfonsocuaron 8a422

Melhor Montagem

m cafe 5407e Vice

Melhor Figurino

m cafe 5407e A Favorita

Melhor Cabelo e Maquiagem

m cafe 5407e A Favorita

oliviacolmanafavorita 5aca2

Melhor Trilha Original

m cafe 5407e Nasce uma Estrela

Melhor Design de Produção

m cafe 5407e A Favorita

Melhores Efeitos Visuais

m cafe 5407e Pantera Negra

Melhor Som

m cafe 5407e Bohemian Rhapsody

Melhor Curta de Animação Britânico

m cafe 5407e Roughhouse

  • I'm Ok
  • Marfa

Melhor Curta-Metragem Britânico

m cafe 5407e 73 Cows

  • Bachelor
  • The Blue Door
  • The Field
  • Wale

Prêmio Estrela em Aascensão (voto popular)

m cafe 5407e Letitia Wright